Todo mundo é uma Babel?

Um certo Eliseu Gomes (?), Adventista – não sei se está correto este seu nome, sendo entrevistado por alguém, onde, em certo vídeo do You tube só aparecem as respostas desse entrevistado, pois as perguntas do entrevistador foram cortadas, disse que “os demais evangélicos são uma Babel”, pelo fato de cada denominação evangélica pregar coisas diferentes – in casu, as Doutrinas, Costumes e Práticas!

Refutações:

Só vejo Babel, onde há heresias e ensinos contrários às Escrituras! Ensinamentos diferentes nem sempre são contrários a Elas, pois, há textos bíblicos que comportam várias interpretações, umas mais outras menos perto da coerência e da verdade!

Dentro da multiforme graça de Deus é permissível sermos diferentes e pensarmos diferentes e congregarmos em lugares diferentes, ter Corpo Doutrinário diferente! Parece-me que foi John Wesley que disse: “Pensamos e deixamos pensar”.

No Evangelho de João MARCOS (Mc 9.38-40), consta uma narrativa da experiência de um ultraindividualista! Hoje, há milhões do tipo desse desconhecido discípulo de Jesus, que trabalham sozinhos! Quanto ao tal ultraindividualista e anônimo, não figura no texto tenha Jesus repreendido ou desaprovado esse camarada, pois Ele (Jesus), pediu aos apóstolos para não o importunarem, porque ele NÃO ENSINAVA HERESIAS e muito menos uma FALSA UNIÃO, tal como o faz hoje, o ECUMENISMO (que poderia ter surgido ali, mas ficou mesmo para esta nossa era dita moderna). Jesus NÃO DISSE para os apóstolos: “Vão! Tragam o individualista para o nosso meio, para o BLOCO ÚNICO do apostolado! Sejamos ecumênicos!” Não! No entanto, disse: “Quem não é contra nós é por nós!” Resumo: Jesus respeitou a posição do ultraindividualista, que expulsava demônios fora de seu colégio apostólico, que fazia a obra de Deus, porém de forma diferenciada dos demais!

Se somos Babel, somos Babel entre nós evangélicos, mas a ASD é Babel afinada juntamente com o Bloco da Grande Babilônia Romana, que tanto critica (e que nós também o fazemos, naquilo que não se coaduna com a Bíblia). Como? Em que ponto? Quando a ASD separa si a mesma dos demais evangélicos (“nós e eles”), em alguns pontos doutrinários (principalmente na questão do sábado, o único mandamento do decálogo que não é repetido no NT). O papa faz isso, quando fala por uma janela do Vaticano: “Urb e Orbe” – “da cidade para o mundo”, dividindo entre o Vaticano e o resto do mundo!

Em tudo, no mundo há diversidades de correntes: na Filosofia, na Teologia, na História, na Medicina, etc. Então o mundo é todo uma Babel, no raciocínio do entrevistado! Mas sabemos que se trata de riqueza de ideias, de costumes, de cultura, etc. ao se ter ensinos e interpretações diferentes!

Vamos então, ter um só continente? (embora alguns creem que os continentes, se ainda se afastam, um dia poderá ser um só bloco, conforme Gênesis 1.9). Um só país? uma só América? Um só mar? Uma só Economia? Uma só religião? E, então, indo tudo e todos desaguar no Anticristo, cujo início principiou com Ninrode, o cabra macho que afrontava o Deus Vivo? Não! Prefiro desaguar no Deus Verdadeiro e Único!

Por fim, pergunto: a serviço desta denominação (ASD) só existe, no Brasil, uma Editora - a CPB? Se a resposta for sim, então, é mais um ponto semelhante ao Romanismo que só tem um GRANDE COFRE que canaliza rendimentos de todas as capelas, templos e catedrais do mundo inteiro para um único lugar: o Vaticano!

Então, ela – a ASD - também é uma Babel!

Jerônimo Monteiro (ES), 16 de fevereiro de 2021

Fernandinho do forum