Deus ou o Mundo
Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer se amigo do mundo se faz inimigo de Deus. (Tiago 4:4)
Este texto não faz referência ao adultério físico, mas sim ao espiritual.
O conceito de Tiago está baseado no Antigo Testamento que apresenta ao Senhor como o marido de Israel e a Israel como a sua esposa.
Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome. (Isaías 54:5)
Como a mulher se aparta perfidamente do seu marido, assim com perfídia te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor. (Jeremias 3:20)
A ideia do Senhor como marido, e de Israel como esposa, explica a maneira em que o A.T. expressa a infidelidade espiritual em termos de adultério.
Deus adverte a Moisés que chegará o dia quando o povo se prostituirá, indo após deuses estranhos (Deuteronomio 31:16).
Oséias queixa-se de que o povo fornicou apartando-se de Deus (Oséias 9:1).
Neste mesmo sentido espiritual, Jesus fala de "uma geração má e adúltera". (Mateus 12:39)
Esta mesma figura é usada no conceito da Igreja como a noiva de Cristo (2 Corintios 11:2).
Esta forma de expressão significa que pecar contra Deus é como quebrar os votos do matrimonio.
Quando pecamos, quebrantamos o coração de Deus assim como o coração do cônjuge quando é traído.
Amar ao mundo é trair a Deus, e aquele que o faz pode se declarar seu inimigo.
Tiago chama de mundo o sistema separado de Deus, o mundo iníquo, o mundo que não respeita a Deus, que se opõe às suas normas, que insiste em seus próprios caminhos.
Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente. (2 Timóteo 4:10)
Se nossa vida está dedicada às coisas do mundo, não poderemos nos dedicar a Deus.
O melhor comentário disto, encontramos nas palavras do próprio Jesus:
Ninguém pode servir a dois senhores" (Mateus 6:24)
Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer se amigo do mundo se faz inimigo de Deus. (Tiago 4:4)
Este texto não faz referência ao adultério físico, mas sim ao espiritual.
O conceito de Tiago está baseado no Antigo Testamento que apresenta ao Senhor como o marido de Israel e a Israel como a sua esposa.
Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome. (Isaías 54:5)
Como a mulher se aparta perfidamente do seu marido, assim com perfídia te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor. (Jeremias 3:20)
A ideia do Senhor como marido, e de Israel como esposa, explica a maneira em que o A.T. expressa a infidelidade espiritual em termos de adultério.
Deus adverte a Moisés que chegará o dia quando o povo se prostituirá, indo após deuses estranhos (Deuteronomio 31:16).
Oséias queixa-se de que o povo fornicou apartando-se de Deus (Oséias 9:1).
Neste mesmo sentido espiritual, Jesus fala de "uma geração má e adúltera". (Mateus 12:39)
Esta mesma figura é usada no conceito da Igreja como a noiva de Cristo (2 Corintios 11:2).
Esta forma de expressão significa que pecar contra Deus é como quebrar os votos do matrimonio.
Quando pecamos, quebrantamos o coração de Deus assim como o coração do cônjuge quando é traído.
Amar ao mundo é trair a Deus, e aquele que o faz pode se declarar seu inimigo.
Tiago chama de mundo o sistema separado de Deus, o mundo iníquo, o mundo que não respeita a Deus, que se opõe às suas normas, que insiste em seus próprios caminhos.
Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente. (2 Timóteo 4:10)
Se nossa vida está dedicada às coisas do mundo, não poderemos nos dedicar a Deus.
O melhor comentário disto, encontramos nas palavras do próprio Jesus:
Ninguém pode servir a dois senhores" (Mateus 6:24)