O amor e a Paz de Cristo Jesus como árbitro de nossos corações.

Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. (Col 3:15). A palavra usada no grego aqui é: “ειρηνη eirene”, Para o Cristão primitivo esta palavra encerrava em si, o estado tranquilo de uma alma que tem certeza da vida eterna no seio do Pai através de Cristo, sendo assim segue sem temor das coisas do mundo, imerso no amor de Deus e contente com a sua porção terrena, não importando a classe desta porção.

Se faz bem entender que aqui a paz citada não é a que vem do latim (Pax), que se faz pela ausência de ações ou conflitos, ou seja, a paz inativa. Esta paz, vem como consequência um vivo relacionar com o Espírito Santo, que faz gerar dentro de nós o seu fruto, a paz “ειρηνη eirene é um aspecto do Fruto do Espírito; ver; (Gál 5:22). Essa é a paz que inicia no interior de cada indivíduo e se propaga por tudo e por todos os seres cessando os conflitos universal, pois traz tudo aos pés do árbitro amoroso que é Jesus Cristo.

Aquilo que Cristo produz no indivíduo, também fará em todas as esferas, em toda da criação e entre todos os seres inteligentes. É a paz, que atua entre nós como um árbitro; e deve ser o fator regulador de toda a nossa existência, e será se vivemos submersos no Amor de Cristo, amor que serve mais quê, compreende mais quê e perdoa mais quê, agindo assim jamais entraremos em guerra nem conosco e tão pouco com o próximo.

Há também neste versículo outra palavra de suma importância, que aqui foi traduzida por juiz, esta palavra no grego é: “βραβευω brabeuo”, segundo os linguistas o verbo que aqui se emprega pertencia à arena dos campos atléticos: é a palavra que se aplicava ao árbitro que com sua decisão restabelecia a ordem em caso de disputa.

Se a paz de Jesus Cristo for o árbitro no coração de cada ser humano então, quando entrarem em conflito os nossos sentimentos e quando formos arrastados em duas direções ao mesmo tempo; quando as adversidades se apresentarem e em meio a guerras, pestes, pragas ou pandemias. Se a paz eirene for o árbitro de nossos corações saberemos como agir e não seremos levados pelas reações das baixas emoções.

E quando o gracioso e fraternal amor cristão estiver em conflito em nossos corações, devido a emoções tais como: ira, rancor, irritação, ganância, orgulho, inveja, preconceitos ou com atitudes e sentimentos egocêntricos que nos levará a atos e a um sentir anticristão, ela guiará pelo caminho do amor, que é ladrilhado pela doce harmonia que nos levará a paz, e então executaremos o projeto da unicidade amorosa de Deus tal como deve ser.

E, o amor de Deus se fará mais vívido e presente na terra, em cada canto e em cada ser que cruzar os nossos caminhos. Então que neste lindo dia que se inicia deixemos que o amor de Cristo seja o árbitro de nossos corações e a paz que excede a todo entendimento fará do nosso dia o melhor dia de toda a nossa existência e será com certeza, um bom dia. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 17/06/2021
Código do texto: T7280578
Classificação de conteúdo: seguro