Questões bíblicas - Noé, sangue na história judaica
Gênesis 9:4-6 "A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. E certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem. Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme à sua imagem"
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As Escrituras judaicas, a Tanach, Velho Testamento para a sociedade cristã, é uma coleção de documentos escritos sobre a histórica dos primeiros judeus, geração que perdurou até a Diáspora provocada pelo Império Romano. Não tem outra finalidade. Moisés precisa constituir e construir a unidade de um povo nômade e disperso e para isto elabora um código de ética que os diferencia e chama ao projeto de nação. Estabelece princípios de identidade cultural, diferenciando-os de outros povos, ainda que absorvam certos valores, tradições, ideologia de superioridade e leis. Eles precisarão sair do Egito para uma terra que eles não conhecem, mas Moisés deve ter uma ideia se é que não a conhecia previamente. Moisés então, estabelecerá nessa coletania leis morais, cerimoniais, dietéticas, rituais capazes de preservá-los, inclusive sanitariamente pela longa caminhada a pé, até chegar na Palestina. Neste sentido, esta passagem proíbe o consumo de sangue, já que não dispunham no deserto, para uma aventura de décadas, sem a tecnologia moderna de transporte e conservação de alimentos. Essas leis foram ao longo do tempo sendo superadas pelas invenções da História e perderam a validade moral, permanecendo apenas o princípio de preservação da vida pela saúde. O mesmo com a pena de morte. Os judeus precisariam de um crescimento demográfico extraordinário que lhe proporcionasse um exército numeroso, coeso, sadio e consciente. Por isso, brigas entre indivíduos ou famílias seria um desastre, diminuiria a população, criaria divisão e enfraqueceria a força militar, política e moral. A pena de morte foi uma norma que obrigou os israelitas a se preservarem em paz. Por que o relato também aparece em Gênesis 9? Moisés está convencendo-os de que a norma não fora inventada por ele, mas vinha de tempos antigos. Esse pode ser um recurso ideológico de Moisés, ao transportar para Iavé a prática, visto que a pena de morte, pelas mesmas razões era utilizada pelos povos vizinhos dos hebreus desde tempos mais remotos e não representava nenhuma novidade. A tentativa de resgatar essa prática em nossos dias, embora persista como resquícios de tempos vergonhosos da nossa história é absurda. A pena capital na antiguidade foi usada como instrumento de dominação das classes absolutistas no poder contra a maioria desarmada da população. Os hebreus e habitantes primeiros da humanidade não conheciam valores como democracia, liberdade e direitos humanos. Ficavam à merce um único homem ou de uma classe religiosa que concentrava em si o poder espiritual e temporal. O livro de Ester ilustra isso. O governo humano, que certo grupo de teológos afirma ter começado com Noé, a justiça humana é tendenciosa, subjetiva e classista. Quantos inocentes e pobres presos, condenados erroneamente. A pena capital foi aplicada no julgamento de Jesus Cristo pelas autoridades seculares do Império Romano e pelas religiosas de Jerusalém.