Falta de conhecimento, a tragédia do povo de Deus

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. (Oseias 4:6)

Uma das grandes tragédias de Israel, o povo de Deus, foi a sua falta de conhecimento. Não conheciam ao Senhor, seu amor, sua longanimidade, sua fidelidade e nem suas promessas.

O que prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, há violência e homicídios. (Oseias 4:2)

O profeta Oseias teve a dura tarefa de anunciar o estado decadente do povo, sem se esquecer é claro de quem deveria instruir o povo para que não chegasse a esta condição, os sacerdotes.

Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei...(Oseias 4:6)

A falta de temor e zelo dos sacerdotes, levou todo o povo de Deus, a completa derrota espiritual.

E quanto maior é o número de sacerdotes, maior também é o número de pecados que cometem, por isso vou fazer a glória deles virar desgraça. (Oseias 4:7)

Você já deve ter ouvido no meio evangélico que a igreja é a cara do pastor. O que querem dizer realmente com isso eu não sei, talvez uma tentativa de simplificar o que Oseias disse:

Por isso, como é o povo, assim é o sacerdote, castigá-lo-ei pelo seu procedimento e lhe darei a pago das suas obras. (Oseias 4:9)

O profeta está proferindo uma sentença contra os sacerdotes e contra todo o povo de Deus, como resultado da negligência dos sacerdotes e do comodismo do povo. Não há nenhuma tentativa de elogio aqui.

Ao ligarmos este texto à igreja, isso deveria na verdade nos trazer temor e algumas reflexões:

O pastores estão ensinando e pregando as escrituras? Tenho aprendido corretamente a palavra de Deus? Tenho crescido no conhecimento de nosso Senhor?

Malaquias 2:7 diz: Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar instrução, porque ele é mensageiro do Senhor.

Mas não era o que acontecia, eles se desviaram e todo o povo se desviou junto.

Mas vós tendes desviado do caminho, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos. (Malaquias 2:8)

A tragédia de Israel foi sua negligência para com as escrituras, e ela se iniciou com os sacerdotes e contaminou todo o povo.

Como disse C.H Spurgeon: Há pastores que conhecem mais de vara de pescar do que da palavra de Deus.

Ele ainda tem razão, há pastores se ocupando de muitas coisas seculares, e rejeitando o conhecimento bíblico, eles deveriam ser um arauto da verdade e uma inspiração para o povo, mas são péssimos exemplos e muitos os seguem.

Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. (Mateus 22:29)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 12/06/2021
Código do texto: T7277253
Classificação de conteúdo: seguro