Espírito de sedução

O espírito de Absalão

Já que há um espírito no homem, o qual pode ser o Espírito Santo ou um outro espírito, que espírito agiu em Absalão, filho de Davi, o qual pretendeu tomar o reino do seu pai? Porque ninguém pode fazer nada se Deus não permitir, principalmente porque Davi era ungido de Deus para ser rei e sacerdote. Então vejamos.

É preciso dizer para aqueles que não estão familiarizados com a bíblia e os acontecimentos que envolveram Davi, que o seu filho quis se apropriar do reino de Israel, do qual Davi, seu pai, era rei. E isso teve uma razão que talvez o leitor não cogite.

Davi, por ter adulterado com Bete Seba, a qual era mulher de Urias o heteu, teve a repreensão do Senhor, o qual lhe ditou uma sentença. Bem, o texto onde narra isso está em 2 Sm. 11 e 12.

O profeta Natã, a quem Davi tinha como o seu profeta para consultar o Senhor, foi a Davi e lhe propôs uma parábola, na qual dizia de um homem rico que havia, o qual possuía muito gado e ovelhas; e que havia na mesma cidade onde morava o rico, um pobre, que possuía só uma ovelha, que havia comprado. E que certo dia um viajante veio até o rico, e este guisou a ovelha do pobre para oferecer ao viajante como refeição. Davi ficou irado com isso e disse que o rico deveria pagar com quatro ovelhas ao pobre. E Natã disse a Davi quele aquele homem era ele, e que Deus o havia tomado de Israel e livrado de Saul; que o Senhor lhe havia dado o reino e as mulheres de Saul. E que se isso não lhe bastasse, que Deus teria dado a Davi duas vezes mais. Depois de exortar Davi, disse que o Senhor iria suscitar da descendência dele um mal contra ele, e que a espada não se apartaria de casa de Davi, já que Davi havia sido o autor intelectual da morte do marido da mulher, o qual foi morto pela espada dos amonitas. 2 Sm. 12:1-12.

Algum tempo depois, Absalão, o qual era filho de Davi com Maacá, filha de Talmai, rei de Gesur, começou a agir de modo astuto com relação as pessoas que vinham trazer ao rei alguma causa para obter , furtando, assim, o coração do povo de Israel a Davi.

Bem, isso era para se cumprir o que Deus havia dito por Natã a Davi. Mas, como no caso de Acabe, cujos profetas estavam possuídos por um espírito mal da parte de Deus, os quais profetizaram para Acabe, que ele seria vitorioso na guerra que ele estava intentando fazer ao rei da Síria, assim foi com Absalão, o qual foi possuído por um espírito de sedução, para furtar o coração do povo de Israel ao rei, a fim de cumprir o que Deus havia determinado como castigo de Davi.

E assim foi. Absalão armou um levante contra o seu pai Davi, o qual preferiu fugir a ter que se bater com o seu filho.

Absalão era filho de uma mulher gentia (pagã), já que ela era filha de um rei que não era do seu povo, povo de Deus. Assim, ele tinha metade dos genes que não eram santos. Também não devia ser temente a Deus como deveria ser, razão porque foi usado para esse fim, já que Deus usa o ímpio para o dia mal.

Davi amava tanto o seu filho Absalão que, quando os capitães e soldados saiam á guerra que houve entre os seguidores de Absalão e os guerreiros de Davi, este deu-lhes ordens para que poupassem a seu filho Absalão. Isso não aconteceu. Porque Joabe, chefe dos exércitos de Israel, asseteou Absalão, quando este ficou preso pelos cabelos em um carvalho, depois que o seu mulo passou por debaixo do carvalho.

Portanto o espírito de Absalão, o espírito de sedução que o possuiu, trabalhou para furtar o coração do povo de Davi para si, cumprindo o que Deus determinou.

Guarulhos-Sp, 07/09/2021

Oli Prestes

Missionário