O FUTURO ESCATOLÓGICO

Estou lendo os grandes teólogos do séc. XX que nos fala que a teologia do séc XX surgiu como resposta as questões de um mundo em guerra, de conflitos armados, da 1ª e 2ª guerras. Só a partir da metade do séc XX, quando acabou a 2 guerra em diante, portanto 1945 em diante, é que se pensou teologia, ou a nova teologia.

A teologia pode ser definida como a reflexão intelectual sobre o ato, conteúdo e implicações da fé cristã. Se a Teologia é o ato intelectual, a teoria: a filosofia bíblica, a Liturgia é o ato da religião. Liturgia define como fazer culto, o que pregar, quando pregar, o que cantar, quanto tempo deve ter um culto.

DUAS VERTENTES

Mas o que estudar? Mas o que pregar?

No meu estudo devocional, particular, eu e Deus, o que procuro? Quando leio a Bíblia, quando oro, o que procuro? O que deveria encontrar? As mesmas perguntas podem serem feitas a respeito da pregação. Algumas respostas são parecidas.

RESPOSTA 1

Não enxergamos mas precisamos de duas respostas: a primeira é a resposta imediata, a outra resposta é a resposta longínqua. A resposta imediata trata do hoje, das minhas necessidades atuais, da minha vivência atual, o hoje. Eu, como pessoa, como crente, como pai, mãe, filha, irmão, pessoa, tenho necessidades urgentes. E isso é independente do país, do governo atual, da situação econômica local e mundial. Por exemplo, hoje nós em São Paulo estamos vivendo uma pandemia, uma erosão, uma destruição econômica imensa, que nem sabemos quando vai acabar. O desemprego é grande, as perspectivas humanas são pequenas. Muito da nossa vida gira em torno da nossa situação financeira. Quem tem dinheiro tem fama, posses e poder. Quem não tem, nos parece que vive à margem dos que as tem. É como o filho do pobre que vai à praia e vê os filhos dos ricos comendo e bebendo e se divertindo chupando sorvete e ele não pode ter nem um sorvete. Está na mesma praia, mas em situação muito diversa, diferente.

O que orar então sobre a minha situação imediata? Simples, as minhas necessidades. Comida, bebida, roupa, moradia, alimentação.

RESPOSTA 2

O segundo foco a se estudar, meditar, pensar, é a resposta futura, firme, doutrinal, uma coluna, uma base. Para que eu tenha respostas concretas para a minha situação imediata, eu preciso saber para onde estou indo, onde estou sendo conduzido, espiritualmente e serei então levado à esse lugar no mundo.

Para saber onde posso chegar, preciso de Deus, para me direcionar. Preciso saber com quem vou casar, se vou casar? Preciso saber se esse emprego é de Deus e perceber quando as portas se fecham e preciso de outro? Sobre trabalho, numa situação instável como a que vivemos hoje, é bom trabalhar para um empregador, ter um salário mensal, tendo ou não trabalho a se fazer. Quem trabalha para si ganha mais, mas como ele é o responsável pela sua fortuna, ou falta dela, a culpa ou a vitória recai sobre ele. Quem trabalha particular, tendo menos trabalho, tem-se menos dinheiro.

A Teologia, a Doutrina, é muito importante, pois vai ditar os próximos passos. Pensar Teologia, pensar a Bíblia, pensar em Deus, meditar na Palavra, é ser direcionado por Deus. Não sabemos como vai ser o dia de amanhã, mas Deus sabe. Temos que andar no mover de Deus.

A NUVEM E A COLUNA DE FOGO

"Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.

A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia; nem a coluna de fogo, de noite."c (Êxodo 13.21-22)

Deus tirou o povo israelita do Egito, na direção de Moisés. Eles passaram pelo mar vermelho que se abriu e diante deles havia o deserto. Eles deveriam ir até o Monte Sinai para receber a Lei, os Dez Mandamentos e Deus instituir o Sacerdócio e o Tabernáculo. Com as pessoas que tinham, jovens, velhos e crianças, assim como objetos e animais, eles demorariam 40 dias para irem do mar vermelho até Israel, mas demoraram 40 anos. Deus já tem um caminho traçado para cada pessoa na Terra, basta a nós andarmos nessa linha, nesse plano, ou rejeitá-lo. O plano de Deus inclui uma vida em paz, prospera com muita gente ao nosso lado. O plano de Deus inclui casa própria, saúde, sermos cabeça e não cauda.

Eles deveriam ter acreditado na primeira, mas demoraram até cair a ficha. Daí o percurso de 40 dias virou 40 anos.

Ao entrarem no deserto, eles tinham a manifestação visível de Deus de duas formas. De dia viam uma nuvem que pairava constantemente sobre eles. Eles estavam no deserto, mas não estavam sofrendo o calor que outros povos ao seu redor estavam passando. Do alto das montanhas, os outros povos deveriam achar que o povo de Israel era feito de bruxos, mágicos, pois eles tinham uma nuvem própria.

