Siga o líder

Em toda missão onde um grupo é encarregado, há um líder. Assim, nas missões cujos registros estão nas Sagradas Escrituras, também houveram líderes. Mas também houve quem quisesse se impor como líder e se deu mal por isso.

Quando Deus libertou o povo de Israel do jugo de Faraó, rei do Egito, Ele escolheu Moisés, varão levita criado no meio da realeza egípcia, mas que havia fugido para a terra de Midiã, depois que se envolveu em um incidente com um egípcio que maltratava um hebreu e o matou.

Já que Deus sabe o fim desde o começo, certamente que Ele teve participação no ocorrido permitindo a morte do egípcio, a fim de que Moisés conhecesse aquilo que não conhecia e se familiarizar com a vida no deserto. Foram quarenta longos anos de solidão longe dos seus pais e irmãos, em uma vida totalmente adversa da que estava acostumado no paço do palácio egípcio.

Ali em Midiã, enquanto apascentava o rebanho do seu sogro, Deus lhe apareceu e o comissionou para retirar o seu povo do Egito. Moisés resistiu inicialmente à proposta de Deus, mas, afinal, teve que aceitá-la, depois dos convincentes sinais feitos por Ele na ocasião.

Moisés teve que suportar as dúvidas e fraquezas daquele povo, e também alguns rebeldes que quiseram se fazer líderes, talvez por acharem que Moisés parecia muito fraco para liderar. Assim, houve o caso de Corá, Datã e Abirão, que lideraram uma insurreição, os quais foram tragados vivos pela terra, com as suas mulheres, filhos e rebanhos.

Até o seu irmão Arão e a sua irmã Miriam também falaram contra Moisés, no que resultou em Miriam ficar leprosa por sete dias, e só ter sido limpa da lepra por ter Moisés intercedido em seu benefício junto a Deus.

Gideão foi outro líder escolhido por Deus para liderar um pequeno grupo para enfrentar um grande exército de um milhão de homens e camêlos. Ele disse para o seu pequeno grupo de trezentos homens, "fazei conforme eu fizer". Assim eles fizeram e foram bem sucedidos.

Quando Jesus esteve vivendo entre os homens aqui na Terra, Ele, por ocasião da comemoração da páscoa, disse aos seus discípulos, "do modo como eu fiz, façais vós também".

Mas ainda hoje, alguns dos que dizem segui-lo, estão fazendo diferente do que o mestre mandou, e também querendo se impor como líderes, embora não queiram fazer como Jesus disse: "quem quiser ser o maior, que seja o que serve".

Assim, querem o posto de líder para auferir as benésses da função, mas não querem prestar o serviço que é requerido do líder.

Portanto, se alguém quiser ser o maior, que seja o que serve. Porque Jesus, sendo Senhor e Mestre, lavou os pés dos discípulos, "bem aventurado sois vós se fizerdes como Ele fez".

Manaus-Am, 21/05/2021

Oli Prestes

Missionário