O reino amoroso de Deus que se mostra aqui como nos céus.

Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. (Mat 6:10). Este versículo nos mostra a segunda petição da oração modelo que Jesus nos ensinou no sermão do monte (Pater Hemom). Muitos rezam esta oração, mas como toda reza eles o fazem de forma mecânica, sem entender o que está dizendo ou se comprometendo a fazer.

A petição acima é um comprometimento de um reino onde cada ser trabalha em prol de outrem. No tempo antigo os ortodoxos ensinavam que Deus era um ser distante do ser humano que cobrava sacrifícios para reparação de seus erros. Mas Jesus nos ensinou que isso não era verdade, pois Deus Pai sempre foi uma expressão dum caro amor.

No livros de Esdras e Neemias vemos a expressão deste amor que cuida cura e restaura a todos sem cobrar sacrifícios ou holocausto. Deus sempre preferiu misericórdia como podemos ver ao estudarmos as escrituras: Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos (Oséias 6:6). Jesus repete isso para os fariseus da escola de Shamai, que punha a lei acima da necessidade humana: Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. (Mat 12:7).

Jesus conhecendo a mente do Pai e nos conhecendo profundamente nos leva ao conhecer de seu amor e então chegamos à definição de que: “O Reino de Deus é uma sociedade onde a vontade de Deus se cumpre com tanta perfeição na terra como o é no céu”. E isso só pode acontecer quando nós entendermos que o próximo vem em primeiro lugar. Pois em uma sociedade onde o amor e a misericórdia imperam é onde se faz a vontade do Pai.

Portanto, estar no Reino dos céus significa levar uma vida em que submetemos tudo, completa e voluntariamente, à vontade de Deus. Significa ter chegado a um ponto em que aceitamos a vontade de Deus total, completa e perfeitamente. Houve um povo que devia ser este exemplo, mas o ego inflado e cheio do vento da vaidade os levou a deixar de fazer a vontade do Pai para satisfazer a vontade do seu ego egoísta. O triste é que hoje ainda fazemos o mesmo.

Se faz bem notar que o reino de Deus onde o amor e a misericórdia permeiam deve ter início aqui na terra. E que todo aquele que se diz Cristão tem o dever de praticar o que Jesus ensinou. Pois isto é fé, porque a fé para um Cristão jamais e algo subjetivo, mas sim, é o vivo praticar do amor no qual se confia a própria vida. Vida que se faz rica na viva confiança em Jesus que nos conhece e conhece o Pai profundamente.

Jesus não ensinou uma dependência fraca e débil, Ele nos ensinou a ter bom ânimo e a confiar no amor do Pai. E mesmo que tudo ao nosso redor se mostre hostil e mortal, devemos nos manter firmes. Pois a fé em Cristo nos leva a entender que a vida vai além desta que conhecemos aqui na terra. Que o amor de Cristo Jesus seja a força que nos mostra a alegria do reino de Deus que começa aqui e se estende até os céus.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 10/04/2021
Código do texto: T7228234
Classificação de conteúdo: seguro