A verdade que Presidente ainda não conhece

....e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)

João 8:32 é um versículo bem conhecido do povo brasileiro. Desde a campanha eleitoral, o candidato e agora Presidente da República tem usado este versículo bíblico como uma forma de mostrar sua suposta liberdade.

Eu creio que ele esteja falando de uma suposta liberdade política, porque não posso dizer que vejo uma mudança em sua vida que prove ser ele um discípulo de Jesus.

Porque foi sobre ser seus discipulos que Jesus falou aos judeus sobre a verdade que liberta.

Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. (João 8:31)

Esta liberdade de que fala Jesus, não é uma obra do acaso, não é uma mágica, muito menos o decorar um versículo, mas um permanente conhecimento e pratica de seus mandamentos.

Os judeus julgavam nunca terem sido escravos de ninguém, logo não tinham do que se libertar. Isso não é verdade, porque foram cativos em Babilônia e naquele momento estavam sujeitos ao império Romano.

Este conceito ainda é usado pela maioria das pessoas como justificativa de quem sempre foram livres.

Mas Jesus se referia a outra escravidão. “Todo o que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34), disse. Todo aquele que vive na pratica do pecado é um escravo, e não conhecendo a verdade, não pode se tornar livre.

Por não conhecerem a verdade, obviamente que nunca serão verdadeiramente discipulos de Jesus.

"Conhecereis a verdade", disse Jesus. E qual é a verdade que conheceremos?

A verdade que teremos por conhecer a Jesus nos permite estabelecermos corretamente nossa escala de valores.

Não é uma questão sobre quem são as pessoas, se elas são boas ou más, é conhecer a verdade da minha condição pecadora diante de Deus.

Aparentemente o presidente tomou Joao 8:32 como um jargão político e não para conhecer a sua natureza, que ele é um pecador e precisa de um salvador.

Um versiculo isolado pode ser pretexto como justificativa para o que as pessoas bem quiser. Algumas seitas existem por causa desta pratica.

Joao 8:32, não pode ser usado como uma frase de efeito, muito menos para uma declaração de uma suposta superioridade de conhecimento.

Sabemos que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. (1 Jo 5:20)

O Apóstolo João, que legitimamente foi um dos discípulos de Jesus, nos ensina o processo pelo qual passou para ser verdadeiramente livre.

Enquanto João e seu irmão Tiago, somente criam que Jesus era o Filho de Deus, desejam sentar ao lado de Jesus em um suposto reino terreno (Marcos 10: 37), e como relatou Lucas , eles estavam dispostos a orar para que os samaritanos que rejeitaram a Jesus fossem mortos pelo fogo (Lucas 9:54).

Isso nos ensina que crer é somente o primeiro passo para se tornar uma pessoa livre, mas que é necessario ter entendimento e conhecimento daquele que é o verdadeiro Deus, para assim ser realmente livre, livres a ponto de ser imitadores de seu mestre.

Os filhos de Zebedeu como também João e Tiago eram conhecidos, tornaram-se em novos homens; o desejo de sucesso e ódio pelos Samaritanos, deram lugar a homens humildes e amorosos.

Tiago por seu poderoso testemunho de vida, foi o morto a espada por Herodes (Atos 12:2), e João é conhecido até hoje como o Apostolo do Amor.

Concluímos, que nao é o conhecimento de um versículo como insiste o Presidente, que transformará as nossas vidas, mas o conhecer e prosseguir no conhecimento da bendita pessoa de nosso Salvador e renúnciando dia a dia a nossa natureza carnal para que sejamos pessoas livres.

Todo verdadeiro cristão almeja muito mais do que ouvir falar de Jesus (Jó 42:5), ele quer conhecer, seguir e imitar-lo, até que sua vida seja um testemunho fiel e verdadeiro.

Pelas palavras e atitudes, podemos dizer que não há evidências de que o Presidente conheça a verdade e seja um homem livre.

Se, pois, o Filho os libertar, vocês serão verdadeiramente livres. (João 8:36)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 05/06/2021
Código do texto: T7272166
Classificação de conteúdo: seguro