Pensar no mundo vindouro é um convite para fazer algo por este mundo, aqui e agora. "Incomparavelmente mais gloriosa é a cidade do Alto, onde a vitória é a verdade, onde a dignidade é a santidade, onde a paz é a felicidade, onde a vida é a eternidade."
  Não tão constantemente me dou a oportunidade de respirar profundamente e imaginar a eternidade com base nas escrituras, esse exercício me guia a observação profunda da história humana.
     Trago sempre em mente o significado da palavra Zakar = homem, que corresponde a "alguém que se lembra" ou "algo para se lembrar". Ao ser iluminado por este conceito bíblico, imediatamente sou envolvido pela realidade que enche o coração deste esperançar, se faz necessário esperançar em todas as épocas, exclusivamente em nossos dias.
     Lembro dos heróis da fé e da forma como eles morreram sem ter em mãos o que Deus tinha prometido, e mesmo assim creram, e não somente creram, mais desenvolveram a disciplina de lembrar, de olhar mais além, foi esse olhar que os levaram a ser e a viver de forma corajosa enfrentando os desafios propostos em suas épocas. Não podemos esquecer que os que vivem de verdade com Deus e diante de Deus não aparentam ser, mais são do Senhor na vida e na morte e vivem de forma a glorificá-lo em tudo que se propõe a fazer.
     Sem querer criar uma receita para os nossos dias, dias trabalhosos, dias sombrios, necessitamos trazer à memória esse movimento dos nossos antepassados que viveram de forma relevante, e aplicaram em suas vidas o evangelho puro e simples, tendo como referência máxima a cidade de Deus, a Pátria celeste.
    Veja comigo o que C.S.Lewis afirma: "Se você ler a história, descobrirá que os cristãos que mais fizeram pelo mundo presente foram precisamente aqueles que mais pensaram no mundo vindouro." A pergunta que deve permear nossos passos desse lado da vida é: onde estão os meus pensamentos? Como bem diz Provérbios "assim como o homem pensa em sua alma, assim é."
     Não podemos ignorar o fator determinante para o bem viver, que é o bem pensar. Em Filipenses 4.8, o apóstolo Paulo nos orienta a respeito do que deve ocupar os nossos pensamentos, trazendo a ideia de recipiente, aquilo que alimentamos nos domina mais. Veja como ele expressa: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas."
     O que estamos fazendo de nós deve sempre está vinculado a forma como estamos pensando. O apóstolo Paulo segue nos encorajando em Colossenses 3, " Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas."
   Manter os olhos na eternidade tem início e fim no pensar biblicamente que gera esperança em Cristo para o bem viver. Um texto para não perder de mente em dias de tanta desesperança numa geração bombardeada pelo medo: "Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto.
     E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo. Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente."
     O que tenho feito de mim? Só Jesus Cristo é suficiente para revelar quem somos, como estamos e para onde estamos indo. Busque a Ele enquanto se pode achar, invoque - o enquanto está perto.
Abra a Porta e Osvaldo Santos
Enviado por Abra a Porta em 07/04/2021
Código do texto: T7225909
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.