PENSO... LOGO, EXISTO ?!
PENSO... LOGO, EXISTO ?!
"É necessário querer estar
à frente do seu tempo
para possuí-lo".
LUIZ A. GASPARETTO
(edit. "Vida & Consciência",
2011, SP, obra espírita)
E aqui estou eu, mais uma vez escrevendo na madrugada... acordo com o frio que me vem da janela aberta e me impressiono com o realismo das cenas "vividas" durante o sono de 5 horas e pouco. A discussão sobre SONHOS não acaba nunca, iniciada entre os filósofos gregos doas anos 500 e retomada adiante entre 1700 e 1800 por diversos pensadores contemporâneos. E cá estou eu a ler 3 obras ao mesmo tempo, tendo "encostado" outra sobre Ocultismo, tema um tanto "indigesto".
Curiosamente, todas questionam a "pré-existência" de Deus, de um Deus, quase sempre para contestá-la. A Ciência teórica -- exceto a Cabala, na qual o Deus Criador é a base de tudo -- a confirma, já a ciência prática apenas "admite" tal existência, por não poder prová-la ! Schelling opõe-se, recusa a existência de um "Deus moral", "pedra fundamental" do Cristianismo, porque tais "qualidades" teriam surgido na Divindade -- "no ABSOLUTO", diz êle -- "por necessidade da coletividade", seria o Homem dizendo como o Criador "devia ser"... independentemente de tê-lo visto, conhecido. Contudo, a Cabala "ignora" tais argumentos: num Tempo muito antigo o Homem -- nas figuras mitológicas ou míticas de Adão e Eva -- viu Deus e nossos erros e fraquezas, caprichos, nos afastaram d'Êle.
Agora, há "10 cortinas" entre nós e a Divindade e só uns poucos conseguem "ultrapassar" a última cortina, chegando assim atingir uma centelha DA LUZ divina, aquela que brilha nas demais nove "esferas celestes", que sequer imaginamos existir.
É também a linha que segue -- por outros "caminhos" -- o Ocultismo, sob o título de Esoterismo. E desembarcam todos "na Estação chamada SONHO" ! É de SONHOS boa parte das cenas e passagens bíblicas, vejam só ! Até onde nossa suposta "vida real" é somente um longo (ou curto) sonho, quase um pesadelo e porque o breve sono e SONHO de cada noite não seria, êle, a Vida realmente REAL vivida por míseros instantes ?!
"COGITO... ergo sum"!, declarou um pensador latino ou grego, se bem me lembro. Aprendemos nos bancos escolares que o Homem é o "único animal que pensa", porém hoje tal conceito é ultrapassado, basta-nos observar gatos e formigas ou abelhas, cachorros também, nem todos, claro. Entre os humanos "descobriu-se" 5 ou 6 tipos de inteligência -- vale para bichos e insetos, micróbios inclusive -- ratos e macacos executam tarefas difíceis em busca de "prêmios", iguarias.
Cachorros SONHAM, uivam e latem durante o sono e mexem as patas, simulando corrida imaginária... logo PENSAM à sua maneira e, portanto, SABEM que existem, pelo menos para seus donos. Só ignoro como fica o "vira-lata", o cão abandonado, nessa história ! Acordo nesta madrugada, gelado pelo frio da janela que esqueci aberta... no sonho sonho ela "se transforma" num ar-condicionado portátil dentro de grande avião.
Mais uma vez, estou no Morro onde nasci, olhando muro de pedras cinzas que suportam barranco acima de nosso barraco, paredão que existia realmente. Uma pedra da base se destaca e rola até meus pés ! Em seguida, estou num "jatinho" de poucos lugares e um helicóptero ao lado nos obriga a baixar, descer, tendo o Pão de Açúcar como pano de fundo. Estamos descendo num descampado cheio de torres de eletricidade, meu "jatinho" passando sob elas, eu como passageiro em algum lugar do Pará. Vê-se lá embaixo um grande avião soterrado e grupo de uns 20 homens marcando passo ao lado, em ordem unida, soldados ao que parece.
Me vejo dentro do avião com o hoje governador do Pará, que conheci jovem (com seu irmão) em set./1989, no prédio da TV RBA. Lado a lado, examinamos os corpos congelados dos passageiros, em urnas de acrílico, eu e HB, ambos sem proteção alguma, junto de funcionários do IML vestidos como astronautas. No chão, bandeja com mãos, pés e corpo humano "em fatias". O sonho continua... o restante não vem ao caso !
Tem algum significado isso ? Qual é o significado ?! Podemos "viver" num sonho "vida e situações" que não se repetirão nessa nossa (suposta) vida real ?!
O filósofo Schelling nos propõe dúvidas: o que vem primeiro... o PENSAR ou o existir ?! Haverá existência SEM PENSAR ?! Células e micro-organismos pensam ?! Para a Kaballah, sim... e cada uma conhece sua função em cada organismo onde está, atua ! Nosso cérebro, que pensa, sabe da existência de cada uma delas e, se perdemos braço ou perna, por muito tempo êle SONHA que o membro ainda está lá e age em razão disso ! Dá o que pensar !
"NATO" AZEVEDO (em31/julho 2021, 5hs)