Uma só palavra guiada pelo amor que Cristo nos ensinou.

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna. (Mat 5:37). Este versículo faz parte do sermão do monte, e particularmente do sentir e da palavra dada pelo ser humano, que deve ser guiada sem juras falsas. Ou promessas que sabemos que não cumpriremos.

Jesus termina dizendo: porque o que passa disso é de procedência maligna. Aqui Jesus não se refere ao mal que nós vemos a nossa volta, mas sim do mal que carregamos dentro de nós. E para entendermos devemos voltar a gênesis na formação humana: E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gên 2:7)

Os linguistas mostram que há uma peculiaridade na palavra hebraica que é escrita na formação do homem. O termo “formou” em hebraico é Yitzer (יצר) é usado quando Deus forma os animais e a humanidade no sexto dia, porém, na criação de Adam o mesmo termo é usado, mas sua escrita traz uma peculiaridade. Pois aqui temos a mesma palavra Yitzer (ייצר) porém com uma repetição anormal da letra inicial YUD (י); e, esse fato nos leva a entender que, aqui se mostra que o ser humano carrega em seu interior, a dupla inclinação para o bem ou mal.

Isso serve para nos ensinar que aquele que busca fuga para mandamentos de Deus, ficando em cima do muro, sempre estará do lado do mal. Quem vive nesse meio termo é o tal do “morno”, ou seja “quente” ou seja “frio”, isso faz total sentido com tudo que Jesus ensina. Usando como exemplo o mandamento do amor, vemos que muitos decidem amar a si mesmo para depois amar a outrem, ledo engano, pois este jamais amará alguém, porque ele ama sempre o seu ego.

Quando Jesus diz sim, sim; não, não, Ele revela que o meio termo sempre nos leva a servir a nossa inclinação maligna. Eis a viva batalha que se trava dentro de nós, e só podemos sair vencedores se negarmos o si mesmo (Mat 16:24), e nos apegarmos com Espírito, para que seu fruto floresça dentro de nós (Gálatas 5:22-23). Sendo assim entendemos que não basta ser crentes, temos que ser discípulos de Cristo.

Então que neste dia sejamos pessoas que busca se autoconhecer, e que este autoconhecimento, nos leve a ter uma só palavra, sempre guiada pelo amor que Cristo Jesus nos ensinou.

(Molivars).

.

Molivars
Enviado por Molivars em 24/07/2021
Código do texto: T7306273
Classificação de conteúdo: seguro