Discípulos Cheios do Espírito Santo

Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: (Atos 4:7)

Como nos alegra ver que o mesmo Espírito que os apóstolos receberam, nós também temos recebido.

Jesus disse: Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará um outro "Paráclito", consolador, defensor, advogado, a fim de que esteja sempre convosco. (João 14:16)

Ele é uma pessoa divina, igual ao Pai e ao Filho, igual em poder, majestade e glória. Ele esta associado ao Pai e ao Filho na ordenança do batismo; pois somos batizados em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Ele também está associado ao Pai e ao Filho na bênção apostólica: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. (2Corintios 13:13)

O Pai é uma pessoa? Assim é o Espírito Santo. O Pai é divino? Assim é o Espírito Santo, e ele tem direito à adoração, glória e honra da Igreja, igualmente com o Pai e o Filho.

Quando ele toma posse do crente, ele o transforma em templo e o consagrada para o serviço divino.

Conforme o texto bíblico, assim estava Pedro, cheio do Espírito Santo, e como um vaso cheio não se pode tirar líquido diferente daquele que nele foi colocado, assim nós somos do que estamos cheios.

Se estamos cheios de álcool, estamos embriagados, se de demônios estamos endemoniados, e se alguém estiver cheio do Espírito Santo, será um santo falando as escrituras e testificando de Jesus. (João 16:13-15)

Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que está são diante de vós. (Atos 4:10)

Um homem cheio do Espírito Santo, tem como objetivo proclamar o nome de Jesus, aquele que foi crucificado e ressuscitou.

Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. (Atos 4:11)

Temos por Pedro a interpretação do Salmo 118 : 22-24, também mencionado nos evangelhos (Mateus 21: 42, Marcos 12:10, Lucas 29:17).

Pedro cheio do Espírito Santo, afirma ser Jesus a pedra principal rejeitada pelos judeus. Com Pedro concorda outro homem cheio do Espírito Santo, Paulo faz a mesma declaração quando escreveu aos Efésios 2:19,20 e aos Coríntios 1 Coríntios 3:10,11.

E, em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)

Pedro, cheio do Espírito Santo, declara Jesus como único, suficiente e eterno salvador.

Ele é verdadeiramente o único que pode salvar, Ele desceu dos céus à terra, cumpriu a lei e satisfez a justiça divina, o que outro homem jamais poderia fazer.

Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam e tinham conhecimento que eles haviam estado com Jesus. (Atos 4:13)

Podemos dizer que um homem cheio do Espírito Santo, por suas palavras e atitudes convencem que são discípulos de Jesus, assim como os apóstolos convenceram o sinédrio.

Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus. (Atos 4:19)

Como se enganaram os que julgavam nossos irmãos, pensaram que poderiam amedrontar e calar aqueles homens que estavam cheios do Espírito Santo.

É impossível que isso aconteça com aqueles que foram escolhidos e para isso foram cheios do Espírito Santo.

Quão decepcionados ficaram seus perseguidores quando verificaram que em vez de se calarem, eles falaram corajosamente.

Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. (Atos 4:20)

Nós também podemos falar de Jesus e suportar todos os sofrimentos, através do poder do Espírito de Deus.

Esse poder é exatamente o que a Igreja de hoje precisa para anunciar a Jesus como aquele que foi morto e ressuscitou; o acima de todo nome; o Senhor e Salvador.

Deus enviou o Espírito Santo para permanecer com a Igreja para sempre. Esse Espírito maravilhoso, que veio no Pentecostes, nunca deixou a Igreja, e nunca a deixará.

Lembre-se sempre da exortação do Apóstolo Paulo: "enchei-vos do Espírito" (Efésios 5:18)

E reflita nas palavras de James Smith (1802-1862), grande homem de Deus.

"Aquilo que é o nosso maior privilégio, é aqui mencionado como se fosse nosso dever. De fato, privilégios sempre implicam deveres, e deveres supõem privilégios".

E concluo: Estejamos sempre cheios do Espírito, porque Ele está sempre pronto a nos usar e nos abençoar.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 06/06/2021
Código do texto: T7272638
Classificação de conteúdo: seguro