Não predestinação, mas uma escolha entre vida em amor.
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, (Efs 1:3). Este versículo faz parte das bençãos advindas de Cristo Jesus, mas que erroneamente foi usado como parte de uma linha teológica chamada a predestinação (ler Efésios 1:5).
Se estudarmos com afinco a Bíblia, livre de pensamentos tendenciosos, veremos que o povo escolhido por Deus foi o povo israelita, mas devido a desobediência foram perdidas nove das doze tribos. Passado quatrocentos anos vem Jesus e em resposta diz: E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. (Mat 15: 24- Mat 10:06- Jo 1:11).
Mas no evangelho segundo João vemos: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (João 3:16-17).
Então começamos a entender que o povo que serão chamados numa predestinação serão os israelitas que foram assimilados e que estão espalhados pelo mundo. Mas o restantes de nós somos enxertia por amor ao povo de Deus, e o princípios desta enxertia está no arrependimento e na transformação interior aos moldes de Cristo Jesus.
Ou seja, fazer parte do Ser Cristão não é uma predestinação, não é uma escolha involuntária, mas sim uma conversão voluntaria de seguir o amor que é a luz do mundo. E o fazemos isso quando nos arrependemos de nossos erros egoístas e destrutivos e buscamos mudar a direção e o rumo de nossas vidas para o amor de Cristo Jesus.
Cabe a cada um de nós decidir se queremos findar com o mundo, junto com nossas ambições, riquezas, desejos provindos de um egoísmo. Ou ter uma vida plena num mundo que jamais as leis da física podem mensurar, pois ali haverá vida além da vida. Num satisfazemos nós mesmos egoisticamente, no outro trabalhamos em prol de todas as vidas que nos cercam. E o fazemos isso por amor e verdade.
A beleza da escolha pelo amor é que seremos todos os dias e momentos brindados pelo sempiternal amor de Cristo Jesus. Que cada um faça a sua escolha, sempre tendo como árbitro do seu coração o amor de Cristo Jesus.
(Molivars).