PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 12,13-17)(01/06/21)
 
Caríssimos, as provações pelas quais passamos em nosso dia a dia são acontecimentos adversos que se dão na vida de todos sem exceção, isto porque vivemos em meio às tempestades deste mundo, advindas dos pecados aqui cometidos. De fato, justos ou injustos sofrem por conta dessas adversidades, mas, não na mesma proporção, como nos ensinou são Pedro (cf. 1Pd 4,12-19).
 
No Evangelho de hoje por conta da hipocrisia dos fariseus e herodianos, o Senhor Jesus foi posto à prova: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”
 
Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. (Mc 12,14-17a).
 
De fato, quem sofre por causa das injustiças dos que agem mal, vencem sempre porque que se unem ao Senhor Jesus na sua luta contra o pecado, por isso, permanecem em estado de graça louvando e agradecendo a Deus que os sustenta nessa sua luta, como o Senhor nos ensinou: "Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós." (Mt 5,11-12).
 
Portanto, caríssimos, não deixemos de ser bons por que muitos não o são, afinal a bondade é uma virtude eterna que nos foi dada por Deus quando nos criou, cultivemo-la, pois, aqueles que a praticam por amor de Cristo permanecem unidos a Cristo aqui e por toda a eternidade.
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv.