Em Josué 7 assistimos perplexos o povo de Israel sendo derrotado por Ai, um povo muito menos poderoso que Israel. Tudo isso por causa de Acã, que violou as instruções a respeito das coisas separadas para o Senhor, roubando uma bela capa da Babilônia, adornada de prata e ouro, que ele desejou muito. Israel só voltou a ser vitorioso após tirar do seu meio o mal, neste caso, Acã, todos os seus pertences e filhos. Assim, apagaram a ira do Senhor.
    Faz parte da nossa humanidade alimentar constantemente desejos e aspirações que, muitas vezes, tornam-se a razão de nossa existência. Nesses momentos, precisamos ter domínio próprio para sondar nossos corações e não permitir que nada se torne um vulto que venha competir com Deus, tomando Seu lugar em nossas vidas. Mesmo nestes momentos, contamos com a ajuda do Espírito Santo, pois sabemos que o Senhor disciplina o filho a quem ama, conforme está registrado em Hebreus 12. Mas lembre-se, é nessa mesma passagem que Deus se revela também como fogo consumidor.
     Deus em Sua palavra nos ensina diversos princípios de vida capazes de nos guiar em Sua boa vontade, o autor de Hebreus, no capítulo 12, pontua dez destes princípios de vida que devemos observar e praticar com consistência em nosso dia a dia: Livrar-se de todo peso que nos torna vagarosos; Olhar firme para Jesus; Jesus suportou hostilidade e hoje está à direita de Deus, então precisamos ter bom ânimo nas tribulações; Somos filhos legítimos de Deus; Devemos nos sujeitar à Sua disciplina, pois é expressão de Seu amor; A disciplina de Deus promove em nós vida e santidade; A disciplina dói, mas produz colheita de vida justa e de paz; Devemos cuidar uns dos outros para que todos experimentem a graça de Deus; Vigiar para não brotar raiz de amargura em nossos corações, pois causa perturbação e contamina a muitos; Cuidar para não ser imoral e profano como Esaú, pois quando você se der conta, pode ser tarde.
     Somos exortados, ainda, a nos lembrar de Êxodo 19, onde o Senhor fala a Israel: "Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel." Êxodo 19:4-6
     Ninguém podia tocar no monte Sinai, pois a presença do Senhor se manifestou de forma tão espetacular que seriam fulminados, mas em Hebreus fica claro que nossa situação hoje é até mais espetacular, pois nós chegamos ao monte Sião, na cidade do Deus vivo. Esta constatação reconhece a superioridade do sangue de Jesus. Deste modo, devemos cuidar para ouvir a voz do Mensageiro do Céu, por meio de Sua Palavra, pois sabemos as consequências de não ouvir o mensageiro da terra (Moisés), de onde podemos deduzir a gravidade que é rejeitarmos o ensino de Jesus.
     Voltemos à simplicidade do Evangelho de Cristo, em reverência e temor, pois em breve vem nosso Senhor. Desta vez a terra e toda a criação será abalada e removida, somente o que for inabalável resistirá. Como ouro purificado pelo fogo, precisamos submeter nossa vida, atitudes e pensamentos ao Nosso Deus, cultivando apenas aquilo que resistir à santidade dos seus estatutos. "Uma vez que recebemos um reino inabalável, sejamos gratos e agrademos a Deus adorando-o com reverência e santo temor. Porque nosso Deus é um fogo consumidor." Hebreus 12:28-29 NVT
Abra a Porta e Michelle Saab
Enviado por Abra a Porta em 15/02/2021
Reeditado em 15/02/2021
Código do texto: T7184723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.