A VERDADEIRA ORAÇÃO RESPONDIDA

Hoje temos em nossa igreja culto de oração. Se faz aqui necessário duas perguntas?

PRIMEIRO: COMO ORAR? - Me parece que o como orar não seja tão relevante assim, desde que sejamos respondidos. Surge então a necessidade da segunda pergunta.

SEGUNDO: COMO ORAR PARA SER RESPONDIDO? - Muitos de nós já estudamos profundamente o que é oração, como fazer as orações, os tipos de oração, já lemos na Bíblia n² vezes os versículos correspondentes, já tentamos padronizar as nossas orações, fazendo-as todas parecidas com aquela que foi respondida e ainda assim, sofremos com as orações não respondidas.

A falta de respostas traz o nosso abandono na oração. As pessoas param de orar quando a resposta demora, ou quando não há resposta. Os dias, meses e anos se passam e aquilo que mais queremos não se cumpre, isso desanima a qualquer um. É incongruente a com a promessa, a falta de resposta.

Emprego - Mas é necessário dizer que muito do que oramos já tem as devidas respostas na Bíblia. Por exemplo: a pessoa quer emprego, trabalho, ganhar mais, mas não estuda, não se especializa, não aprende. Deus não precisa abrir as portas para quem corre atrás. Eu conheço gente que está pedindo emprego e acorda às 3 da tarde. A Bíblia é farta em mandar as pessoas trabalharem. Não é preciso pedir confirmação para trabalhar.

Cura de alguma doença - Deus capacitou homens e mulheres para trabalharem no ramo da saúde. Mas muitos crentes ao ficarem doentes querem ser curados de forma milagrosa. O milagre existe, mas é para causas impossíveis ao homem. O que é possível tome remédio. Precisa orar para ir ao médico, ou para tomar o remédio?

Casamento - A Bíblia nos mostra que podemos escolher qualquer pessoa do outro sexo, para nos casarmos, desde que ela preencha alguns requisitos. Seja cheia do Espírito, seja da mesma religião que a nossa, seja trabalhador, ou não preguiçoso, seja religiosa, seja alguém com que nós compartilhamos a vida, tenha uma idade parecida com a nossa, tenha alguma maturidade. Na igreja tem um monte de solteiros e solteiras, case com qualquer um, desde que ele preencha esses requisitos. Queremos uma profecia especifica de que vai dar certo o casamento. A Bíblia nos mostra o que da certo nos casamentos e fala do que da errado. Casamento é algo construído diariamente. A maior prova de um relacionamento abençoado é a prova do tempo. Estão juntos depois de vinte anos, é porque deu certo. Não agüenta ficar um mês com a pessoa, não está dando certo.

Orar na Igreja - Não é a primeira e nem é a ultima vez que uma igreja levanta culto de oração porque a freqüência dos cultos está pouca. A igreja é feita de pessoas, se a freqüência está pouca é por que está havendo problemas com os irmãos. Nesses meses de pandemia, já soubemos de mais de uma igreja que fechou as portas por falta de pessoas e portanto por falta de dinheiro. Um problema leva ao outro. Todo culto vai virar culto de oração? É claro que não. A meu ver as pessoas estão querendo respostas. Tem que ter culto de oração? Sim é claro, mas não compreendo um culto (ou vários) emergencial para resolver os problemas. Se as pessoas não estão vindo ao culto, pergunte a elas o que está acontecendo e dê respostas bíblicas a elas. O púlpito é o lugar das respostas. Faça de cultos melhores a cada semana, sua meta.

Não se engane, as pessoas estão orando. Imaginar que a igreja não ora é no mínimo errado e presunçoso. O problema não é que as pessoas não oram, é por que não estão vendo respostas às suas orações. Nós devemos mostrar o caminho a elas, na palavra. Colocar para orar mais pessoas sem resposta não me parece ser o caminho. Então quero propor um caminho. Levar a igreja a orar como criança na fé, de novo. Vamos ensinar a igreja a orar pequeno. As pessoas estão sem fé. Estamos pedindo coisas grandes que estão demorando, então vamos levar as pessoas a pedirem coisas pequenas e daí elas vão adquirir de novo a confiança que Deus responde. E Ele responde.

