Vidas Regeneradas

Pois vocês, pela viva e eterna palavra de Deus, nasceram de novo como filhos de um Pai que é imortal e não de pais mortais. (1 Pedro 1:23 NTLH)

O novo nascimento não é um assunto que os cristãos gostam muito de abordar, muito menos estudar.

Mas esta é uma das questões mais importantes do cristianismo. O próprio Jesus disse:

“Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. (João 3.3)

As palavras de Jesus são uma resposta ao que Nicodemos disse sobre o próprio Jesus.

Rabi, todos nós sabemos que Deus enviou o senhor para nos ensinar. Seus sinais são provas de que Deus está com o senhor. (João 3:2)

Sim, Nicodemos estava certo, além de vir para dar a vinda pelos nossos pecados, Jesus veio para nos ensinar tudo que precisávamos saber sobre uma vida com Deus, e isso inclui o novo nascimento.

Nicodemos sendo mestre em Israel deveria ter entendido, mas não entendeu. Jesus estava lembrando o Profeta Ezequiel.

Eu lhes darei um coração novo e porei dentro de vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei dentro de vocês o meu Espírito e farei com que andem nos meus estatutos, guardem e observem os meus juízos. (‭‭Ezequiel‬ ‭36:26,27)‬‬‬

A troca de coração significa mudança de mente, de caráter, de atitude, de costume, do modo de ser, de sentir e de agir de uma vida regenerada.

Entao, não é suficiente eu e você dizer: “Eu faço parte de uma igreja cristã, então, já nasci de novo”.

Infelizmente, milhões de cristãos nominais não manifestam nenhuma das características e sinais de serem pessoas regeneradas, baseado nos sinais e características que a Biblia nos apresentam.

O apóstolo João, que nos relatou a conversa de Jesus com Nicodemos, também escreveu em sua primeira carta as características que é a base para sabermos se alguém já passou pelo novo nascimento.

João afirma: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado”. (1João 3:9)

A pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, não comete o pecado como um hábito. Seu novo coração não encontra satisfação em tais práticas pecaminosas, ela foge delas. O pecado tornou-se para a pessoa nascida de novo uma coisa abominável.

João afirma: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus”. (1João 5:1)

A pessoa nascida de novo, ou regenerada, crê que Jesus Cristo é o único Salvador por intermédio de quem a sua alma pode ser perdoada.

João afirma: “Todo aquele que pratica a justiça é nascido de Deus”. (1João 2:29)

A pessoa nascida de novo, ou regenerada, busca viver em santidade. Ela se esforça para viver de acordo com a vontade de Deus, praticando aquilo que lhe agrada e evitando aquilo que Ele odeia.

O objetivo e o desejo da pessoa regenerada é amar a Deus, com todo o seu coração, alma, entendimento e força, e amar o próximo como a si mesmo.

João afirma: “Sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos”. (1João 3:14)

A pessoa nascida de novo, ou regenerada, tem um amor especial por todos os irmãos em Cristo. Eles são os filhos e filhas de Deus. Portanto, o regenerado não pode deixar de amá-los.

João afirma: “Todo o que é nascido de Deus vence o mundo”. (1João 5:4)

A pessoa nascida de novo, ou regenerada, não ama o mundo, então, não torna o padrão do mundo como seu padrão de vida. Ela não é escrava dos costumes do mundo, é serva de Cristo, e seu objetivo principal é agradar a Deus.

João afirma: “O que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo”. (1João 5:18)

A pessoa nascida de novo, ou regenerada, se esforça para manter-se limpa do pecado e de tudo que possa induzi-la a praticá-lo. Ela será sempre cuidadosa a respeito das suas companhias, sabe que as más conversações corrompem o coração.

Abordamos aqui seis características na vida de uma pessoa regenerada, claro que há muito mais na palavra de Deus.

As pessoas são diferentes, então algumas dessas características são mais visíveis em algumas do que em outras, e raramente veremos essas características se manifestarem na mesma proporção em uma única pessoa.

Para finalizar, João também deixou uma resposta sobre aqueles que deixaram a comunhão da igreja e nunca mais voltaram.

Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos. (‭‭1 João‬ ‭2:19)‬ ‭‬‬

Sim, é possível e muito triste, que alguém possa frequentar uma igreja, seja batizado nas águas, se torne até um pastor e nunca tenha nascido de novo.

Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. (João‬ ‭3:7‬)

Já que todos nós nascemos da carne, é necessário nascer do Espírito para fazer parte de seu Reino.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 06/06/2021
Código do texto: T7272841
Classificação de conteúdo: seguro