A fé perdida e vivida

🦋A transformação de uma visão metafísica da fé para uma visão vivida, experienciada da psique, não é algo simples e fácil. Entre essas duas visões há que se considerar o que envolve um processo de transformação - desconstrução de crenças, questionamentos sobre o que está estabelecido e tão certo dentro de nós. E isto implica em envolvimento com aquilo que diz ser a fé de um modo geral. Só de pensar nisso, já sentimos, certo temor. Afinal, aprendemos que "as coisas de Deus" não se questionam, não se envolve a tal ponto com a fé ou ainda que isso, é apenas coisas do ego, como se este não fosse bem vindo na criação.

🦋Antes de mais nada, sim, nossas ousadias vem do ego que se impõe normalmente, para fazer sua travessia de descoberta e em meio a travessia vai confirmando certas coisas e outras vão se transformando. E é nessa transformação (descrita aí em cima) que sentimos as derrocadas desse ego e sua sutilização ou ainda, o nascimento de uma nova consciência. É assim que nos transformamos e é assim também que um ego imaturo, acredita que Deus pune. Afinal, é nessa travessia que vivemos nossos conflitos e nos deparamos com as divergências internas e externas. E esses conflitos, geram inúmeras emoções e acreditamos que estamos sendo punidos por uma força maior, afinal "mexemos com as coias de Deus". Mas, na verdade estamos caminhando rumo a uma consciência maior e todo parto, tem dor (desconforto). Não, não é sem dor. E Deus ou como queiram chamar estará lá a nos reger, justamente para esta travessia. Quem sofre é o ego, o eu primitivo que éramos ou estamos deixando de ser, para esse "eu maior" que nasce através da consciência.

🦋Então, suportar tudo isso é bastante difícil. E aí entra um momento que pode ser retratado pela fala de Edinger (na imagem): "vale escuro, o vale da fé perdida, da alienação, da falta de sentido e do desespero". E eu colocaria este último, como desesperança, para ficar mais claro.

🦋Sim, é muito difícil mesmo questionar "as coisas de Deus" - e não incentivo a ninguém fazê-lo sem que tenha consciência disso - e por isso, para quem está sustentado em sua fé, o ponto de vista da psicologia humana, entra como complemento. Agora para aqueles que de alguma forma já passou ou está passando por esse "vale escuro da fé perdida", pois estes existem, certamente, o ponto de vista psicológico é um salva-vidas. Salva-vidas porque pela psicologia você tem a oportunidade de ressignificar aquilo que era "distante" de você em relação a fé e poderá experienciar essa fé, em si mesmo.

🦋Para mim é como descobrir a "sua fé original". Porém, há que se ter ciência da grandiosidade disso, pois, estamos falando de algo que envolverá além do racional ou mental, mas paradoxalmente, este racional, será fundamental para sustentar esse processo. Portanto, iremos precisar de muita força egoica para o nascimento dessa nova consciência. E realizar isso sozinho, nem sempre é possível. E há quem esteja vivendo isso por aí, saiba disso.

🌹Kátia de Souza - 15/05/2021 - reeditado em 27/06/2021___✍

Texto protegido em seus direitos autorais

PÁGINA NO FACEBOOK: Psiquê - Alma e Conhecimento - Kátia de Souza

BLOG Arcanos da Musa: arcanosdamusa.blogspot.com

ATENDIMENTOS ON LINE: (48) 9.9624.6527 (Whatsapp)