A seriedade de Deus

Há quem julgue que Deus por ser amor seja excessivamente leniente e que não pune com rigor as transgressões ou violações das suas ordens. Mas vamos ver se é assim como postulam alguns. Vejamos.

Devido o pecado de Adão e Eva, eles foram expulsos do paraíso e ficaram sujeitos à morte. Gn. 1.

Devido o povo de Deus se ter apartado de obedecer os seus mandamentos e se ter unido ao povo que não pertence a Ele, Deus mandou o dilúvio sobre a Terra, e quase exterminou os contemporâneos de Noé, o qual foi poupado juntamente com a sua esposa, filhos e noras. Gn. 6 e 7.

Miriã, irmã de Moisés, ficou leprosa devido o ter censurado. Nm. 12.

Moisés não entrou na terra prometida, devido não ter feito como Deus mandou, nas águas de Meribá. Nm. 20.

Devido Saul não ter cumprido a ordem do Senhor, o qual lhe mandou que exterminasse ao rei Amaleque e o seu povo, ele foi rejeitado de reinar sobre Israel e também foi possuído por um espirito mal que o atormentava. 1 Sm. 15.

Por um profeta, comissionado por Deus para amaldiçoar o altar de Jeroboão, ter comido e bebido no lugar no qual Deus lhe havia dito que não comesse e não bebesse, Deus fez que um leão o matasse. 1 Rs. 13.

O moço que servia Eliseu – Geazi, ficou leproso por ter cobiçado vestes e mentido. 2 Rs. 5:20-27.

Devido Salomão se ter apartado de seguir ao Senhor, ele morreu precocemente e não teve o seu reino confirmado na sua descendência eternamente como Deus prometeu mediante essa condição. 1 Rs. 11.

Devido Balaão ter insistido em atender os interesses de Balaque, e também por ter instruído o rei de Midiã em como lançar tropeço para Israel pecar, foi morto a mando de Moisés. Nm. 22, 23, 24, 25 e 31:8.

Mas alguém poderia objetar que todas essas ocorrências foram ao tempo do que convencionaram chamar de velho testamento. Que depois da vinda de Jesus, Ele não age com rigor.

Entretanto, após a assunção de Jesus ao céu, quando os apóstolos passaram a gerir a igreja, Ananias e Safira foram mortos só por terem intentado ficar com parte da renda da venda da herdade que era deles, na intenção de doar para os apóstolos administrarem em beneficio da causa do mestre, a igreja. At. 5:1-10.

O Magico Barjesus, por ter resistido a Paulo, ficou cego. At. 13.

Como vemos a coisa é mais séria do que muitos pensam. Não é porque Deus é amor que ele não fará justiça, porque ele também é justiça. Aliás Ele julgará o seu povo e o mundo com a sua justiça. Sl. 96:13 e 98:9.

Francisco Morato-SP, 13/03/2021

Oli Prestes

Missionário