PECADO E PECADORES

Se você já frequentou uma missa católica, com certeza já ouviu a parte em que se canta “” cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo...etc.”

Em LUCAS 5:32, JESUS esclarece ao dizer: Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento". Ou seja, ele veio pelos pecadores assim como, uma pessoa enferma necessita de médico.

Afinal, o que significa pecar ou transgredir? Você encontra várias definições, mas pecar seria qualquer violação de preceitos ou conceitos religiosos ou ainda transgressão de qualquer norma divina”.

Os dez mandamentos são exemplos de tentativas em implantar um pouco de disciplina na conduta diária da população por parte de Moises, um dos patriarcas bíblicos. As principais religiões surgidas no oriente médio, o judaísmo, o islamismo e o cristianismo, tem em comum o conceito da punição e recompensa, ou seja, se obediente ganhará o céu e em caso contrário, o inferno.

O judaísmo, é considerado a mais antiga religião monoteísta do mundo, acreditam na existência de um só Deus, tendo grande influência sobre as outras religiões como o cristianismo

As três religiões criadas pelos patriarcas bíblicos, assim como suas diretrizes foram passadas por Deus aos “escolhidos” considerados profetas, Abrão, Moises e Maomé. Aqui é imperioso colocar que o alicerce é a crença nos profetas e suas comunicações com o próprio Deus e seus ensinamentos. Caso não se acredite nas mensagens recebidas, elas se transformam em verdadeira filosofia de vida. Valendo lê-las e aos seus ensinamentos. No século XIX, nos EUA, Joseph Smith Jr. Fundou a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a igreja Mórmon portanto, também é considerado pelos seguidores um profeta.

Aqui vamos a uma pequena reflexão:

A crença na comunicação divina é uma questão de fé naquela verdade e, não há o que argumentar pois, a fé é algo não palpável e de experiência extremamente pessoal.

Deus como ser divino e criador de tudo que existe, existiu e existirá, criou o ser humano não a sua semelhança pois, Deus é perfeito e nós estamos muito longe disso.

O estudo da cosmologia, a imensidão do universo nos faz pensar que Deus nada cria e sim cria condições para que tudo que existe seja criado. E assim, o ser humano faz parte deste momento criativo e, portanto, Deus não é pai e sim criador.

Partindo do pressuposto de que tudo no universo está evoluindo, o ser humano e sua essência (alma, espírito, natureza etc.) também está e atos humanos seja lá quais forem, estão inseridos em seu natural processo evolutivo, seja lá qual for a natureza do ato praticado. Portanto, condenar alguém à eternidade no inferno e sem chances de se redimir e reciclar, me parece contrariar as próprias escrituras quando estas pregam entre outras, a plena misericórdia divina.

Observação É evidente que alguns atos e crimes revoltam, mas não existe melhor punição que a conscientização.

A conscientização ou arrependimento é o mais eficaz freio a impulsividade e a intempestividade humana e em singela análise, quando se conscientiza de que se está praticando algo prejudicial aos outros se colocando no lugar do outro, normalmente o impulso é freado.

Jesus foi bem claro a respeito quando colocou:

Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas. (Mateus 7:12)

Mahatma Gandhi colocou algo interessante quando disse:

Odeie o pecado e ame o pecador.

O iogue Paramahansa Yogananda em seu livro intitulado “” Autobiografia de um iogue diz que “O Santo é um pecador que jamais desistiu de ser Santo’.

Frases entre tantas que tentam demonstrar que as faltas fazem parte do processo de evolução e portanto, são acolhidas como aprendizado pela espiritualidade e por Deus.

Talvez o caminho para melhorarmos passa pelo respeito incondicional a toda obra divina e jamais esquecendo de que somos parte pensante dela e deveríamos nos respeitarmos sempre.

Em todos os aspectos da vida, a aceitação da religião, time de futebol e opinião dos outros é sempre facultativa, mas o respeito deveria ser sempre obrigatório.

Nos dizeres do iluminista Volteire:.

Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres.

Nota – Apenas estou expondo minha visão particular sobre o assunto e não tenho a intenção criar polêmicas a respeito.

Obrigado.

CELOROTA
Enviado por CELOROTA em 22/04/2021
Código do texto: T7238629
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.