A SALVAÇÃO
“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". Atos 4:12
SOTERIOLOGIA E REDENÇÃO
A Soteriologia é a Doutrina da salvação. Salvação não é só o livramento da condenação do inferno. E nós não somos salvos do Inferno, do Diabo, do mundo, do pecado. Não. Nós somos salvos da Ira Divina. Nós somos salvos de Deus.
O pecado nos faz inimigos de Deus. A salvação nos proporciona vários meios de redenção [redenção é o resgate (pagar o preço) que Jesus fez por nós]. Redenção é resgate, pagar o preço, exigido pelo pecado, que é a morte do pecador. Jesus morreu no nosso lugar.
Redenção é auxilio proteção que livra da situação difícil, salvação. Então na salvação, Deus nos salva Dele mesmo.
Salvação é o resultado da redenção efetuada por Jesus. Redenção é o meio que Deus proveu para nos livrar do pecado. A salvação foi planejada por Deus, realizada por Jesus (Ele morreu na Cruz no nosso lugar) e agora aplicada pelo Espírito santo.
A salvação tem três aspectos: justificação, regeneração e santificação.
JUSTIFICAÇÃO
Justificação é um termo jurídico, que fala da quebra da Lei, da transgressão da Lei, do passar do limite, da desobediência.
O homem ao aceitar Jesus é declarado justo. Deus é o juiz, Cristo o advogado de defesa e o homem é o réu.
Na justificação Deus colocou seu Filho no lugar do homem pecador, que se arrepende. Jesus morreu voluntariamente por nós, não obrigado.
Agora, eu preciso então aceitar isso pela fé e viver uma vida digna para Cristo.
REGENERAÇÃO
A regeneração é um termo (idéia) relacionado com família. Regeneração fala da inclusão na família divina. É um ato interior, o pecado na alma é tratado pelo Espírito Santo. É a nova vida em Cristo, o novo nascimento. O lado externo da regeneração é a conversão, aquilo que o mundo vê em nós, ou percebe. A regeneração, o novo nascimento, é a causa, o que o mundo não vê. A conversão, o que o mundo vê, ou percebe, é o efeito.
O que ocasiona a regeneração não é a justificação, mas a vida em Cristo. A regeneração muda a nossa natureza, o que vai deixando de amar o pecado e vai amando a santidade. Quando aceitamos a Jesus, chegamos à Ele totalmente pecadores, cobras venenosas, escorpiões venenosos, assassinos em potencial. A obra da regeneração, que é a transformação da nossa natureza nos vai transformas de cobras, de escorpiões, de assassinos, em ovelhas, santa. Isso leva tempo e de vez em quando o escorpião aparece, a cobra se rebela e quer picar alguém, a ovelha some e dá lugar a um assassino em potencial.
A regeneração muda a nossa condição, de servo, de escravo do pecado, para filho de Deus.
SANTIFICAÇÃO
Na conversão e regeneração, a santidade de Cristo, de Deus, passa a ser a nossa santidade. A santidade é agora e ainda não. Somos declarados santos, mas vamos aprendendo a ser santos. Somos declarados santos, quando aceitamos a Cristo, mas na pratica vamos sendo santos. Santidade é consagração, ir se separando para Deus.
PRECISAMOS ESCLARECER ALGUNS PONTOS
Jesus quer salvar todo mundo? Sim. Mas todo mundo será salvo? Não. E quem será salvo? Só os que aceitarem a Cristo e viverem uma vida em Deus.
Crente pode perder a salvação? Sim, se abandonar a Cristo.
Já somos santos, regenerados e convertidos? Não. Por quê? Porque estamos em construção. Nós estamos aprendendo a ser santos, a nos consagrar, a evitar o pecado.
Crente pode dar uma escorregada, cair no pecado, sair da Graça, pecar, de novo? Sim. Mas agora que caiu, vai ficar caído? Levanta.
Já somos regenerados? Nossa natureza já mudou? Não, nós estamos em construção.
Novo nascimento, regeneração, nova vida, transformação da nossa natureza, é obra para a vida toda. De vez em sempre, queremos uma escada para descer da cruz.
E por que não estamos ainda totalmente santificados e regenerados, a nossa conversão, o que vêem em nós, o que o mundo vê, ainda não é bom e perfeito.
Nós estamos nos convertendo. De vez em quando nos rebelando. De vez em quando acertando.
Por isso tudo, perdoe o irmão que ainda não é santo, convertido, regenerado. Por isso perdoe e se perdoe. Peça perdão a Deus e se levante. Peça perdão quantas vezes for necessário. Mas se levante. Não aceite o pecado. Não aceite perder a salvação.
Esboço pregado na igreja Ministério Nação Santa, SP, Jdm Maristela, no dia 10/07/2021
Amém
Fique na paz