Uma tática que sempre funciona

“A ciência tem provas sem certeza. Os teólogos têm certeza sem qualquer prova.”

Ashley Montagu

“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.”

Carl Sagan

Muitas pessoas que já frequentaram igrejas evangélicas ouviram da parte dos pastores promessas como: “Deus vai operar um milagre na sua vida, irmão.”; “Hoje, o Senhor falou comigo e me disse que há alguém sofrendo aqui, mas o Senhor vai começar a agir na vida dessa pessoa. Ela só tem que aceitar sua bênção.” Como percebemos bem, em muitas dessas igrejas os pastores usam uma tática que costuma dar muito certo: dizer apenas o que as pessoas esperam ouvir.

O nosso bom senso nos ensina a não confiar em quem só nos diz o que desejamos escutar, mas preferimos ouvir o que é agradável aos nossos ouvidos, o que nos conforta. E, em muitas igrejas evangélicas – não todas, vale salientar – pastores e pregadores são mestres na arte de nos confortar com mensagens de que em breve seremos abençoados, de que Deus irá nos dar o que esperamos.

Os pastores dessas igrejas fazem isso porque sabem que muitos são os que procuram a religião por estarem enfrentando problemas graves como depressão, problemas familiares, desilusão com a vida, alcoolismo e outros que nos levam a crises existenciais. A tática de dizer o que agrada aos nossos ouvidos também está presente em canções do nicho gospel cantadas por Aline Barros, Cassiane e André Valadão, que dizem que “Jesus Cristo muda nosso viver”, que com Cristo é “vencer ou vencer” e que “chegou o momento do milagre”.

Pode também acontecer de alguém – seja o pastor ou algum pregador convidado – nos apontar e dizer que recebeu uma revelação acerca de nós, garantindo-nos que Deus nos cobrirá de bênçãos e acabará com nosso sofrimento. Como vemos, nessas igrejas, os pastores, pregadores e membros mais ativos sabem como agir para nos impressionar com essas supostas revelações e profecias.

Mas a verdade é que muitas vezes não ocorre nada. Vários são os ex-evangélicos – muitos dos quais se tornaram ateus ou agnósticos – que disseram que o fato de não ver nada ocorrendo nas suas vidas que os levou à descrença, alegando que desperdiçaram tempo esperando o cumprimento de uma promessa que nunca se cumpriu. E, sejamos sinceros. Essas promessas e revelações são tão verdadeiras quanto os produtos e métodos que prometem que percamos quinze quilos em um mês ou cremes que eliminam rugas e marcas de expressão deixando-nos quinze anos mais jovens.

Infelizmente, essa tática deles de só nos dizerem o que queremos ouvir continua sendo usada para convencer muita gente e, enquanto houver pessoas crédulas, pastores inescrupulosos a usarão para ganhar fiéis, conduzindo-os como quem conduz os carneiros de um rebanho. Precisamos aprender definitivamente que qualquer pessoa que só fale o que esperamos escutar não é alguém em quem podemos confiar.