PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 8,11-13)(15/02/21)
 
Caríssimos, o sinal mais evidente de todos os sinais que Deus nos deu de si mesmo, é o Seu próprio Filho, nosso Senhor Jesus Cristo; bem como o descreveu são Pedro ao ser interrogado pelas autoridades religiosas de então: "Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular. Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos." (At 4,11-12).
.
Também o vemos descrito na Carta aos Hebreus: "Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus." (Hb 1,1-3).
.
Com efeito, como vimos na primeira leitura de hoje, desde os primórdios da história humana até os nossos dias, as evidências do encontro com Deus foram sempre motivo de disputas e lutas fratricidas; todavia, o Senhor jamais deixou de se revelar aos que o buscaram de coração sincero, por meio das boas obras. E mesmo os que agiram com perversidade não deixou de os visitar a fim de que se arrependessem do mal que haviam praticado.
.
Portanto, caríssimos, analisando esse nosso mundo, nas atuais circunstâncias, perguntemos: por que tantas disputas e contendas? Por que tanta maldade? Afinal, que vantagem existe na maldade? A resposta à essas perguntas, se encontra na Carta de são Paulo aos Gálatas: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá.
.
Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção [e a morte]; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos. Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé." (Gl 6,7-10).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.