Igreja: Lugar da ação de Deus.
A Igreja é um projeto de Deus, um pacto de Deus com a humanidade. Nesta aliança, Deus participa com a graça, poder, perdão, amor e misericórdia em Cristo, e o homem com sua humanidade perversa, indomável e caída.Daí ser a Igreja um misto da santidade de Deus contra a humanidade do homem, que aqui, é sinônimo de fragilidade, fraqueza, limitação, queda, deslizes e pecado.
Apesar da imperfeição do homem, a Igreja é o lugar da ação de Deus e por isso, é uma instituição triunfante, vitoriosa, viva e dinâmica. E todavia, a Igreja de Cristo é divina, celestial. Basta olharmos para a história da Igreja e verificarmos a atuação de Deus até os dias atuais. Com isso, podemos chegar a algumas concluções.
A primeira é que a Igreja é, e sempre será, portadora da inesgotável esperança que há em Cristo, a Pedra Angular, em contraste com a esperança humana que é terrena, ilusória, passageira, fugaz e inócua.
A segunda é que a igreja é um Projeto de Deus que já deu certo. Não é tentativa, e sim, um projeto definitivo, divino e eterno. E que em breve será arrebatada gloriosamente.
A terceira é que não se pode prever o potencial da Igreja. Ela tem um poder latente, capaz de transformar qualquer realidade histórica.
Por ultimo, a Igreja é um lugar de sonhos. Nela podemos sonhar os sonhos de Deus. Há espaço para isso, pois não há fronteiras para ela. Vale a pena gastar nossa vida na Igreja, pois com certeza é o lugar de ação de Deus.
E por quase dois mil anos, homens, poderosos, impérios, sistemas religiosos, principados e potestades têm se levantado contra ela, mas ela continua forte, desmetida e triunfante, pois como Jesus disse: “que as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
Luceat lux vestra.