Desenvolvendo a Salvação

Em Filipenses 2.14-18, Paulo ordena que os filipenses fiquem contentes para que possam permanecer puros aos olhos de Deus e serem um exemplo de Cristo para sua sociedade ímpia, regozijando-se em Cristo nas horas boas e ruins. Ele começa esse trecho exortando-os a fazer tudo sem murmurações e contendas, então explica o motivo pelo qual eles deveriam viver desse modo: eles eram filhos de Deus. Por isso, deveriam viver de maneira irrepreensível, de modo que reclamação e briga não eram apropriados. Isso só seria possível, conforme o versículo 16, se eles retivessem a "palavra da vida", ou seja, agarrando-a ou segurando-a firmemente. Assim eles brilhariam como astros.

Outro assunto dessa passagem, conforme Alex Laird (2008), é o desejo de Paulo de que os filipenses vissem até que ponto ele havia sido usado por Deus. Por isso, eles deveriam se alegrar apesar da situação ruim em que ele estava, porque o próprio Paulo se alegrava, em parte porque percebia, no amadurecimento da fé dos filipenses, que seu sacrifício valeu a pena.

Uma vida irrepreensível que se sacrifica pela causa de Cristo flui, conforme o versículo 13, da própria ação de Deus operando o querer e o efetuar nos crentes. Mas há uma operação humana envolvida, que não pode ser negligenciada. Bill Sytsma (2012) usa a analogia de alguém que ganhou na loteria: muitas vezes a pessoa não sabe o que fazer com o prêmio que recebeu, e acaba colocando tudo a perder.

É fácil ver o dom da salvação como uma herança tremenda ou uma infusão repentina de riqueza. Quando colocamos nossa confiança em Cristo, nossos pecados são perdoados e nosso futuro eterno está assegurado. Sem fazer nada para merecê-lo, os seguidores de Jesus recebem um presente verdadeiramente grande. Mas devemos colocar o dom da graça de Cristo em bom uso. Com Deus trabalhando em nós, somos incentivados a desenvolver nossa salvação (v.12). Ela não é algo que recebemos e depois consideramos garantido. A salvação é algo que nós realizamos em Deus.

David Allen (2017) argumenta que Filipenses 2.12-18 faz alusões a Deuteronômio 32, o cântico de despedida de Moisés. Ele apresenta cinco peças de evidências nesse sentido. Primeiro, em ambas as passagens, o sábio (Paulo e Moisés), exige obediência à luz de uma partida iminente. Em segundo lugar, no versículo 14 Paulo compara sua audiência com a geração de Israel que morreu no deserto, exortando-os a obedecer sem resmungar e reclamar como eles fizeram. Terceiro, no versículo 15 Paulo diz que seu público está no meio de uma geração corrompida e perversa, usando, segundo Allen, quase as mesmas palavras de Deuteronômio 32.5 na Septuaginta. Quarto, a "palavra da vida" (Fl 2.16) pode ser uma referência à frase "esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida" em Dt 32.47. E quinto, Paulo derrama sua vida como um sacrifício no versículo 17 de uma forma que traz à mente a causa da morte de Moisés e a falta de fé que o impediu de entrar na terra.

Embora, conforme Jonathan Saxon (2020), nenhuma dessas cinco semelhanças por si mesmas sejam particularmente convincentes, a quantidade de similitudes em um período tão curto ilustra que a leitura de Deuteronômio 32 como um testamento é um ponto de partida interessante para lançar luz sobre a função desta perícope no Novo Testamento.

Um ponto importante que essas semelhanças nos lembram é que o conceito bíblico de salvação está profundamente interligado com a ideia de aliança. Deuteronômio 32, segundo Saxon, é a aliança de Yahweh com seu povo. Filipenses 2.12-18 é sobre como vivemos à luz da nossa aliança com Deus em Cristo, ou seja, como desenvolvemos nossa salvação.

ALLEN, David. 'Paul Donning Mosaic Garb?' The Use of Deuteronomy 32 in Philippians 2: 12-18. European Journal of Theology, v. 26, n. 2, 2017.

LAIRD, Alex. Commentary on Philippians 2: 14-18. 2008. Disponível em: <https://www.alexlaird.com/content/uploads/2008/05/commentaryonphilippians.pdf>.

SAXON, Jonathan Shane. Deuteronomy 32: A Genre Analysis. The Southern Baptist Theological Seminary, 2020. Disponível em: <https://repository.sbts.edu/bitstream/handle/10392/6418/Saxon_sbts_0207N_10630.pdf?sequence=1>.

SYTSMA, Bill. Getting Saved. Disponível em: <https://todaydevotional.com/devotions/getting-saved-2012-05-04>.