Uma mente limpa uma vida digna.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filip 4:8). Aqui neste versículo o apóstolo Paulo ensina a igreja de Filipos sobre o que deve povoar a mente de um Cristão enquanto discípulo de Cristo. Na mente humana sempre pousa algum pássaro, seja do preconceito, dos desejos carnais, da ambição ou triste pássaro da desconfiança. Paulo queria assegurar-se de que os filipenses colocassem suas mentes nas coisas divina. Ou seja, nas coisas que edificam a sua alma e a vida de outrem.
É certo que se uma pessoa pensar em algo com frequência ou persistência chegará um momento em que não poderá deixar de pensar nisso; seus pensamentos correrão sobre os trilhos da efetivação, passando pelas suas atitudes, fala ou ação e um dia desembarcarão, na claridade da realização, se boas trazendo vida, se ruins trazendo destruição. Segue algumas ilustrações:
1 – Verdadeiro. A verdade aletheia (αληθεια), está relacionada a Deus e a execução de seus propósitos através de Cristo, e com respeito aos deveres do ser humano, opondo-se igualmente às superstições, às invenções da crença comum, às opiniões e preceitos de falsos mestres que as vezes permeiam até entre os cristãos. Pois neste mundo há muitas coisas enganosas e ilusórias; prometem o que jamais podem realizar; oferecem ao ser humano uma paz enganosa e uma felicidade que de fato jamais acontecerá. Mas quando mantemos a nossa mente em Cristo tudo se fará verdadeiro.
2 – Honesto, semnos (σεμνος), está palavra tem entre outros o significado de: Consciencioso; que age com seriedade e consciência. Neste mundo há coisas corriqueiras, baratas e atrativas às mentes superficiais; o mundo nos oferta facilidades como tráfico de influência, corrupção entre outros. Mas o cristão deve posar sua mente nas que são profundas, sérias e dignas.
3 – Justo. De acordo com o mais elevado conceito do que é certo. Do grego dikaios neste contexto traz consigo o significado de: O do dever assumido e do dever realizado. Há aqueles que colocam a mente e o pensamento no prazer, na comodidade, nas coisas e nos métodos fáceis; o cristão pensa no dever para com as pessoas e no dever para com Deus. Em detrimento aos seus desejos e vontades
4 – Puro. Não misturado com elementos que possam rebaixar a alma. A palavra hagnos descreve o que é puro e livre de manchas. Jamais podemos olhar para Deus que é puro com a mente cheia de ódio, rancor, amargura, preconceitos e assim por diante.
5 – Amável. Aquilo que inspira amor. Alguns maquinam mentalmente a vingança e o castigo despertando a amargura e o medo em outros. Há outros cujas mentes estão tão dadas a criticar e censurar que suscitam ressentimentos. O Cristão coloca sua mente em coisas amáveis, boas, pacientes e amorosas, ou seja, o Cristão não vê um mundo colorido ou cor-de-rosa ele vê o mundo com a visão e da cor do amor de Cristo Jesus.
6 – De boa fama; melhor dizer de boa repercussão. Há palavras baixas, falsas e impuras. Mas há também no mundo de hoje nas redes sociais frases que nem sempre trazem consigo a verdade e na maioria das vezes são usadas para alfinetar alguém. É dever do Cristão ocupar-se em dizer e ensinar algo que edifique a vida de outrem.
7 – Se algum louvor existe. Em certo sentido é verdade que o cristão jamais pensa no louvor das pessoas. Mas em outro sentido também é verdade que cada ser é movido e animado pelo louvor dos bons. Assim, pois, Paulo diz que o cristão tem que viver de tal maneira que não deseje vaidosamente nem despreze nesciamente, dando sempre valor e respeito pelos atos e atitude de outrem.
Que neste dia isto seja o porto de nosso pensar, e que o amor de Cristo Jesus seja o árbitro de nosso coração e dos nossos pensamentos.
(Molivars).