Apóstolos: O chamado e a Eleição

Prof. Zezinho França

Ao se falar de apóstolos temos que nos voltar os olhos para a origem real, não da morfologia da palavra, mas principalmente da comissão pretendida no chamamento.

Apóstolos em sua morfologia é palavra derivada do grego que significa enviado, (palavra grega ἀπόστολος, apóstolos). Jesus escolheu doze apóstolos e os enviou para diversos lugares para pregarem a chegada da "Boa Nova". E até aí podemos dar algum crédito que possa ser de valia a qualquer um que se veja no critério comissivo de proclamar o evangelho. Mas a questão é muito mais dogmática e exegética, no momento que atentamos para o texto bíblico onde, não somente Jesus comissiona os apóstolos, quanto na sua concepção comissária estruturada por Pedro na substituição de Judas Iscariotes.

Primeiramente temos que atentar para a figura de Jesus comissionando os seus apóstolos. Nem todos os discípulos foram nomeados. Isto se vê já na comissão dos 70 discípulos.

Jesus envia os doze discípulos

Mateus 10.

1 Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.

2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;

4 Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu.

5 Jesus enviou os doze com as seguintes instruções: "Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos.

6 Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel.

7 Por onde forem, preguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo.

8 Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça.

9 Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;

10 não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.

11 "Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem.

12 Ao entrarem na casa, saúdem-na.

13 Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês.

14 Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés quando saírem daquela casa ou cidade.

15 Eu digo a verdade: No dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

16 Eu os estou enviando como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas.

17 "Tenham cuidado, pois os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles.

18 Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis como testemunhas a eles e aos gentios.

19 Mas, quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizê-lo. Naquela hora, será dado o que dizer,

20 pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês.

21 "O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai, o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão.

22 Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

23 Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro. Eu garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem.

24 "O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor.

25 Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!

26 "Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido.

27 O que eu digo a vocês na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.

28 Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

29 Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês.

30 Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.

31 Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!

32 "Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

33 Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

34 "Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.

35 Pois eu vim para fazer que

" 'o homem fique contra seu pai,

a filha contra sua mãe,

a nora contra sua sogra;

36 os inimigos do homem serão os da sua própria família'.

37 "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

38 e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

39 Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.

40 "Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

41 Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo.

42 E, se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu asseguro que não perderá a sua recompensa".

Aqui podemos ver que quando Jesus convoca seus líderes, seus generais, os delega não só missões que irão fundamentar a nova doutrina inaugurada, mas também, como diz em outro texto, os manda como “cordeiro aos lobos”. A missão não é simples. Jesus na verdade dá a estes homens uma missão, os chama para uma guerra santa. Uma guerra que não será lutada com armas ou violência, mas com amor e abnegação.

As orientações do mestre são de simplicidade extrema. Não ofereceu aos seus amigos status de poder. Não os chamou para serem vistos como superstar. Os chamou antes para serem o exemplo daquilo que ele mesmo esperava dos seus seguidores. Jesus os chama para a santidade. E os envia para espalhar esta santidade ao seu povo. Primeiro o Mestre deixa claro que não queria polemizar mais que sua mensagem era polêmica. Por isto os manda somente aos judeus. Ao que ele vai chamar de “ovelhas perdidas de Israel”. 5 Jesus enviou os doze com as seguintes instruções: "Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos. 6 Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel. E deixa bem clara a mensagem que deve ser levada. Não é nada relacionada a melhoria do status de vida ou prosperidade daqueles que a ouvirem e crerem. Nada que diga que eles terão prosperidade e uma vida de paz. Mas somente aquilo que os judeus mais esperavam de suas profecias. “Vs. 7: Por onde forem, preguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo”. O Mestre manda que eles levem alento físico à vida das pessoas, curando-as e expulsando os demônios. Mas deixa claro, que não aceitem ofertas ou donativos. “Vs.8 Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça. 9 Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos; 10 não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento”.

O mais interessante é o que Jesus diz a respeito da qualidade de vida de seus apóstolos. Os líderes escolhidos para fundar uma nova ordem que tinha em Jesus o fundamento principal. Ele diz que estes homens teriam o privilégio de sofrerem, passar fome, não ter onde morar, serem traídos, perderem suas famílias e por fim serem mortos por crerem neste mesmo mestre e por cumprirem o seu legado e responderem ao seu chamado.

Realmente não parece tentador o emprego. E o pior, nenhum deles poderia reclamar mais tarde de que não era bem aquilo que esperavam. Afinal, ser apóstolo deveria ser um privilégio. Bem, o que parecia privilégio não era mesmo nada mais que sofrimento, dor, perseguição e a certeza de um martírio terrível. O que de fato aconteceu com todos, com exceção de João. Entretanto este pode não ter sido executado, mas sofreu todas as agruras que os outros. Açoites, surras, privações, fome e teria morrido encarcerado numa prisão na Ilha de Patmos com mais de 90 anos.

A tradição nos traz notícias do destino destes homens chamados para a missão de espalhar a mensagem de Cristo, e que construíram a nova religião, hoje a maior do Planeta.

