A caminho da regeneração

Publicado no Jornal do Commercio

Caminhos da Fé - 25.04.2021

Dando curso aos desígnios de Deus e cumprindo a Lei do Progresso, o Orbe terrestre caminha para o mundo de Regeneração. Ultrapassando os obstáculos das provas e expiações, em que a prática do mal predomina no coração dos homens vislumbramos, nesse processo de mudança, horizontes reluzentes para a humanidade.

A luz desbravou as incúrias humanas, trazendo ao longo dos séculos de dores e sofrimentos, a claridade de que tanto necessitamos.

Uma nova aurora se apresenta auspiciosa para a prática do bem, sublime virtude que propicia aos Espíritos galgarem os degraus evolutivos a que todos se destinam.

A contenda contra o mal continua. Enquanto o homem se digladia externamente com os seus semelhantes, adormecem no seu íntimo as imperfeições, causas de sua infelicidade na Terra. Atrelado ao egoísmo e ao orgulho, segue os caminhos pedregosos que dificultam o seu progresso moral. A ganância, a prepotência e a ânsia incontida pelo poder vedam seus olhos físicos e obscurecem, ainda mais os olhos do Espírito, impedindo que a luz da verdade penetre no seu coração e desperte a sua consciência.

Na Gênese, Cap. XVIII, Item 28, 53ª Ed. da FEB, temos:

“... A época atual é de transição; confundem-se os elementos das duas gerações. Colocados no ponto intermédio, assistimos a partida de uma e a chegada da outra, já se assinalando cada uma, no mundo, pelos caracteres que lhes são peculiares...”.

Contudo, há os obstinados que permanecem na senda do mal retardando o curso evolutivo do Orbe. O Criador com sua Sabedoria permite que ocorram fenômenos que consideramos “flagelos”, mas conduzem em realidade ao cumprimento das Leis Naturais que integram todo processo renovador.

Por oportuno refiro-me ao Livro As Leis Morais, Cap.21, de Rodolfo Calligaris,:“(...) Pois bem, a lei de destruição é, por assim dizer, o complemento do processo evolutivo, visto ser preciso morrer para renascer e passar por milhares de metamorfoses...”(...) Destarte, em última análise, “a destruição não é mais que uma transformação que tem por finalidade a renovação e a melhoria dos seres vivos.”

No limiar desses novos tempos, cabe-nos uma reflexão profunda quanto à forma em que vivemos. A princípio deveremos sanear os nossos pensamentos, fonte de todas as nossas ações. Assim, nosso campo mental emanará energias benfazejas que irão repercutir favoravelmente para nós e também para o ambiente em que vivemos.

Com essa expectativa de transformações, qual o rumo que estamos escolhendo para o nosso amanhã, considerando que somos Espíritos imortais...? No livro Transição Planetária, psicografia de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda, pg.24, consta: "Nesse inevitável esforço, estaremos todos empenhados, experienciando a vivência do amor em todas as suas expressões, formando um contingente harmonioso e encantador”.

“(...) Ficai, portanto, certos de que, quando uma revolução social se produz na Terra, abala igualmente o mundo invisível, onde todas as paixões, boas e más, se exacerbam, como entre vós”. (A Gênese, Cap. XVIII, item 9. Ed. 53ª FEB. (Nas reflexões da vida, o melhor dicionário de que dispomos para dirimir dúvidas é a nossa consciência).

LUIZ GUIMARAES
Enviado por LUIZ GUIMARAES em 25/04/2021
Código do texto: T7241148
Classificação de conteúdo: seguro