PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 16,15-18)(26/01/21)
 
Caríssimos irmãos e irmãs, hoje a Igreja celebra a Festa da Conversão de são Paulo, que aconteceu à caminho de Damasco, quando ele perseguia os cristãos para prende-los e puni-los à mando dos mesmos perseguidores e executores do Senhor Jesus. Bem como ele mesmo relatou na primeira leitura: "Persegui até à morte os que seguiam este Caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão."
.
De fato, desde a vinda do Senhor Jesus, que foi enviado à nós por Deus Pai para nos salvar, que as perseguições se multiplicam, e os inimigos da fé, a começar pelos os anjos decaídos, lutam com todas as forças para levarem consigo o maior número possível de almas para o inferno. As armas que eles usam são as tentações, as perseguições e todo tipo de maldade que vemos proliferar na face da terra.
.
Por outro lado, com a conversão de são Paulo, entendemos que o Senhor Jesus conhece a intenção e o zelo daqueles que caem nas tentações do maligno, e os livra delas assim que eles se abrem à conversão e a vivência da verdadeira fé. Ora, isso nos mostra que Jesus Ressuscitado caminha conosco nos conduzindo ao Reino dos Céus, assim como o povo eleito foi conduzido à terra prometida.
.
São Paulo ao perceber a grandeza da revelação que recebera deixou tudo para seguir Jesus e anuncia-lo como única via de salvação para toda a humanidade. Sem dúvida alguma todos os que seguiram fielmente a sua evangelização, encontraram o Senhor Jesus e também se dedicaram a Ele e ao anúncio do Seu Reino de Justiça e de paz.
.
Portanto, caríssimos, vivamos como são Paulo a maravilha de ter encontrado Jesus, e sigamos as suas pegadas por uma vida de oração, de escuta e da prática da Sua Palavra, para que pelo anúncio da mesma, muitos se convertam e o conheçam como aconteceu com são Paulo e com todos os que o seguiram.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.