As mães nos remetem a quais palavras?  Algumas: amor, carinho, doação, amizade, Deus, bondade, mimo, e a lista segue, incansável e terna! 
Definir cada expressão que se refere à mãe é um trabalho nobre, embora inesgotável e subjetivo, porém, a natureza do amor que envolve essa relação é absoluta. Notemos essa definição, de Noah Webster (1758-1843):

AMOR (Love) Verbo*
1. Decisão produzida por qualidades agradáveis de qualquer natureza, tal como gentileza, benevolência, caridade e por qualidades que fazem com que o convívio social seja agradável. Neste último, caso, amor é uma amizade ardente ou uma ligação forte que nasce da boa vontade e estima, e o prazer provindo da companhia, cortesia e bondade dos outros. 
Em alguns casos, entre determinados parentes naturais, o amor parece ser instintivo. Semelhante ao amor da mãe pelo seu filho, que se manifesta em relação à criança antes que qualquer qualidade em particular seja revelada. Essa afeição é, aparentemente, tão forte em animais irracionais quanto o é em seres humanos.

Falamos em amor por diversões, amor por livros, amor ao dinheiro e ao amor a qualquer coisa que contribua com o nosso prazer ou suposto lucro. 
O amor a Deus é o primeiro dever do homem e isso provém justamente da visão de Seus atributos ou excelência de caráter, o que proporciona o mais puro deleite ao coração santificado. Estima e reverência constituem ingredientes dessa afeição, e o medo de ofendê-Lo é seu resultado intrínseco.  

2. Benevolência; boa vontade*
‘Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. (1 João 4:8, Bíblia Sagrada).
Eis porque os que amam a Deus refletem a Sua glória, e porque o amor aparece sempre que falamos sobre as mães! Chegamos a duas constatações: 
Certamente refletir, como mãe, sob tal definição, só aumenta o amor por aqu’Ele que doou a vida! Grande privilégio! Honrar as mães diariamente e, além disso, destinar um dia festivo no calendário anual, aponta para magnitude do Criador. Grande responsabilidade!

*Fonte:Dicionário Webster. Disponível em: http://www.dicionario1828.com/
 
Abra a Porta e Leda Araújo
Enviado por Abra a Porta em 09/05/2021
Reeditado em 09/05/2021
Código do texto: T7251809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.