Ira e Omissão

II Samuel 13 nos conta que Amnom, filho do rei Davi, estuprou sua irmã Tamar, e o rei não fez absolutamente nada. Outro filho do rei, Absalão, decidiu tomar partido da situação e matou seu irmão, vingando Tamar, o que foi seu primeiro ato de rebeldia que culminou na guerra civil descrita nos capítulos seguintes.

Segundo Deean Grant (2008), a passividade de Davi ilustra a concepção bíblica de que a ira paterna em relação aos filhos é relativamente benigna; mais adiante, vemos o próprio Davi passar a mão na cabeça de Absalão também. Nisso podemos fazer uma distinção entre a raiva e o ódio. Aquele que se ira, como Davi, embora deseje justiça, às vezes perdoa; enquanto aquele que odeia planeja a vingança, deseja a destruição. A ira busca reparação, o ódio busca a morte. A ira não impede o relacionamento - Davi continuou se relacionando com Amnom e Absalão mesmo se irando contra eles, e chorou amargamente quando ambos morreram -, mas o ódio leva à separação. A ira pode ser divina e santa, mas o ódio é sempre pecaminoso e diabólico.

Isso não significa que Davi não tenha errado em sua atitude para com Amnom. A justiça demandava que ele fosse morto. Davi parece não ter nem ao menos repreendido seu filho pelo que fez. O erro de Absalão não foi ter tirado a vida de Amnom, pois esse era o castigo merecido, mas foi ter feito justiça com as próprias mãos. Ele deveria ter demandado ao rei, a quem cabia julgar o caso, que ele intervisse, e não ter se colocado na posição de juiz, juri e carrasco.

A omissão de Davi tornou um problema que já era grave em algo pior ainda. O amor não pode nos impedir de fazer o que é certo. Ao reprimir sua raiva e negligenciar a punição daquele que violou a dignidade de Tamar e a autoridade do rei, ele mesmo pediu que sua autoridade fosse violada novamente por alguém que decidisse que aquela situação não deveria ficar daquele jeito. Quando uma autoridade não exerce apropriadamente o seu papel, naturalmente outros vão tentar assumir o seu lugar.

GRANT, Deena. Divine anger in biblical literature. 2008. Tese de Doutorado. New York University. Disponível em: <https://search.proquest.com/openview/f3d92b2b0408cc3586f22ed7e78db7e2/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y>.

HILL, Fiona D. Disarming the Bible-Bashers: Claiming the Bible for Australian Abuse Survivors. 2009. Tese de Doutorado. Disponível em: <https://repository.divinity.edu.au/32/1/Fiona_Hill_PhD_thesis.pdf>.