Sobre o dogma da Imaculada Conceição

DOM HENRIQUE EXPLICA O DOGMA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA.

Dom Henrique Soares foi bispo da Diocese de Palmares, Pernambuco. morreu em 18.07.2020.

A Assunção Gloriosa de Nossa Senhora é o mais importante dos 4 dogmas Marianos porque é a Plenitude dela. Como um rio que corre, corre até chegar no mar Ela chega a Deus. Ela é Plenamente criatura, plenamente mulher, plenamente Mãe, Plenamente Maria.

A Igreja ensina que Nossa Senhora, ao final de sua peregrinação terrena entrou em corpo e alma na Gloria de Deus.

Enquanto todos nós, logo após a morte, na nossa alma criada pra Deus, somos transfigurados em Cristo e entramos na Gloria do Céu, nos purificamos no Purgatório para depois entrar no Céu ou, longe de Cristo, nos danamos no inferno, em alma, Nossa Senhora em corpo e alma entrou na Gloria do Céu logo após sua morte. O nosso corpo ficará dormindo até a Ressurreição quando ressuscitaremos em corpo e alma para a eternidade.

Questão 1 – Onde encontramos isso na Sagrada Escritura?

As Escrituras dão testemunho da fé inicial da Igreja na época dos apóstolos. Jesus disse que mandaria o Espirito Santo que a conduziria à Verdade Plena, em João dos capítulos 15 ao 17, na ultima Ceia. No capitulo 14 de João Jesus fala que vai mandar o Paraclito que conduzirá a Igreja na Verdade Plena . Será sempre assim na vida, na liturgia, na oração a Igreja vai cada vez mais crescendo na compreensão da Sagrada Escritura.

Nas Sagradas Escrituras estão as sementes da doutrina da Assunção. ( Gen 3,15-16) fala da inimizade entre a serpente e a mulher; entre a descendência da serpente e a da mulher, demonstra que entre Maria e o pecado não há pacto algum. Quando Gabriel saúda Maria “Ave cheia de graça, o Senhor é contigo”(Lc 1,28). apresenta Maria, como a discípula perfeita que segue o Cristo até a Cruz (Ela está aos pés da cruz enquanto os discípulos fogem); como discípula e Mãe perfeita da Igreja persevera com os apóstolos no Cenáculo a espera do Pentecostes. São Paulo diz que se morrermos com Cristo, com Ele viveremos, se perseverarmos com Cristo, com Cristo reinaremos (2Tim 2,12). Então, quem viveu, sofreu e morreu com Cristo mais que Ela? Ao pé da Cruz Nossa Senhora, em certo sentido, morreu na sua maternidade.

Qualquer pessoa pode sofrer com Cristo: São Paulo foi decapitado, São Pedro pregado na cruz de cabeça pra baixo; São Lourenço morreu na queimado na grelha, mas só a Virgem Maria sofreu como mãe como Simeão havia profetizado na apresentação do Menino ao Templo (Lc 2,34-35 uma espada traspassará tua alma), então Maria sofreu perfeitamente com Cristo, morreu espiritualmente com Ele; por isto já está glorificada com Cristo. Desde o inicio os cristãos tiveram essa consciência e o Apocalipse 12 fala da mulher vestida de sol (Ap 12,1) clareia mais ainda esta verdade. Ela pisa a lua que representa este mundo, porque a lua simboliza a instabilidade deste mundo, que muda de fase constantemente. Maria pisa na lua porque já entrou no definitivo; está vestida de sol e o sol é Cristo, então é mulher gloriosa; mulher glorificada pelo Espirito Santo que é a vida de Cristo; mulher coroada de 12 estrelas, Rainha da Igreja (o numero 12 é a consumação do povo de Israel, o povo das 12 tribos) e continuamente gravida de Cristo, Maria pode dizer como são Paulo: filhinhos por quem de novo sinto dores de parto...” (Gl 4,19).

Então, a Igreja inspirada em todos esses trechos da Escritura e na sua oração, na sua liturgia, desde cedo, o povo inspirado pelo Espirito e orientado pelas Sagradas Escrituras foi tendo a certeza que Nossa Senhora, que viveu plenamente unida a Cristo, que morreu com Cristo – Maria morreu – também foi glorificada com Cristo em todo o seu ser – corpo e alma –porque aquele corpo que serviu de morada para o Senhor da vida, que foi Templo de Deus, não ficou na morte, não experimentou a corrupção, já está glorioso no Céu.

A Assunção enche a gente de esperança, na verdade é festa de Cristo, mostra que a salvação que Cristo trouxe já transfigurou totalmente a sua Mãe como nos transfigurará a nossa alma logo após a morte e nosso corpo no fim dos tempos. Criatura que está em corpo e alma no Céu só a Virgem Maria; Cristo já está glorificado, mas Ele é o Criador, é o corpo do próprio Deus, que assumiu a natureza humana.

Questão 02 – Maria morreu mesmo?

Morreu, mas os cristãos retos na fé chamam sua morte de DORMIÇÃO porque quem é unida a Cristo enfrenta a morte como uma graça. Santa Tereza e Santa Terezinha falam da morte como passagem pra Vida; São Paulo chama de partida pra estar com Cristo. Maria partiu pra se encontrar com seu Filho. Pra participar da vida de Cristo que tambem morreu. Maria tambem morreu, mas como Jesus não passou pela corrupção da carne e foi totalmente assumida pelo seu Filho, por isso a ASSUNÇAO. em ela inteiramente e assumida pela Gloria de Deus.

om Henrique Soares
Enviado por arturo cortez em 05/02/2021
Código do texto: T7177451
Classificação de conteúdo: seguro