A custa de solidão e da dor seguimos promovendo o amor de Cristo Jesus.

Porquanto, esse tipo de sabedoria não vem dos céus, mas é terrena; não é celestial, mas demoníaca onde existe inveja e rivalidade, aí há confusão e todo tipo de atitudes maléficas. (Tgo 3:15-16). Aqui vemos Tiago nos ensinar algo além do saber a da sabedoria. Ele divide sabedoria em inferior e superior.

A sabedoria inferior é chamada de a sabedoria arrogante e soberba, é muito distinta da verdadeira sabedoria. Ele descreve os efeitos nocivos da sabedoria inferior.

Primeiro ela é terrena. Tanto suas pautas como suas origens são terrestres. Mede seu próprio êxito em termos mundanos e seus propósitos são também mundanos. Ela julga e ensina a julgar, ela ensina a acumular bens, e a desconfiar do próximo. Como se este mundo fosse o maior de todos.

Ela intensifica as característica animalesca do ser humano natural. A palavra usada aqui é psuchikos (ψυχικος), e Tiago nos leva a difícil tradução que a traz consigo, o termo psíquicos, que vem da palavra psiquê. Os antigos dividiam o homem em três partes: corpo, alma e espírito. O corpo (soma) é nossa carne, sangue e constituição física, a alma psiquê é a vida física que também possuem os animais, não é mais que a vida animal; e o espírito (pneuma) que é aquilo que somente o ser humano possui, ou seja, aquilo que nos diferencia dos animais.

Mas se faz bem ao nos diferencia de o ser que ensina e os torna melhor, se o amor não nos guiar, aqui se mostra a diferença da criatura racional e a irracional. Uma entende que amar e servir o torna diferente e semelhante a Deus e a outra não. à sua natureza inferior. Tiago afirma que esta classe de sabedoria que busca ganhar ou um proveito próprio é diabólica. A sua origem está em mamom, como Jesus nos ensinou no sermão do monte: Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. e, não em Deus, mas no diabo Mat 6:24.).

Produzindo não o tipo de gente nem o tipo de situação em que Deus se deleita, mas sim, aquela outra na qual o diabo sente prazer. Onde os prazeres e os feitos animalesco se festam. Tiago aqui descreve esta arrogante e ressentida sabedoria quanto a seus efeitos. O mais destacado é que termina em desordem. Ou seja, que em vez de unir as pessoas ela a separa. Em lugar de produzir paz, produz contenda. Em lugar de produzir companheirismo, produz conflito nas relações pessoais. Simplesmente para saciar suas economias e prazeres pessoais.

E por fim há certa classe de pessoas que são sem dúvida inteligentes, com um pensamento brilhante, com uma palavra eloquente, mas cuja influência em qualquer comissão da igreja ou associação causa carinhos e adeptos, num professar de um falso querer positivista.

Mas na realidade separa as pessoas, fomenta conflitos, causa problemas, interfere nas relações pessoais. Mas invés do servir em amor e verdade promove o ganhar. Ou seja, promove a obra de Satanás, em vez da obra de Deus. Todas as forças que trabalham pela divisão, e pelo ganho próprio são forças contrárias à vontade de Deus e favoráveis à causa do anticristo. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 29/04/2021
Código do texto: T7243855
Classificação de conteúdo: seguro