O verdadeiro Cristão ama, e jamais prega ou ensina vingança.

Disse-vos isso por parábolas; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. (João 16:25). Aqui Jesus caminha para o final de seus ensinamentos no Evangelho segundo são João, pois a Cruz estava a frente.

O versículo acima da início onde Jesus diz que já não ensinará mais em parábolas, paroimia (παροιμια), de forma enigmática ou fazendo uso de fala ou discurso no qual algo é ilustrado pelo uso de símiles e comparações. Ele falará abertamente sobre o Pai e seus mistérios.

O ensino em parábolas já era usado pelos rabinos afim de que os não iniciados não entendessem os ensinos. Ou seja, basicamente se refere a algo difícil de entender, algo cujo sentido está velado para o ouvinte casual, algo que exige reflexão para que se esclareça seu sentido. Pode-se usar, por exemplo, para referir-se às sentenças de sábios que são tão breves que a mente deve desentranhar. suas poucas palavras plenas de sentido.

Ou seja, o que Jesus diz é o seguinte: "Até agora lhes dei chaves e indicações; estive dando a verdade coberta por um véu; disse coisas que vocês deviam pensar para descobrir seu sentido; mas agora direi a verdade sem rodeios." Então lhes diz diretamente que veio de Deus e que retornava para Ele. Eis aqui uma afirmação tremenda: Jesus assegura que é, O Filho de Deus, e que para Ele a cruz não significa a morte como um criminoso, mas o seu caminho de volta a Deus.

E então Ele diz algo interessante: Nesse dia, pedireis em meu Nome. E não digo que orarei ao Pai por vós, pois o próprio Pai vos ama, porque me amastes e crestes que Eu vim de Deus. (João 16:26-27). Algo que jamais devemos esquecer. Parafraseando o que ele disse: Podem aproximar-se diretamente dê, e ante a Deus porque Ele os ama. Afirma que Ele já não precisa levar os pedidos dos discípulos a Deus. Pois estes podem fazê-los por si mesmos.

Eis a prova final de algo que nunca devemos esquecer. Estamos acostumados a pensar com muita frequência em um Deus Pai zangado, punidor e vingador e em um Jesus amável. Mas isto é enganoso e chega a ser mentiroso. Deus Pai é amor e nos chama em misericórdia para viver o amor. Alguns ditos teólogos ou autoridade eclesiástica quer nos levar a entender que Jesus transformou o Pai em um Deus amoroso, mas não é verdade.

Porque aqui vemos Jesus dizer: "Podem ir a Deus porque O Pai os ama" e o mais belo de tudo Ele o diz antes da cruz. Jesus não morreu para mudar a Deus e convertê-lo em amor; morreu para nos dizer que Deus é amor. Não veio porque Deus odiava tanto o mundo, mas sim porque o amava tanto. Por trás de todas as coisas está o amor de Deus e jamais entenderíamos isto se Jesus não nos dissesse isso.

Jesus logo dirá que sua obra está concluída. Veio do Pai e agora, pelo caminho da cruz, volta para o Pai. Deixando aberto para todas as pessoas o caminho para Deus. Seu privilégio é tão imenso que Jesus não precisa levar as preces dos homens a Deus, podem levá-las eles próprios. Quem ama e pratica os ensinamentos de Cristo é amado por Deus. Jesus trouxe e desvelou a nós o amor de Deus.

Então cabe a cada um de nós levar este amor, na forma viva de um servir que acode, consola, nutre em amor e verdade ao próximo, sem distinção de classe, clero, ou preferencias de vida. Pois todo aquele que se diz Cristão tem o dever de caminhar sobre os passos de Cristo, pois aquele que caminha sobre seus próprios passos usando a deus como seu vingador é tudo menos Cristão. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 03/05/2021
Código do texto: T7247385
Classificação de conteúdo: seguro