A lei do amor nos revela a verdade que nos liberta

.

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. (Tgo 1:25). Este versículo faz parte da viva orientação que Tiago faz, no sentido de que o Cristão tem o dever de praticar o ensinamento de Cristo Jesus.

Devemos entender que ao contrário do pensamento que alguns nutre em si, Jesus não veio abolir os mandamentos que o Pai entregou, mas sim levá-los a completude. A lei que Jesus combatia era a lei oral, que sob uma eisegese pobre e egoísta os ortodoxos buscavam saciar suas ambições. E usando a lei santa para reafirmar algo nem tão santo. Esta eisegese fazia e faz da lei Santa um fardo pesado de se carregar.

Ainda hoje vemos os ditos estudiosos usar uma eisegese para afirmar seus eitos, preceitos e preconceitos. É triste ver que uma eisegese destrói um ensinamento, Jesus não aboliu os mandamentos (Mat 5:17). Ele os elevou ao patamar que deveria ter sido observado desde o princípio, no sermão do monte Jesus ensina isso (Mat 5:1 – 7:29).

Muitos dirão que a fé nos justifica, e não estão errados, pois ser justificado é tornar-se inocente, e isso a obra da cruz o fez. Mas após tornar-se limpo se faz necessário manter-se limpo. E, é aí que entra a vida pautada nos ensinamentos de Cristo, onde o perdão impera; o servir ao próximo se faz presente; a misericórdia se faz imperiosa ante a punição sega, ou seja, onde o amor é a lei maior.

Então no viver cristão há uma viva demanda ética; há uma lei que todos os Cristãos têm que entender, aceitar e tratar de pôr em prática. Esta lei rege o primeiro mandamento dos dez Mandamentos, e impera sobre todos os seiscentos e treze mandamentos, é a regra régia em todos os ensinos éticos de Jesus: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. Mat 22:37-40”

E por fim devemos entender que o, “Como a ti mesmo’, jamais deve ser pautado com um pensar egoísta, mas sim tendo em mente a máxima: Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas (Mat 7:12). Então quem quer ser amado, ame; quem quer ser respeitado, respeite; quem quer um mundo melhor, seja a melhora deste mundo. E fica um aviso a aquele que ensina, faça sempre uma exegese e jamais uma eisegese. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 26/02/2021
Código do texto: T7193544
Classificação de conteúdo: seguro