SER CRISTÃO

Ao passarmos de fronte a algumas Igrejas ditas "evangélicas", mais precisamente aquelas ligadas às Assembleias de Deus, Universal, Mundial, igreja da Graça, Apostolo Valdomiro Santiago, etc., ligadas ou extensões destes e outros pastores televisivos, comumente visualizamos espetáculos teatrais protagonizados por membros e pastores onde o objetivo não é de "louvor" a Deus e sim de demonstrar através de atitudes como gritos(aleluia...glória a Deus, etc.), levantar as mãos aos céus entre outras, com demonstrações não a fé e sim mostrar a todos o tamanho da fé!

Neste contexto, a participação inequívoca no fomento da desinformação religiosa , filosófica e da história por parte da maioria dos pastores e frequentadores é gritante, pois a exemplo do que houve quando Martinho Lutero se rebelou contra a Igreja romana, época em que só os membros do clero tinham acesso à bíblia e a maior parte dos discípulos eram analfabetos e/ou não conheciam o latim, não podendo ter acesso os evangelhos, pois os textos disponíveis eram escritos em latim. E em assim sendo, criam cegamente no que escutavam dos arautos de Deus na Terra, ou seja, os padres, bispos e o Papa.

Quinhentos anos se foram desde a reforma protestante e hoje ainda encontramos situações semelhantes onde grande parte dos frequentadores das igrejas ditas cristãs( aqui eu incluo a Igreja Católica e suas derivadas, evangélicas, espiritas ditas Kardecistas etc., desconhecem de uma forma profunda e até certo ponto abissal os ensinamentos de Jesus Cristo e sim citam com incômoda frequência apenas versículos ditos pelos pastores, padres... sem o devido questionamento, conhecimento e reflexão a respeito.

Para começar, quem se diz CRISTÃO, necessariamente deve ou deveria conhecer a diferença existente entre o Jesus Bíblico e o Jesus histórico., embora se trate do mesmo personagem, há divergências marcantes no que diz respeito aos ensinamentos e abordagem. E isso faz uma enorme diferença como tentaremos demonstrar a seguir.

Em primeiro, o Jesus Bíblico foi criado, o melhor seria formatado pela Igreja romana quando da realização do Concílio de Nicéia realizado na Bitínia atual Turquia, no ano de 325, sob jurisdição romana do imperador Constantino, onde foi resolvido que a partir daquela data apenas 4 evangelhos seriam aceitos como prova e testemunho da vida de jesus: os conhecidos Mateus, Marcos, Lucas e João, deixando de lado mais de 120 textos sobre a vida de Jesus....conhecidos como textos apócrifos, (também chamados de livros pseudo canônicos, que segundo a visão católica da época, alguns deles não podem ser aceitos como palavra de Deus, por contêm ensinamentos incoerentes. Pensamento que até hoje persiste.).

Outro ponto resolvido foi a origem “divina” de Jesus pois, até então, Jesus era considerado um profeta e seus ensinamentos sempre atuais embora pouco conhecidos e praticados, resistem ao tempo e as igrejas e suas interpretações.

O segundo, o Jesus histórico, pregador do autoconhecimento, da fraternidade, do amor ao próximo, do respeito, da aceitação incondicional dos outros como irmãos em Deus, onde não julgar, não condenar e a solidariedade eram o norte de seus ensinamentos. Outro ponto digno de nota, é que Jesus mostrou ou tentou mostrar, a existência de dois Deuses distintos descritos nas escrituras; o Deus mostrado e cultuado no velho testamento, vingativo, vaidoso, materialista e ditador, como mostrado nas passagens em levítico 10 onde Nadabe e Abiú filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o SENHOR, sem que tivessem sido autorizados. 2 Então saiu fogo da presença do SENHOR e os consumiu. Morreram perante o SENHOR. Continuando....em levítico 10-6 ... 6 Então Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: “Não andem descabelados, nem rasguem as roupas em sinal de luto, senão vocês morrerão e a ira do SENHOR cairá sobre toda a comunidade. Estes são exemplos apenas e no velho testamento existem variadas descrições do gênero.

O Deus descrito no velho testamento, entre outras coisas exigia o sacrifício de animais onde o sangue deveria ser derramado no altar pelos sacerdotes descendentes de Arão e ao ser preparado no fogo, o sangue e as vísceras cujo aroma era agradável ao Senhor. Levítico 3-5.

Ao contrário, Deus pregado por Jesus Cristo, diferente do Deus do velho testamento, é um Deus bondoso, misericordioso, que entende as nossas limitações humanas e o exemplo disso está contido nos sermões e pregações de Jesus.

Exemplificando, não existe nos evangelhos citação alguma sobre dízimo...condenação ao inferno e nem condena os que não seguem ou não creem em Jesus...tampouco, há exigências de sacrifícios animais...etc. O velho testamento prega o TEMOR a DEUS e Jesus prega o AMOR a DEUS e de DEUS aos homens. Observe aqui há uma enorme diferença entre ser submisso a um DEUS vingativo e ameaçador e se sentir amparado por um Deus acolhedor como Jesus mostrou.... ou tentou fazê-lo. pense nisso.