De noite aquela nuvem se transformava numa coluna de fogo. Mas ela não ficava pairando em qualquer lugar, essa coluna de fogo ficava sempre exatamente acima do Tabernáculo. Lemos em Números que Deus dispôs as tribos ao redor do Tabernáculo. 3 ao norte, 3 ao sul, 3 ao leste e 3 ao oeste.

Quando a nuvem andava, o povo andava, quando a coluna andava o povo andava. O povo de Israel andava no mover de Deus.

Mas se é assim, por que o povo demorou 40 nos para chegar a Israel? Uma explicação é que eles pecaram, a outra explicação é que eles precisavam aprender a não pecar, e nesse caso o ensino era demorado e vinha com provas e situações adversas. Deus não estava punindo eles por causa do pecado, Deus estava tentando ensinar a não pecar. Aquela geração saída do Egito foi perdida, pois morreram quase todos. Teve que ser levantada uma outra geração, com outros ensinos, para entrar na Terra Prometida.

ANDANDO NO MOVER DE DEUS

Como saber qual é o mover de Deus? Essa é a questão. Pela oração, palavra e doutrina.

Quando oramos, recebemos insights, toques, revelações, influencia de Deus, respostas de como agir e o que fazer.

O mover pela palavra vem de diversas formas: pela palavra no culto, a pregação. Devemos prestar atenção à pregação. Pela profecia, que é a palavra inspirada por Deus. Toda profecia se cumpre? Toda que é de Deus se cumpre, ou na nossa geração ou no futuro. O mover vem pela leitura da Bíblia, devocional ou estudo. Lemos uma porção da Bíblia e compreendemos algo que devemos fazer. A compreensão do mover vem pelo estudo das doutrinas, da Teologia, de estudos sérios da Bíblia. O mover vem pelo Espírito Santo. Sentimos no Espírito um chamado a orar, a ler a Bíblia, a ir ao culto. Sentimos quando uma porta de emprego se abre, ou se fecha. Se é para ficar com aquela pessoa ou não. Se é para morar ali, ou não. O Espírito é quem nos move.

CAMINHANDO RUMO A ESCATOLOGIA

Escatologia significa o futuro que Deus quer dar a esse mundo. Deus tem uma escatologia. Devemos orar para compreender qual é a nossa escatologia, o nosso futuro em Deus. Deus tem um futuro que engloba a todo o mundo, todas as nações, todos os povos, todas as famílias. Devemos pregar e estudar a Bíblia, a Teologia, em dependência de Deus, em oração, no Espírito, para saber como Deus está se movendo.

Daniel estava estudando alguns livros antigos e percebeu que era a ora de Israel voltar do exílio, o tempo havia acabado de provação. Acabou a provação. Deus estava se movendo, mas como Deus estava se movendo? Daniel então orou para que entender o que Deus estava fazendo. Daniel orou uma oração de alinhamento.

Nós oramos muito pedindo as coisas, mas devemos orar para compreender o que Deus esta fazendo e sabendo, andar nesse rumo. Deus nos toca. Esta na hora de mudar de casa – vamos mudar. Esta na hora de nova igreja – vamos para nova igreja. Está na horado novo? Vamos para o novo.

ACABOU A PROVAÇÃO

Tiago cap 1 nos ensina para terMos grande alegria no Espírito, quando a provação passar. Toda provação tem data e hora para acabar. Não há prova que dure para sempre. Quando Daniel entendeu que era hora de voltar do exílio, compreendeu também que acabou a provação. Esse palavra, que você está lendo é uma profecia para aquele que crer: A prova chegou ao fim, o tempo passou, a prova acabou.

COMO RECEBER O NOVO TEMPO?

Daniel entendeu que era o fim do exílio, era chegada a hora de Israel voltar para casa. Mas compreender isso não significa ficar de braços cruzados, sem fazer nada, esperando Deus fazer. Quando Deus nos profetiza uma palavra assim, significa que é tempo de mais oração, de mais busca, para acontecer. Não é hora de cruzar os braços, mas hora de realizar. Quando Deus falar por exemplo: Vou te dar um novo emprego, a pessoa deve procurar esse novo emprego, mandar currículos, conversar com amigos. Como recebe o novo tempo? buscando, orando, correndo atrás. Se Deus falar que é ora de sair do exílio, significa que é hora de encaixotar utensílios para a mudança, dobrar roupas e cobertas, acomodar em caixas de papelão os copos e pratos, é hora de fazer, de agir, de se mexer. Recebemos o novo tempo, orando, buscando, jejuando, interagindo com a situação.

Amem

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 18/10/2021
Código do texto: T7366118
Classificação de conteúdo: seguro