A PROFUNDIDADE DA ORAÇÃO

O TABERNÁCULO

Uma das metas de Israel no Antigo TEstamento era gerar um Filho, quepisaria na cabeça da serpente. Para que existisse o minimo de santidade para tal, Deus deu Leis e o Sistema Sacrificial. Ao observarmos o Tabernáculo da Bíblia, imaginando como um terreno retangular, contendo dois comodos, vemos que a porta do pátio significa Jesus o unico acesso a Deus, não tem outro, não tem Maria, ou São Sebastião ou qualquer outro, é Jesus. Entrando no pátio, damosdecara com o altar do sacrificio, onde era ofertado o animal inocente que iria morrer no lugar do homem, ou mulher pecadora. Depois do sacrificio, onde se matava o animal, e se sujava de sangue, que siginifica o altar a Cruz, Cristo morrendo no lugar do pecador, vem a Pia de Bronze. Era uma pia com água, onde o sacerdote após ter ofertado o seu pedido de perdão, fora sujo com o sangue e agora se lava numa santificação com água, pureza.

Ao entrar na primeira parte, o Lugar Santo, ele vê do seu lado direito a mesa com 12 pães, significando as doze tribos de Israel. O pão significa o maná, a prosperidade, o alimento físico e espiritual. Do seu lado esquerdo de quem entra, havia a Menorá, que é uma espécie de lâmpada, alimentada com óleo, ou unção, a presença do Espírito, com uma aste central, significa Cristo e astes laterais, significando que estamos enxertados em Cristo, Ele é a árvore e nós somos os galhos, as folhas.

Em frente à porta do Lugar Santíssimo, o outro cômodo, tem o incensário, um objeto que tinha algumas brasas acesas e o incenso, ervas aromáticas, que significam a nossa oração. Uma grossa cortina separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo. Entrando no ultimo cômodo, ou quarto, via-se a Arcada Aliança, tendo dentro dela as Tábuas dos Dez Mandamentos. Ou temos no Lugar Santíssimo a Aliança de Deus com o homem que é dirigida, direcionada, instruída pela Lei da sua Palavra. A tampa da Arca é chamada de Propiciatório, que continha dois anjos com suas asas que se encontravam. De dentro das asas, ou do vão das asas, Deus falava uma vez por ano com o sumo-sacerdote. Se o sacerdote estivesse em pecado, poderia morrer ao entrar ali e a nação ficaria mais um ano sem ouvir a direção de Deus.

O INCENSÁRIO

Em Levitico 9, Arão o sumo-sacerdote, assim como seus quatro filhos, agora sacerdotes, estavam em jejum a 7 dias, pois no 8º dia o Tabernáculo seria inaugurado. Levitico 10 mostra que na hora da inauguração dois de seus filhos morreram, pois tentaram acender o incensário com fogo que eles mesmo tinham trazido e que foi chamado de fogo estranho, não autorizado, não requerido e portanto proibido. Os dois morreram na horada inauguração do Tabernáculo. O fogo estranho era a tentativa humana de acender o incensário. Era a carne, a velha natureza, tentando acender o objeto santo.

No cap. 9 Moisés e Arão entraram no Tabernáculo no 7º dia e quando saíram Deus acendeu o altar do sacrifício com fogo vindo de Deus. O altar significa a Cruz, de onde deveria sair a brasa viva, ou acesa, que iria acender o incensário, as nossas orações. E se o altar apagasse o fogo no incensário - que deveria ficar aceso 24 horas, ou seja, nossas orações não devem cessar jamais – acenderia o altar do sacrifício. O altar do sacrifico acende o incenso que acende o altar e isso indefinido. A cruz acende a oração que acende o altar, que acende o incensário.

Dois filhos de Arão tentaram acender o altar de incenso com fogo estranho e morreram por isso. É impossível não lembrarmos de outros dois sacerdotes que pecavam no Tabernáculo, que eram os filhos de Eli, o sumo-sacerdote na época de Samuel. O pecado deles era pior do que o pecado de Nadabe e Abiu, pois esses, apesar de ser de forma desastrosa, tentavam fazer pegar fogo no incenso, na oração. Eles morreram tentando acender a oração. Aos filhos de Eli, foi dito que eles prostituiam na porta do Tabernáculo. Imaginamos isso com eles sendo casados, namorando alguém na porta do Tabernáculo e todo mundo sabia. A pergunta que fica é por quê morreram na hora os filhos de Arão e não morreram prontamente os filhos de Eli? A resposta são duas: inauguração e servir de exemplo. É muito perigoso numa inauguração de uma obra de Deus, fazer qualquer coisa diferente da maneira que Deus mandou. No primeiro culto no Tabernáculo deveriam seguir á risca o que foi direcionado. Com o tempo sabíamos que haveriam desgastes e as pessoas fariam algo errado um dia ou outro – por isso Deus levantava profetas. E, o servo do Senhor deve ser exemplo, quanto mais alto for o seu cargo, mais exemplo ele será. É preciso ser dito que uma coisa é exercer o cargo na igreja e outra é ter o cargo, mas não estar em igreja alguma. Se a pessoa está sem igreja, ou ela esta numa transição para outra ou está caído da fé. Não é cobrado algo que ela faça sem exercer o ministério, da mesma maneira que é cobrado quando ela está exercendo. Nadabe e Abiu, na inauguração do Tabernáculo estavam a 7 dias em jejum e no oitavo dia ofertaram fogo desautorizado. Os filhos de Eli já estavam desviados, se é que se converteram algum dia. Eles já aparecem pecando, a vida deles é descrita apenas como em pecado de prostituição. Os filhos de Arão, na inauguração do Tabernáculo são descritos como santos, até o momento em que pecaram. Quem mais tem, mais será cobrado.