Observação É evidente que não que existem dois Deuses, Deus é um só, o que existiu foi sua manipulação por alguns que se apresentavam como arautos de Deus pregando o Temor a Deus. Principalmente, o desconhecimento dos fenômenos naturais levava a crença da presença da ira de Deus, como se Deus estivesse de alguma FORMA zangado com as atitudes humanas contrárias as normas ditadas por aqueles que detinham o privilégio ou a esperteza de se mostrarem como arautos de Deus. Semelhante a pastores modernos quando condenam ao inferno quem por exemplo, não pagar o dízimo... Mais de dois mil anos se passaram, e parece que as mensagens de Jesus Cristo são lidas e não assimiladas e pastores vendem terrenos no céu, vassouras ungidas. Água do Rio Jordão, fragmentos da cruz etc. existem, como aqueles que condenam os que “pecam”.

É digno de nota que durante a epidemia um deles vendeu grãos de feijão “ungidos” como cura para a civid19 e este sr. Se considera um apostolo moderno.

observação Quando se fala EM NOME DE JESUS, é necessário que tenha autoridade moral e seja exemplo de retidão...Estes existem? Com certeza, eu não os conheço. Inclusive, se Edir Macedo e outros acreditassem no que pregam, eles teriam medo.

SER CRISTÃO

Ser cristão é fundamentalmente tentar aprender com os ensinamentos de Jesus e na medida do possível, dentro das limitações de cada um, colocar em prática no dia a dia, respeitando a todos em todos os aspectos da vida.

O singelo fato de frequentar uma igreja não faz de alguém um cristão, mesmo por que, em Mateus 6-5...6

“” quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois que apreciam orar em pé nas igrejas e nas esquinas das ruas, para serem admirados pelos outros. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão. 6Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, em silêncio; e teu Pai, que a tudo vê , te recompensará plenamente.

7E, quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos; pois imaginam que devido ao seu muito falar serão ouvidos. 8Portanto, não vos assemelheis a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe tudo de que tendes necessidade, antes mesmo que lho peçais.

Não quero dizer que seja errado frequentar uma igreja, o uso da Igreja na

Maioria das vezes equivocada é a função do pastor, do padre e de qualquer um que se auto intitule discípulo de Jesus cuja funções são aconselhar, orientar, acolher, consolar e não vender a palavra, ameaçar, condenar e cobrar por tudo isso como alguns fazem.

Nota---É evidente que manter um templo não é barato e necessita de limpeza, água, luz, banheiros limpos etc., e essas despesas podem e devem ser rateadas pelos membros...o que é equivocado está no uso do pastorado como profissão e como diz uma evangélica conhecida: “nunca vi um pastor andando de fusca”” e longe de ser uma piada, os grandes pastores televisivos brasileiros tem uma fortuna que beira bilhão de reais só em jatinhos particulares e se somarmos aos valores das fazendas e a fortuna da Igreja Católica, esse montante pode ser multiplicado várias vezes...tudo conseguido através da exploração da fé alheia ou da falta dela.

Há mais ou menos 2 anos mandei uma pergunta ao pastor Silas Malafaia proprietário de um jato de US12.000,000 o que correspondia a R$48.000.000 questionando quantos evangélicos pobres ele poderia auxiliar com este dinheiro... estou esperando a resposta. Já o Edir Macedo tem um jato de US 50.000.000

O que corresponde a RS 200.000.000 entre outras aeronaves...todas estas informações estão disponíveis na internet.

Jesus Cristo jamais segundo os evangelhos pediu uma moeda para pregar, consolar ou ajudar alguém; e com a frase “De graça recebestes, de graça daí” ...\Mateus-10:8 Com esta instrução dada aos seus apóstolos, Jesus os enviou para pregarem as boas novas. Os apóstolos obedeceram a essa ordem? Obedeceram, sim, e continuaram a fazer isso mesmo depois de Jesus ter partido da Terra. E nos dias de hoje? Os que se dizem apóstolos praticam este ensinamento? Você evangélico ou católico veja o mal-uso que sua doação em forma de dízimo está operando; e quando pensar em doar, doe direto a quem precisa e não a falsos profetas...Em Mateus 15-19

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. 19 Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” Continuando...Mateus 21 21 Nem todo que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? 23 E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. A quem Jesus se referia...pergunte ao seu pastor ou ao padre de sua paróquia.

É interessante que quando alguém precisa de serviços de alguma instituição religiosa dita cristã, dificilmente encontra amparo, procure vagas em uma escola católica ou evangélica para crianças carentes ou em universidades, é possível que você consiga, mas a peregrinação vai ser grande, ou peça para realizar uma missa de sétimo dia...etc.

Me parece pertinente dizer que ser cristão não é uma questão de aceitação e sim de transformação interior, de elevação espiritual e aceitar que nos transformamos dia a dia em cristãos quando conseguimos praticar seus ensinamentos, mas não será fácil varrer alguns dogmas impregnados.

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram." Mateus 7:13-14

Quantas pessoas Jesus curou? Jesus dizia...”filho, sua fé o curou...então Jesus despertava a fé em cada um...e disse que todos poderiam operar milagres maiores que aqueles bastavam ter a fé do tamanho de um grão de mostarda...em assim sendo, interpreto que Jesus não curou ninguém e sim despertou a fé que trouxe a cura!

Obrigado pela leitura... Deus abençoe a todos e que os verdadeiros ensinamentos de Jesus encontrem solo fértil em vossas vidas.

CELOROTA
Enviado por CELOROTA em 22/04/2021
Código do texto: T7238650
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.