O CONCEITO DE VIDA ETERNA

Vez por outra alguém comenta que o conceito de vida eterna transmitido por Jesus Cristo seria uma forma de adiar experiências que as pessoas deveriam usufruir neste tempo presente. Esta forma de pensar traz consigo a idéia de que o conceito de vida eterna seria uma forma de consolação para as desventuras desta vida.

Ainda que a vida neste tempo presente traga consigo situações indesejadas e que adiar seria um mecanismo de defesa para ajudar pessoas a lidarem com essas desventuras, o conceito de vida eterna pretende outro objetivo. Não é adiar algo, mas inserir na vida atual virtudes que lhe dão propósito maior. Essas virtudes são eternidade e espiritualidade. Quando alguém acredita na promessa de Jesus Cristo também passa a dar à vida presente verdadeira significância.

A vida sem dimensão espiritual limita-se, como todos sabem, ao exercício apenas dos cinco sentidos que o corpo possui. Se a religiosidade também é vivenciada dentro dos cinco sentidos humanos, esta religiosidade carece de espiritualidade. Basta que lembremos as palavras de Jesus quando afirmou: “Deus e espírito e importa que os que O adoram adorem-nO em espírito” (João 4. 24).

Eternidade não é transferir para depois. Pelo contrário, é fazer com que a esta vida passe a ter dimensão eterna. O que vai ser experimentado depois em plenitude começa a ser experimentado hoje, ainda que em dimensão menor, principalmente a comunhão com Deus. Basta lembrar as palavras de Jesus quando disse: “A vida eterna é que te conheçam a Ti só, por único Deus verdadeiro” (João 17.3).

Compreendido os efeitos nesta vida, então se acrescenta a relevância do conceito de vida eterna se estendendo a uma experiência após a morte. Nesse sentido, é fundamental lembrar duas expressões do apóstolo Paulo sobre a relevância do conceito de vida eterna que inclui o que vamos experimentar depois que partirmos deste mundo: 1) “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (I Coríntios 15.19); 2) “Tenho desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Filipenses 1.23).

Edson Raposo Belchior
Enviado por Edson Raposo Belchior em 05/09/2021
Reeditado em 05/09/2021
Código do texto: T7335736
Classificação de conteúdo: seguro