“Para vestir-se, foi lhe dado linho fino,
brilhante e puro”. O linho fino são os atos
justos dos santos. Ap 19.8 NVI
brilhante e puro”. O linho fino são os atos
justos dos santos. Ap 19.8 NVI
Céus e Terra aguardam o momento. O céu nutre grande expectativa pela chegada da noiva. O grande encontro com o Cordeiro. Enfim, os planos do Criador estabelecidos. Em alta voz, ao som de muitas águas e fortes trovões, a multidão exclama: “Aleluia! Pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso. Regozijemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou”. Ap 19.6,7
O capítulo 19 de Apocalipse narra a chegada do casamento da noiva com o Cordeiro. Anuncia o encontro da Igreja com o seu Senhor Jesus Cristo. Em meio a essa narrativa emocionante e poderosa, somos agraciados com a riqueza de detalhes que o apóstolo João registrou. As vozes dirigidas pela multidão, pelos anciãos, a voz de Deus. A alegria, o regozijo, de um momento lindo e solene. De vitória e de redenção. Porque é chegada a Noiva! E ela é introduzida nos versos já estando pronta para a celebração.
No verso seguinte vemos alguns detalhes sobre suas vestes ou preparações. E é sob este versículo (08), que iremos nos debruçar para reforçar e guardar alguns ensinamentos do céu para nossas vidas.
Uma roupa adequada
Assim como uma noiva o Senhor compara a Sua Igreja. Em algumas passagens bíblicas a noiva ou a Igreja é descrita como “cheia de esplendor, [...] princesa em seus aposentos, com vestes enfeitadas de ouro” (Sl 45:13), vestida “com as vestes da salvação, [...]o manto da justiça, [...] qual noiva que se enfeita com jóias.” (Is 61:10) e “um vestido bordado e sandálias de couro. Eu a vesti de linho fino e a cobri com roupas caras” (Ez 16:10).
E é por meio dessa figura que Deus nos orienta a usarmos vestes adequadas para o seu encontro. No verso 08 está escrito "foi-lhe dado linho fino" que são “os atos justos dos santos”, podemos entender isso como uma ordenança e também como um presente. Uma noiva está vivendo um estágio passageiro de sua vida, que requer certos comportamentos e preparos, assim como nós. Deus nos dá um direcionamento sobre a forma correta e adequada de “nos vestirmos”. Esta forma correta de nos apresentarmos possibilita-nos acesso ao Senhor e nos beneficia com os frutos dessa obediência, antes mesmo de compartilhamos com Ele de Sua glória ali no céu.
Linho fino, brilhante e puro
O linho, um dos tecidos mais antigos da história da humanidade, é produzido a partir das hastes da planta de linho (Linum Usitatissimum). Sendo utilizado em roupas desde 8.000 a.C. A fibra era muito popular na antiga civilização egípcia e israelita, e até hoje tem sido utilizada.
Suas propriedades revelam como ele é durável e forte. Sendo mais forte molhado do que seco; resistente a traças e besouros de tapete; a sujeiras e manchas; como também pode resistir a altas temperaturas e é muito fácil de ser amassado. Para a produção do tecido, são utilizadas apenas as melhores fibras da planta.
Para refletirmos sobre as vestes da Noiva (mesmo metaforicamente) é necessário não apenas entender sobre, mas ver. O linho fino e puro em seu aspecto estético é um tecido simplório, não há nada de extravagante ou peculiar em sua aparência. E mesmo assim ele é bastante caro. O linho é simples por essência e excelência. E eis aqui a sua beleza, ou a do Criador. O Senhor usou o exemplo de um tecido simples, mas muito necessário e cheio de benefícios, para comparar as vestes da sua Igreja. E esse exemplo e referência nos faz refletir sobre como o Senhor nos vê e o que Ele quer de nós.
Primeiramente, podemos refletir sobre a importância que o Senhor dá à virtude e à presença dessa virtude na obra que confere a Sua imagem, nós! Muito mais do que parecer, ser é o ideal. O linho não chama tanta atenção, mas ele por si próprio é de um valor inestimável, desejado por todos os seus benefícios. Ele não precisa ser nada além daquilo que é. Ele é essencial e isso basta.
O linho nos faz refletir sobre a natureza daquilo que Deus tem pra nós. É maravilhoso ver como o Senhor deseja nos revestir de eternidades. Ele nos arrasta pra ela! Como se mais nada importasse, e de fato não importa tanto. O Senhor deseja nos revestir de roupas que não serão envelhecidas e danificadas, roupas que cuidarão do nosso corpo muito mais do que da nossa aparência. O que é eterno e durável deve ser buscado, deve ser anelado, descoberto. O Senhor deseja que nós alcancemos a plenitude daquilo que importa. Ele deseja que sejamos firmes e resistentes, e ele provê a ajuda necessária.
O linho puro não nos diz apenas sobre a sua composição mas sobre sua qualidade. É um tecido antibacteriano, resistente a germes. Ele nos ajuda a permanecermos limpos. Livres de males! E dessa forma também precisamos manter nosso corpo e mente puros. Limpos. Brilhantes. Reluzentes. Assim o Senhor deseja a Noiva do Cordeiro.
E por último, talvez a propriedade menos valorizada do linho, ele é fácil de ser amassado. Um pano que com facilidade se dobra, fica com marcas, naturalmente. Uma noiva precisa andar assim? De forma alguma. Mas o Senhor deseja encontrar dentro dela, no seu íntimo, um espírito dócil. Sensível à sua voz e ao seu toque. Que por pouco se quebrante e se renda. Com facilidade, assim como o linho. Por natureza (mesmo que não seja a sua).
O vestido está sendo tecido
"O linho fino são os atos justos dos santos". Os atos justos são as obras que fazemos por amor a Deus e ao próximo. O versículo nos faz entender a corresponsabilidade dessa obra, desse preparo. As obras são nossas, porém em nós não existe nada de puro ou bom. Só alcançamos a aprovação de Deus pela justificação em Jesus Cristo e é pelo seu sangue que tudo que fizermos será brilhante e resplandecente como o linho puro.
O vestido não está pronto. Nós ainda não alcançamos esse esperado dia. O dia de celebração da noiva e o findar da obra de Jesus em nós. O vestido está sendo feito. Todos os dias temos disponível a oportunidade de tecê-lo. Temos um bom ajudador, segurando nossas mãos a cada alfinetada e corte necessário. O amado Espírito Santo é o auxiliador desta obra. Nossos atos de justiça têm o seu reflexo, são o resultado da sua obra em nós. Por meio dos frutos do Espírito podemos tecer um vestido resplandecente. Para a glória de nosso Deus e Pai.
Que possamos buscar e perseguir essa verdade, fruto da Graça de Deus, pela qual somos salvos.