MAS COMO ORAR EFICAZMENTE PARA SER RESPONDIDO? – Eu vou falar aqui algo chocante para a maioria das pessoas: Quase todas as nossas orações são feitas na carne. Nós oramos o que nós precisamos. Nós oramos os nossos problemas. Nós oramos pedindo coisas para nós. Não está errado, mas não é esse o sentido correto da oração, segundo a Bíblia. Mas tem mais. Nós oramos na maioria do tempo sem saber qual é a vontade de Deus. Eu sei qual é a minha, mas e a de Deus, que é quem vai me responder? Vejo então algumas possibilidades para termos respostas.

PRIMEIRO: ORAR COM A BÍBLIA – A Bíblia é todo o conselho de Deus, nessa existência. Se lermos direitinho, fazendo as devidas interpretações doutrinárias e teológicas e bíblicas (o que o texto bíblico está dizendo), vamos saber exatamente o que Deus quer de nós.

SEGUNDO: ORAR NO ESPÍRITO, OU NA INFLUÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO – Na maioria do tempo nós oramos sem orar. A oração só é oração mesmo e factível de resposta a partir do momento em que é dirigida, influenciada pelo Espírito Santo. Neemias nos ensinou algo muito grande, que deveríamos compreender. Desde o momento em que ele soube da situação em Israel, ele se pôs a orar. Isso era dezembro e ele orou quatro meses. Quatro meses depois que ele começou a orar Deus o direcionou o que deveria orar. Ou seja: ele orou para saber o que orar. Muita gente não tem resposta por que ora o que quer e não sabe o que Deus quer para ele. “Deus te mandou orar o quê?” “Não, eu estou orando.” “Mas você está orando o quê, se Deus não te falou o que orar?”

TERCEIRO: ORAR EM LÍNGUAS E INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS – As pessoas não compreendem o dom de línguas.

Primeiro ele só vale com a interpretação, senão é o pior dom, segundo Paulo.

Segundo, ele é o dom da oração. O dom de línguas é o Espírito Santo direcionando o seu espírito humano a pedir exatamente o que Deus quer realizar. Orar em línguas é orar com a certeza da resposta. Mas isso só vale se tivermos a interpretação, pois se não tiver você não sabe o que o Espírito Santo está orando através de você e fica tudo infrutífero. Ele pode estar operando algo na sua vida, na igreja, no mundo e você nem sabe. Ele está te respondendo e você não abe que aquilo é resposta.

Terceiro. É muito triste perceber que aqueles que têm o dom de línguas usam o dom para se auto-promoverem, tipo: eu sou mais crente que você que não tem o dom de línguas. Se alguns não tem, é porque não precisam.

Nem todos precisam do dom de línguas. Quem estuda a Bíblia sabe exatamente o que Deus quer e ora em cima do que a Bíblia já revelou. E quem ouve o Espírito sabe o que o Espírito a está levando a orar. De certo modo o dom de línguas é dado a pessoas que não sabem orar e precisam. Paulo falava em línguas mais do que todos os outros que tinham o dom. Jesus não falava em línguas. Paulo precisava orar pela igreja, pela palavra e não sabia orar como convinha então ele precisava mesmo, do dom. Ele tinha necessidade do dom. Jesus não tinha. Jesus sabia o que orar. Ele orava pelo Reino, sempre e sempre tinha respostas imediatas.

A nossa maior falha, me parece é orar por nós a maior parte de nossas orações. A gente não ora pelo Reino. A gente não ora para saber a vontade de Deus. A gente não ora para Deus, a gente ora para nós, por nós. E ai a gente não tem respostas e não sabe por quê.

O problema de orar a Deus, é que Deus vai fazer do jeito dele e muita gente não aceita isso. Precisamos mesmo fazer cultos e mais cultos de oração para saber por que tem tão poucas pessoas em muitas de nossas igrejas Brasil e mundo afora? Não é óbvio que as pessoas precisam de respostas e somos nós que devemos responder e não estamos respondendo?

COMO ORAR MELHOR

Pegue a sua Bíblia e vá profetizando os versículos que você deseja que aconteça. Ore com fé e alegria. Ore na carne mesmo, até que o Espírito Santo se faça presente e ai você ora o que Ele te direcionar. Ore em línguas, mas com interpretação. Ore, mas sabendo que o alvo principal das nossas orações é o Reino de Deus e não as nossas necessidades. Oração funciona sim. Vai por mim.

Graça e paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 01/10/2021
Reeditado em 01/10/2021
Código do texto: T7354255
Classificação de conteúdo: seguro