DOIS PRA LÁ... DOIS PRA CÁ !

OBS: o texto abaixo estava escrito faziam já alguns dias quando me veio às mãos a obra "GNOSE - Estudos Esotéricos", como complemento (ou quase em oposição) ao livro "Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido". No "Gnose", seu Autor argumenta que a TEOCALIA, anterior a Teosofia, seria uma doutrina quase secreta, surgida nos mosteiros "da Grécia, Rússia e outros locais", mas que não era desconhecida. (pag. 7) Como essa "moda maluca" do COPYRIGTH nos impede de REPRODUZIR uma frase sequer dos livros atuais, por ironia do Destino o Conhecimento contido no citado livro continuará... DESCONHECIDO ! Posso afirmar apenas que seu Autor, Boris Mouravieff, defende que a Ciência -- toda essa tecnologia que nos rodeia -- não pode ignorar a Religião (?!) e que a Morte continua sendo o grande dilema do Homem, em todos os tempos.

O "SER acima do Ter" e até do Existir deveria ser a meta espiritual de cada um, o que não sucede em quase ninguém. Para quem liga para datas (?!) a TEOCALIA precede a Teosofia, mas ambas são posteriores a religiões mais antigas, tanto que Jesus é citado por vezes como um dos essênios, pensadores da época. Resumindo a obra, somos feitos de 3 partes: a dos instintos, a dos sentimentos e "a Vida propriamente humana, caracterizada pelo pensamento e pela palavra". (pags 24-25, edit. ÍCONE, 1995, SP, série Ocultismo)

Assim, mantenho meus escritos (abaixo) sem alteração, incluídos os "equívocos", como prova de que a procura da Verdade jamais finda, pois esta MUDA a cada minuto... e que, no final, TUDO tem uma explicação ! Portanto, não culpe Deus pelos desatinos da Humanidade, causados pela ação do INSTINTO sobre a Razão, o coração, a CONSCIÊNCIA !

(NATOAZEVEDO, em 24/junho 2021)

***************

DOIS PRA LÁ... DOIS PRA CÁ !

"O que somos é consequência

do que pensamos" ! - BUDA

(Sidharta Gauthama)

Chegamos aos tempos -- nessa decantada "Era da Comunicação" -- dos "símbolos" como resposta, como argumento, réplica ao "post" de outros. Por conveniência, preguiça ou por "falta de argumentos" quase todos recorrem às carinhas, mãozinhas, palminhas ou "cocôzinhos", (emoticons) entre outras figuras ridículas. Eu "adoro" o bonequinho amarelo de "olhos arregalados"... a tal expressão de surpresa "SERVE" para quase tudo: gostando ou detestando o "post", concordando ou discordando, posto meu bonequinho porque -- se disser o que realmente penso -- posso até perder o amigo. Chegamos ao estágio "Era das Cavernas" DE TRIBOS... vestem-se, pensam e agem da mesma forma, ou NÃO FICAM no grupo ! Logo, uma mãozinha ou "carinha" RESOLVE vários problemas. Ainda prefiro "perder um amigo" (da parte dele, não da minha, meus amigos são para sempre !) e dizer o que penso, embora isso seja o oposto do que quer ouvir.

Para meus rabiscos sobre 'Filosofia" -- assunto que "arranho" -- recebo comentário de que a mesma "desagua" (nos leva ?) em algo nem tão antigo, a TEOSOFIA. Confesso que, como sacristão na infância e seminarista na juventude, ouvi falar muito de Teologia, estudo dos dogmas, preceitos, mandamentos, costumes e rituais da Igreja cristã, adiante Católica Apostólica. O Romana veio por conta de um certo I Concílio, que MUDOU a face e as entranhas da Religião até então Judaica, nascida na Galiléia do Jesus Nazareno. Pela declaração do leitor (E. Alex.) conclui-se que a Teosofia o melhor dos vários Estudos inclinados a pensar sobre o ser dito humano, sobre sua alma, (se crer nisso) e suas aspirações e sonhos. Porém, me parece que o Teosofia (do grego "theos sophos") "só pensa em Deus", a vida terrena mal cabe em suas preocupações, SUPONHO, que nada li especificamente do assunto.