QUAL É O REAL MOTIVO DE NOSSAS ORAÇÃOS?

Em Hebreus, o escrito, um profundo conhecedor do Antigo Testamento e de como funcionava o Tabernáculo, mudou uma peça de lugar: o incensário está agora, em Hebreus, no Novo Testamento, dentro do Lugar Santíssimo.

Na Antiga Aliança, apenas o sumo-sacerdote poderia entrar uma vez por ano, no Lugar Santíssimo para orar e ouvir Deus. Mas agora, através de Cristo podemos entrar e ter acesso a Deus em oração, todos os dias. Quando Cristo morreu na Cruz, o véu do templo, que era quase da grossura de um palmo, se rasgou de alto a baixo. Veio isso de Deus para o homem, não foi algo que o homem poderia fazer.

Nós oramos para que Deus nos dê as nossas necessidades, mas na verdade deveríamos orar para que o Reino se cumprisse na Terra. O alvo das nossas orações deve ser o que Deus quer que nós façamos e não o contrário. Mas o que devemos orar? Devemos orar a vontade de Deus. Oramos desobedecendo regras simples, como orar para Deus falar qual é o seu desejo, a sua vontade, o que ele quer que façamos.

A ORAÇÃO ESCATOLOGICA

Toda a Bíblia olha para o futuro. Toda ela é escatológica. Vivemos na iminência da Terra Prometida. Apocalipse 21 fala de novo céu e nova terra. A questão do céu, não é questão de distancia ou tempo. Se irmos na direção do tempo, espaço, universo, a fora, um dia chegamos no céu, não. O céu é um outro nível, um outro universo diferente do nosso, com outras leis vigorando. Não é questão de distancia, ou tempo.

Ao Apocalipse falar de novo céu e nova terra, não fala de um outro planeta, mas desse planeta expurgado, liberto, purificado pelo fogo da aflição, para que possamos morar nele. A idéia que nos passa não é a que vamos para o céu, mas de que o céu vem para nós, ou a presença de Deus vem ao homem, em definitivo.

Fico imaginando o povo da época de Moisés abeira de entrar na Terra Prometida, como estavam. Algumas perguntas: Como será a nova casa, e os vizinhos? Que tipo de trabalho vamos fazer lá? Como vai ser a vida ali? Expectativa.Casa nova, terra nova. Imagine se Deus fala que você vai mudar de casa e de cidade, ou de país. A gente entra em crise e vira um converseiro.

Compreendemos pouco muito da bíblia. Apocalipse não é de forma alguma a desgraça da Igreja. A igreja da Tribulação não será uma coitadinha sem o Espírito Santo, passando fome, pois não tem o símbolo do Diabo gravado na testa ou na mão. Isso é conhecer pouco Deus e a bíblia. Deus nunca precisou de governo humano para alimentar o seu povo e não vai continuar precisando na Tribulação. Essa igreja final é comparada a Elias e Moisés, os profetas e a Lei. Homens que tinham poder de fazer maravilhas. João subiu ao céu e viu que o céu estava em festa. É chegada a hora do triunfo final contra o pecado, contra satanás e outro dado que passa desapercbido por muitagente, é hora de mudar de casa. O céu vem para a terra.

Eu imagino os anjos num converseiro, pois para eles é a véspera, um dia antes, minutos, para irem morar num outro universo, com outras leis, com novos vizinhos, nós. Os anjos estão esperando o nosso evangelismo, pois quando chegar a palavra desse evangelho a todo o mundo ai vem o fim. Há um converseiro no céu, os anjos esperam de malas prontas, mochila nas costas a mudança para a casa nova.

Nossa oração, mais do que apenas pedinte, deveria ser ministrante. Deveríamos ministrar em oração. Usar a oração como meta de trabalho, para que o Reino se concretize e a palavra de Deus se faça presente. Quando não fazemos a nossa parte, é atrasado o Reino para a próxima geração e a próxima e assim por diante. Quando se diz: Buscai o Reino de Deus, orai por ele, peça ele, profetize, e o resto, suas necessidades, sejam quais forem, todas, vos será dado, creia. Peça o Reino, ora direito.

ENTRANDO NO TABERNÁCULO

Do lado de fora do Tabernáculo vemos as pessoas, as filas de pecadores. Pecados graves fila um, pecados leves, fila dois, pecados de olhar feio, fila três, corintianos a ultima fila. La fora vemos cachorros, barulho, algazarra, choro, pecadores, pedidos de perdão, pedidos de intercessão, movimento.

No pátio ouvimos o barulho do animal inocente morrendo, se debatendo. Ouvimos o fogo crepitando, os sacerdotes orando, se movimentando. No Lugar Santo o barulho do lado de fora do Tabernáculo é quase nulo. Ouvimos pouco o barulho dos sacerdotes ofertando.

No Lugar Santíssimo não ouvimos o lado de fora do Tabernáculo. Não ouvimos o pátio, onde está o altar do sacrifício. Não ouvimos o barulho do Lugar Santo. No Lugar Santíssimo só sentimos a presença de Deus. É escuro, totalmente escuro, até que Deus se apresente. Deus é luz. É o mais profundo que podemos ir diante de Deus. Lá, ali, temos as orações mais profundas diante da Aliança de Deus com o homem, tipificada na Arca. Ali temos a profundidade da Palavra e as revelações de Deus ao homem.

O sumo-sacerdote entrava uma vez por ano para ouvir os direcionamentos de Deus à nação e não ficar pedindo coisas para ele e a sua família. Deus já sabe o que precisamos.

Amém

Fique napaz.

pslarios
Enviado por pslarios em 08/10/2021
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