Começar de novo... é possível!!!

Começar de novo... é possível!!!

Certa vez Davi, o grande Rei de Israel, após seu adultério com Bate-Seba, mulher de Urias, e consequente morte criminosa do mesmo a mando do próprio Rei, a toma por esposa. Deus avisa Davi que irá puni-lo pelo seu pecado e, quando Bate-Seba engravida do Rei e a criança nasce, logo após adoece. E vai piorando até a morte, enquanto o Rei fica prostrado orando, jejuando, pranteando e clamando pela misericórdia de Deus. E, é claro, a criança morre como havia sido alertado e determinado por Deus.

Nesse momento o Rei se levanta, se recompõe, retira as vestes de fracassado e derrotado, se alimenta, se fortalece, ganha novo ânimo e parte para uma nova etapa de sua vida. Dessa decisão, após algum tempo, nasce um novo filho da mesma esposa, chamado de Salomão pela família, mas chamado de Jedidias pelo Profeta Natã.

A criança perdida, morta, era, para Davi, um Projeto de Vida, uma promessa de Deus de que a sua descendência continuaria sobre o trono de Israel. Morta, se tornava a grande perda, o fim talvez de ter uma grande profecia se cumprindo em sua história, a maior delas. Por isso Davi tanto clamou, jejuou, pranteou, orou incessantemente, ficando angustiado e amargurado ao extremo.

Mas quando percebeu que não havia mais jeito, que aquela fase estava terminada, que não adiantava “chorar sobre o leite derramado”, tomou uma decisão de seguir em frente, de se levantar para recuperar o seu projeto de Vida. E buscou agir, tomando todo o cuidado para não mais errar, para não mais cometer as mesmas falhas e se tornar um vencedor.

Só assim, tudo o que estava prometido se cumpriria e o colocaria novamente como vencedor no seu Projeto de Vida traçado por Deus. Salomão, ou Jedidias, veio. E colocou, enfim, Davi no caminho correto. A vitória foi concretizada.

Esta história está na Bíblia, nos capítulos 11 e 12 do segundo Livro do Profeta Samuel, e nos ensina que nem sempre aquilo que acontece e nos deixa como prostrados, aparentemente derrotados, realmente é o fim. Que existe uma chance de um novo recomeço, uma nova oportunidade de restauração e recuperação dos nossos Projetos de Vida que achamos que já estavam perdidos.

O que nos basta é tomarmos atitudes e decisões para fazermos agora com que as coisas aconteçam da maneira correta. Há algo de bom depois das tristezas, de muitas tempestades que nos atingem. Sempre é tempo de recomeçar. Dizendo com toda honestidade e confiança: começar de novo... é possível!!!