Aprendendo sobre o amor para ser útil em amor e verdade.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações. (2Tm 3:16-17). Estes versículos fazem parte da passagem onde Paulo ensina o real valor e dimensionamento das escrituras.

Aqui trataremos que as escrituras são perfeitas para corrigir. As Escrituras são perfeitas para corrigir, mas corrigir o que? O verdadeiro significado disto é que todas as teorias, todas as teologias, todo o ensino ético devem ser comprovados. Comparando-os com os ensinos da Bíblia e principalmente com os ensinos de Jesus. Se eles não coadunarem, então devem ser rechaçados.

É um dever obrigatório de todo teólogo Cristão utilizar como balizamento os ensinamentos de Jesus; podemos racionalizar o que Jesus nos ensinou, mas é nossa responsabilidade fazê-las conhecer diante de uma exegese fidedigna com o que o Mestre nos ensinou; a especulação e o pensamento são uma necessidade Cristã. Mas esta prova deve estar sempre de acordo com o ensino de Jesus Cristo como nos apresentam as Escrituras. Fora disso é erro, ou seja, hamartia.

E por fim trataremos o que Paulo apresenta como um argumento final. O estudo das Escrituras instrui o ser humano em direção da real justiça, e nos coloca na direção da verdadeira boa obra. Esta é a conclusão essencial. O estudo das Escrituras não deve ser nunca egoísta; não deve ser nunca para o bem da própria alma da quele que a estuda. Qualquer mudança, qualquer conversão que faça o ser humano pensar somente em sua própria economia, não está de acordo com o que Jesus nos ensinou. Se fazendo então inútil para o universo.

Devemos estudar as Escrituras para fazermo-nos úteis a Deus e úteis aos nossos semelhantes. Devemos estudar, não simplesmente e somente para salvar a nossa própria alma, mas sim para nos convertermos numa pessoa que Deus possa utilizar para salvar as almas e confortar as vidas de outros. Ninguém é salvo a não ser que esteja inflamado pelo afã de salvar a seus semelhantes, e de ser útil na vida alheia. Sendo agentes vivo da vida e do amor que aviva a alma.

Que o amor de Cristo Jesus seja o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 25/04/2021
Código do texto: T7241194
Classificação de conteúdo: seguro