OS COMEDORES

Poderia começar este artigo dizendo que se trata de aglutinadores. Aglutinadores de Doutrinas e ensinamentos a menor das Doutrinas bíblicas. Jogam para escanteio as demais Doutrinas do cristianismo e propagam somente as que são mais populares ou as que menos incomodam aqueles que preferem viver a seu bel prazer, sem terem que dar conta de nada no “último dia” ao Justo Juiz que de tudo nos pedirá conta! Mas optei por denomina-los aqui de “comedores”. São e foram eles:

Os JUDAIZANTES, na Epístola aos Gálatas e em Hebreus, só lhes interessava as obras da lei, de mérito, como se pudéssemos acumular méritos para a nossa salvação, intenção essa sem base bíblica! Alguns teólogos chegam a opinar que estes primeiros foram os antecessores do catolicismo romano, que, com seu culto bigâmico, ensinam uma duplicidade de coisas em sua teologia. Ex. Cristo e Maria, Fé e Obras; Bíblia e Tradição, etc.

Os ADEPTOS DO ROMANISMO (principalmente os ecumênicos) leem geralmente os evangelhos em suas cerimônias, mas evitam as Epístolas, onde estão o cerne da Doutrina cristã! Principalmente as Epístolas de Paulo e o evangelho de João. Falam muito em “Fazer a leitura dos evangelhos”, mas deixam em segunda oportunidade as Epístolas, como já dito. Ao evangelho de João, dizem, em seus cursos de Teologias para leigos, que João “tomou emprestadas muitas ideias dos babilônios” – assim o disse para mim um senhor católico praticante, há alguns anos! Ledo engano! Basta começar por João 1 comparando com o Gênesis 1, e então veremos que João, evangelista, lia Moisés e que este mesmo João, juntamente com Tiago e Simão Pedro, foi testemunha ocular de muitos eventos vividos por Jesus e outros tantos, ele também os viveu e relatou alguns!

Os EVANGÉLICOS EM GERAL decoram versos de suas preferências, principalmente apreciando as famosas “caixinhas de promessas”.

Os NEOPENTECOSTAIS, a partir dos teólogos liberais e neo-liberais, pregam duas ou três doutrinas (cura, exorcismo e família), desprezando as demais doutrinas do cristianismo, principalmente as que tratam da punição e do pecado. Pregam um evangelho soft, light, açucarado!

Os LIBERAIS chegam a dizer que o amor supera a lei (Torah), mas as Escrituras não nos autorizam tal distinção entre o amor e a lei, conforme diz o Dr John Stott, em seu livro “As controvérsias de Jesus”, porque, creio e digo eu, que esse referido teólogo anglicano e homem de Deus, deveria estar pensando que tal distinção não existe, porque ambos (amor e lei) se originam em Deus!

Os LEGALISTAS de antanho e os atuais, enfatizam sempre um aspecto da lei tanto que ficam parecendo com um judeu moderno.

Os CERIMONIALISTAS também salientam este ponto, não enxergando que ritos não atingem os objetivos do amor de Cristo!

Os ECUMENISTAS adotam práticas suaves e ensinam doutrinas que não se coadunam com os ensinos gerais das Escrituras, querendo sempre que todos comunguem de temas que não dá para engolir e que contrariam Doutrinas fundamentais da Palavra de Deus.

Os UNIVERSALISTAS, com a ideia de que “todos serão salvos”, verdadeiros discípulos de Orígenes e outros, pregam um evangelho sem cruz, minimizando o poder salvador de Cristo que além de salvar, há de, com sua justiça, julgar os incrédulos e os de coração duros contra a Palavra de Deus!

Há ainda MUITOS OUTROS que, tal como a locusta, devoram textos, como se fossem comprimidos que trazem alívio imediato, mas desprezam a fatia maior das Escrituras, a fim de se “alimentar” melhor e apreender seus ensinos por completo. Contentam-se com migalhas momentâneas!

J. Monteiro (ES), dezembro de 2020

Fernandinho do fórum