Esse texto findaria por aqui, afinal confesso que nada sei dos conceitos que defendem E ATÉ PROVAM a existência de Deus, sua onisciência, onipresença, infalibilidade, "ONITUDO" ! Pela páginas da Bíblia Jeovah "confessa" TER ERRADO várias vezes, contudo qualquer argumento contrário a onisciência é refutado com a alegação de que os fatos se tratam de... METÁFORAS ! Isso explicaria "quase tudo", menos a presença na Terra de "fantasmas", almas penadas, defuntos que vagam em nosso "universo" ao invés de estarem num dos 3 Céus ou no antigo Hades. Também não nos esclarecem sobre o "Deus da Morte" do Antigo Testamento !

TEOSOFIA,, segundo Dicionário de 1986 -- "cópia" do que tive em 1965, ainda no Seminário Menor -- é "Ciência de Deus"; qualquer das várias Filosofias ANTIGAS e modernas que professam alcançar o conhecimento de Deus" (pelo êxtase espiritual), completa a definição, conclusão que não se sabe de onde o Autor tirou. Então, SEM ÊXTASE não haveria "conhecimento de Deus" ?! Todos esses bilhões de cristãos de "meia dúzia" de Denominações -- ortodoxos gregos e mórmons, entre várias outras -- não teriam CONHECIMENTO de Deus ?! Fica a DÚVIDA, a pergunta !

O sr. Ed... não me garante ser a TEOSOFIA mais SÁBIA que os escritos e discursos de Platão e Sócrates, mais esclarecedora que os axiomas do persa Zoroastro (para alguns Zaratustra) e de Confúcio, este tão antigo quanto aquele, ou das sentenças filosóficas do livro dos Vedas, com 5 MIL anos. Se as "Filosofias antigas" SÃO MAIS ANTIGAS que a Teosofia -- e são, a dos Vedas e possivelmente dos persas -- foram elas que "serviram" à Sabedoria contida na Teosofia, e não o oposto. Judeus foram prisioneiros de diversos povos, por um tempo imenso (80 anos só na Babilônia ou na Pérsia) e sua Religião assimilou até involuntariamente pequenas partes das práticas sacras e das doutrinas desses povos.

A Teosofia (estudo dos temas sagrados) explica muita coisa, a partir dos conceitos evoluídos dos pensadores cristãos como São Tomaz de Aquino e Santo Agostinho, nos primeiros séculos da Religião na Europa. Lamentavelmente, há impasses que nem uma nem outra vencem.

-- "Creiam em Mim como Eu sou, em ESPÍRITO e Verdade" !, declarou Deus, porém ao criar Adão "como sua imagem e semelhança" deixa entrever que não seria só "fluído etéreo". Qualquer fiel "terrivelmente evangélico" retrucará no ato:

-- "Foi uma metáfora, Deus não permite imagens de Si, Êle as condena" !

-- "Então, Deus MENTIU ao fazer a afirmação de que o ser de nome Adão seria semelhante ao Criador" ?!

Tal pergunta NÃO EXISTIRIA para a Teosofia, cuja Doutrina é feita para ser aceita "sem questionamentos". "Quem não tem DÚVIDAS não evolui"... sentenciou o mais genial artista que passou pela Terra, Leonardo da Vinci ! O ex-legionário romano Saulo, depois apóstolo, "fez poucas e boas" para divulgar o Evangelho. É válido isso ? A disputa entre Jeovah e Satanás pela vida do pobre Jó é um absurdo, até como "metáfora": o fiel teve seus bens roubados, a vida dos filhos ceifada, a saúde destruída, tudo para PROVAR sua fé... "ressuscitaram lhe" filhos e a esposa ? Diz a Bíblia que RECEBEU TUDO em dobro... tudo o quê ?!

Infelizmente não temos mais um Voltaire para apontar o cinismo e a crueldade do Mundo, "aconselhando" (?!) "trabalhar sem raciocinar, é o único meio de tornar a Vida suportável". Quando um sacerdote o visitou já moribundo, o escritor famoso questionou quem o enviara.

-- "Vim em nome de Deus" !, respondeu o frade.

-- "Você trouxe as credenciais d'Êle" ?!, replicou, dispensando a extrema-unção.

"Creio no Deus que criou os homens, não no Deus que os homens criaram, teria declarado. Talvez Buda (556 / 476 AC) esteja ainda mais perto da Verdade: "o Homem deve se tornar seu próprio Mestre, sem inspirações divinas ou poderes sobrenaturais" ou, em outras palavras, se teus conceitos "vêm do Outro", você se torna o outro, não você mesmo ! "Não acreditem numa coisa só porque é dita e repetida por muita gente (ou...) só pelo testemunho de um sábio antigo" ! A escolha é de cada um... faça seu próprio Caminho" !

"NATO" AZEVEDO (16/junho 2021, 22hs)