Por um Sacramentalismo Batista

POR UM SACRAMENTALISMO BATISTA

C. H. Spurgeon pregou em 1854 um interessante sermão contra a doutrina da regeneração batismal – o ensino de que o batismo seja o Novo Nascimento descrito na Bíblia, necessário para a salvação, e meio pelo qual nos tornamos membros de Cristo, filhos de Deus e herdeiros do Reino dos Céus. Seu texto-base foi justamente um versículo usado para argumentar que o batismo salva: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.16).

Para Spurgeon, o ensino do texto é que o batismo sem a fé não salva ninguém. Quem não crer, sendo ou não batizado, não pode ser salvo. Segue-se que o batismo não salva o incrédulo; seja ele batizado por imersão ou aspersão, na infância ou na idade adulta, se não for levado a colocar sua confiança em Jesus Cristo, se permanecer descrente, será condenado.

Outro argumento interessante usado pelo pregador é que os fatos contradizem a doutrina da regeneração batismal. A maioria das pessoas que foram batizadas simplesmente não demonstraram nenhuma evidência de que nasceram de novo, de que são membros de Cristo ou herdeiros do Reino de Deus. Por que o batismo não parece ter tido nenhum efeito sobre a maioria das pessoas?

Baseado nisso afirma-se que o batismo em si mesmo não causa exatamente a salvação, a regeneração, a lavagem dos pecados, e todas as coisas grandiosas que as Escrituras afirmam sobre ele, já que sem fé ninguém pode ser salvo. É o batismo recebido com fé que pode fazer alguma coisa. Nesse sentido, para Spurgeon, o batismo para o crente representa a lavagem do pecado; não é literalmente isso, mas um símbolo externo e representação do que é feito pelo poder do Espírito Santo naquele que crê em Cristo. O batismo é uma confissão de fé: o soldado de Cristo colocando seu uniforme.

Uma das marcas da tradição batista é justamente a negação de algum poder no batismo por si mesmo. Entretanto, existe uma minoria de batistas que podem ser considerados “sacramentalistas” – eles negam que o batismo faça alguma coisa sozinho, mas entendem que ele é mais do que um símbolo, que pode ter efeitos reais se recebido com fé, o que uma criança ou um incrédulo não podem fazer. Parece-me que esse ensino permite uma dialética eficaz entre a forte tendência na história da Igreja em valorizar o batismo e a preocupação de outras tradições de não substituir a salvação pela fé por qualquer outra coisa. Afirmamos, nesse sentido, que só a fé salva, mas a fé utiliza meios para obter a graça divina, como o batismo.

Nesse sentido, a Confissão de Fé Batista de 1689 diz, em termos claros, que pela "administração do Batismo, a Ceia do Senhor, a oração e outros meios designados por Deus, a fé é aumentada e fortalecida" [14.1].

CONFISSÃO DE FÉ BATISTA DE LONDRES DE 1689. Disponível em: <http://www.monergismo.com/textos/credos/1689.htm>

JORGENSON, Cameron H. Bapto-Catholicism: recovering tradition and reconsidering the Baptist identity. 2008. Tese de Doutorado.

SPURGEON, Charles Haddon. Baptismal Regeneration. 05 de junho de 1864. Disponível em: <https://www.spurgeon.org/resource-library/sermons/baptismal-regeneration/#flipbook/>.