Pedro: Segundo a tradição teria sido mártir na cidade de Roma em cerca de 64 d.C., durante a perseguição dos cristãos pelo imperador Nero. Existe uma tradição que conta que teria sido crucificado de cabeça para baixo no Circo de Nero a seu próprio pedido, por não se sentir de valor suficiente para morrer da mesma forma que o seu Senhor havia morrido. André, seu irmão, foi para a terra dos canibais, que hoje são os países que compuseram a ex-União Soviética, região identificada por Cítia, segundo Eusébio de Cesaréia. Os cristãos daquela região atestam que ele foi o primeiro a levar o Evangelho para lá. Ele também pregou na Ásia Menor, hoje conhecida como Turquia, e na Grécia, onde foi martirizado. É considerado o fundador da igreja em Bizâncio (Constantinopla e, atualmente Istambul), motivo pelo qual é considerado o primeiro Patriarca de Constantinopla. Crucificado em uma cruz em forma de X, chamada de cruz Decussata. Tomé foi provavelmente o mais ativo dos apóstolos ao leste da Síria. Uma tradição informa que ele pregou até a Índia. Os cristãos indianos chamados Martoma, uma denominação muito antiga dentro do Cristianismo o reverenciam como o fundador dela. Foi morto em Mylapore, na Índia, por lanças de quatro soldados. Filipe Possivelmente teve um ministério muito poderoso em Cartago, no Norte da África, e então na Ásia Menor, onde a mulher de um pro cônsul romano se converteu. Provavelmente morreu crucificado, mas alguns afirmam que foi preso e torturado até à morte pelo pro cônsul. Mateus, o coletor de impostos e escritor de um dos Evangelhos, ministrou na Pérsia (atual Irã) e na Etiópia. Um dos mais antigos comentários diz que ele não foi martirizado, enquanto outros dizem que ele foi apunhalado até morrer na Etiópia. Bartolomeu fez viagens missionárias para muitas partes. Porém tal informação é passada através de uma tradição. Ele teria ido à Índia com Tomé, voltou à Armênia, e foi também à Etiópia e ao sul da Arábia. Teria sido esfolado vivo e, depois, decapitado pelo governador de Albanópolis, atual Derbent. Tiago, filho de Zebedeu, irmão do apóstolo João Também chamado de Tiago Maior, foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Foi decapitado ou transpassado por uma espada por ordem de Herodes Agripa I em 44 d.C. Tiago, filho de Alfeu. Também conhecido como Tiago Menor, é um dos pelo menos três outros “Tiagos” referido no Novo Testamento. Este Tiago é considerado como sendo o que ministrou na Síria. Teria sido apedrejado. Simão, o Zelote Teria ministrado na Pérsia e martirizado naquela região. Morto depois de negar sacrificar ao deus Sol, juntamente Judas Tadeu ou Lebeu, um dos três Judas relacionados com o ministério terreno de Jesus Cristo, foi chamado para ser um dos doze - não podendo ser confundido com o Judas Iscariotes (cfr. João 14:22). Diz a tradição que se dedicou à pregação do Evangelho na Judéia, Samaria, Mesopotâmia (hoje região do Iraque) e na Pérsia. Martirizado a machadadas pelas autoridades persas e pela multidão instigada por sacerdotes zoroastristas juntamente com Simão, o Zelote. João é o único dos apóstolos que se pensa ter morrido de morte natural em idade avançada. Ele era o líder da Igreja na região da cidade de Éfeso, e é-se dito de que tinha Maria, a mãe de Jesus, em sua casa, de quem cuidava. Durante a perseguição do imperador romano Domiciano, pelo meio da década de 90 d.C ele foi exilado na Ilha de Pátmos. Foi ali, segundo se crê, que ele teria escrito o último livro do Novo Testamento: o Livro do Apocalipse. Uma tradição latina muito antiga informa que ele escapou sem se queimar, depois de ter sido jogado num caldeirão de óleo fervente. Isso teria acontecido na cidade de Roma. De todos os doze apóstolos, João, filho de Zebedeu finalmente tornou-se o mais destacado teólogo. Ele teria morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos. Segundo bispo Polícrates de Éfeso em 190 (atestada por Eusébio de Cesareia na sua História Eclesiástica, 5, 24), o Apóstolo "dormiu" (faleceu) em Éfeso. Contudo, conta-se que a mesma estava vazia quando foi aberta por Constantino para edificar-lhe uma igreja. Segundo algumas interpretações João era o apóstolo que Jesus mais amava. Ele tinha um enorme afeto pelo Senhor e vice-versa. Judas Iscariotes. Teria sido convocado pelo próprio Jesus, e segundo a tradição era o mais próximo apóstolo de Jesus, o melhor amigo do Mestre. Mas teria traído o Mestre enquanto este orava no Getsêmani. As razões são discutíveis e discutidas. Morreu suicidando-se por enforcamento, depois de ter se arrependido por entregar Jesus.

Paulo (Saulo de Tarso): Perseguidor dos discípulos do Senhor, em uma das suas práticas converteu-se no caminho para Damasco, quando viu Jesus e ficou cego por três dias (At 9:1-9). Paulo o viu apenas uma vez. Tendo recebido a missão apostólica a partir do próprio Jesus (I Corinthios 11:23). Dedicou a sua missão especialmente aos não-judeus. Feito prisioneiro em Roma, foi acusado de crimes de falta de lealdade a Roma, e uma vez que era cidadão romano, foi executado por decapitação na Via Ostiense e não por crucificação. Por fim temos Matias. Escolhido para ficar no lugar de Judas Iscariotes. Uma tradição diz que Matias foi para a Síria com André. Morto na fogueira.

Como podemos ver, ser apóstolo não era mesmo um convite que se faz para uma vida de status e luxos. Não é o melhor emprego do mundo. Não é, definitivamente a melhor vida que alguém queira ter. Ser apóstolo significava colocar a vida em risco com a certeza que seria um dia preso, traído, torturado e morto de modo violento. Mesmo com esta certeza estes homens escolheram levar a mensagem que lhes foi confiada pelo Cristo.

Trecho do livro "APÓSTOLOS"

AUTOR: Prof. Zezinho França

Zezinho França
Enviado por Zezinho França em 30/04/2021
Código do texto: T7245111
Classificação de conteúdo: seguro