AFINAL... DEUS EXISTE ?!

AFINAL... DEUS EXISTE ?!

"Se Deus não existisse

tudo seria permitido".

(autor ignorado)

Li recentemente curiosa revista pouco conhecida, a "DISCUTINDO CIÊNCIA", ano I, nº 2, de 2005/6, com interessantes debates sobre nossos dias, defendendo a presença de computadores nas salas de aulas da garotada e, ao mesmo tempo, alertando para "as misérias que (isso) pode causar", acostumando o cérebro infantil a não pensar e a ser atendido em todos os seus desejos, sem cerceamentos nem "punições". A revista nos apresenta "a maior invenção " da Humanidade, os NÚMEROS -- com o Zero, o Pi e a Matemática vindo junto(s) -- e traz surpreendente "guerra" da Ditadura contra as pesquisas na Amazônia, nos conta o compositor Paulo Vanzolini, misto de biólogo e artista.

-- "O barco (das pesquisas) foi retirado da gente em 1980. Os militares me prenderam em Porto Velho, (...) colocavam a tropa a bordo, prendiam a gente no porto. Eram pequenas safadezas". (continua)

Abro os jornais 41 anos depois, nessa "Era Bolsolouca" e um fanático protesta contra um pesquisador "americano" (está há 45 anos aqui), sob o velho argumento de que "a Amazônia é nossa, a gente faz dela o que quiser"... principalmente DESTRUÍ-LA !

Nessa Terra que se finda a cada dia há milhões de 'Universos paralelos" que o Homem comum não consegue ver... falando sobre a cultura do cravo-da-Índia -- originário de 4 ilhotas da Indonésia -- a pesquisadora baiana Eugênia comenta, desanimada:

-- "Já pensou quantas "ilhas de especiarias e fármacos" estão sendo dizimadas NA AMAZÔNIA, sem que ainda conheçamos o que há nelas" ?

Não é difícil imaginar que todos esses "Universos entrelaçados" -- de plantas, aves e bichos, seres microscópicos e o ser dito humano, entre êles -- sejam obra DE UM ACASO... difícil é explicar a "estrutura de cérebro, coração e estômago" presente de uma forma ou de outra em praticamente todos. Então, flores teriam coração, sentiriam dores ?! Eu não sei ! Mas, na minúscula formiguinha de meio milímetro, menor que o grão de açúcar que transporta, afirmar que tudo o que faz "é por instinto" beira a estupidez. Há um cérebro ativo que se comunica com as demais, protege o ninho e as crias, procura alimentos, reconhece perigos e AS HORAS do dia e da noite. Acham pouco ?! Tudo isso... POR ACASO, instinto !!!

A revista vai além... por ilusão de ótica "vemos" estrelas e planetas que não existem, duplicados ou triplicados pelo fenômeno chamado de "lente gravitacional". Nosso "sistema solar" -- com a Terra a 150 milhões de quilômetros do "nosso Sol" -- é somente pequena parte desse imensurável conjunto galáctico de "tempo infinito", sem início nem final, impensável para a inteligência comum, o NADA de hindus e, posteriormente, de judeus, astecas, maias, incas, tantos outros povos.

Sim, "há Vida lá fora", declara a revista... "esses cenários de extinções pretéritas e origens futuras de planetas" permitem aos cientistas deduzir isso. Resta saber onde entra Deus ?! Maçons o chama de "G.A.D.U. - Grande Arquiteto do Universo" e há citações sobre "pedreiros de talha" na Inglaterra de 1356. Oficialmente, teriam criado a Maçonaria entre 1717 e 23 !

Filho de pastor protestante, aos 20 anos SCHELLING escreveu sua primeira obra sobre Filosofia e, aos 23 anos (1798), foi nomeado professor em universidade alemã. "A essência do Eu é espírito, a da natureza é matéria e a da matéria é força" ! O filósofo defendia que a exigência de uma MORAL entre os povos -- antes era "a lei do mais forte" -- findou na "criação de um Deus" com todas as "suas Leis" e criticava o fato "de a criatura TER CRIADO o Criador". Admitia êle um Ser SUPREMO -- assim se refere -- mas que não traz em si regras, conceitos morais, comportamentos, qualidades "divinas", pois tudo isso são LIMITAÇÕES à Divindade, ao TUDO que êle é, foi, será "per omnia saecula" ! Deu para entender ?!

"NATO" AZEVEDO (em 3/out. 2021, 5hs)

OBS: o filósofo FICHTE vai muito além: o ABSOLUTO só pode ser aceito por intuição, não há certezas nesse terreno. "O Absoluto não é ser, nem saber, nem identidade (...) mas é mera e exclusivamente o Absoluto". (pag. 260) in FICHTE - Os Pensadores, edit. ABRIL Cultural, 1980, SP, "A Doutrina da Ciência".