Espíritos Enganadores e Doutrinas de demônios

''Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,'' I Timóteo 4:1

É interessante como somos tão facilmente enganados por palavras lisonjeiras. Ansiamos por aprovação e reconhecimento ou qualquer palavra nesse sentido. Essa palavras nos atrai facilmente, pois há em nós uma necessidade de ser reconhecido ou que pelo ou menos alguém veja a nossa dor e sofrimento. É por isso que atualmente as pessoas procuram tanto por "profetas" que possa revelar aquilo que Deus quer dizer de forma pessoal para essa pessoa.

Nos últimos tempos é o que mais temos visto, são espíritos enganadores que sempre tem uma "palavra solidária", demônios travestidos de luz, assim como alertou Paulo: Isso não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. II Coríntios 11.14.

Com essa dependência de aceitação e reconhecimento as pessoas caem no engano de continuar no pecado. Pois sempre tem alguém pra dizer: Você está certo! Você é uma benção! Deus é contigo!

Nunca se esqueça que Saul esteve cheio do Espírito de Deus, mas quando abandonou a Obediência a Deus, DEUS TAMBÉM O ABANDONOU. 👇🏻

Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei.

I Samuel 16:1

É claro que a rejeição de Deus a Saul nada tinha a ver com a sua salvação, porém a afetou totalmente, pois como teria discernimento espiritual sem Deus? O salmista diz no salmo primeiro que o ímpio não permanece na congregação dos justos, ele simplesmente não consegue ficar, sendo assim, após a rejeição de Deus a Saul, ele caminhou a passos largos para ruína.

Assim fazem espíritos enganadores, Saul esteve convicto de que estava fazendo a vontade de Deus (I Sm 15.20), o povo falou em seus ouvidos: vamos poupar o gado e ele deu ouvido ao povo achando que estava dando ouvido a Deus. Quantas vezes preferimos ouvir amigos(as), familiares e até desconhecidos ao invés de nosso Pastor?

Para fugir disso basta sempre conferir com a Palavra de Deus, como diria um antigo jargão "cara crachá!" Um tem que estar a cara do outro, se não fuja dela! Vivemos tempos em que os "hinos" dizem: Ele não desiste de você, Não importa o que você fez. Pregadores que dizem que Deus quer somente o seu coração, como assim? Se ele diz em sua Palavra que vai arrancar o nosso coração de pedra e nos dar um coração de carne! (Ez 36.26). Deus te quer por inteiro, corpo, alma e espírito (I Ts 5.23).

A outra face do engano são as doutrinas de demônios, ou seja, ensinamentos elaborados por demônios, Jesus já havia alertado João em Apocalipse: "Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio" (Ap 2.6), os estudiosos acreditam que se tratava dos ensinamentos de Nicolau de Antioquia, que espalhava que o corpo não era o templo do Espírito e com isso, seus seguidores caíram na imoralidade sexual (não importa quem você é, não importa o que você fez), será?

Talvez eu não tenha esse entendimento e temo que tal entendimento esteja levando muitos a morte espiritual, pois se acostumaram com seus pecados, mas acreditam que Deus coaduna com suas posições, mas a Palavra diz algo diferente:

E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes,

Romanos 1:28

Nunca se esqueça, os espíritos enganadores estão espalhados por toda parte e pode utilizar todos que derem lugar. As doutrinas de demônios estão sorrateiramente se infiltrando em nosso meio. A Igreja de Éfeso teve a coragem de odiar os ensinos Nicilaítas, e nós, o que estamos fazendo?

Aproxime-se da Palavra de Deus, busque entendimento Bíblico e não aquilo que lhe agrade, ouça homens e mulheres de Deus que são conhecidos por praticarem a Sã doutrina, para de buscar aqueles que estão nos holofotes. Lembre-se, Elias era odiado por pregar a verdade, João Batista morreu por pregar a verdade, Jesus foi crucificado por pregar a verdade.

Disse Jesus: Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; (MT 7.13).

Paulo, por fim disse que tais espíritos e ensinamentos levariam a uma apostasia (perda da fé), O que mais se vê hoje são pessoas desiludidas com Deus e com o evangelho, jovens que afirmam não crer mais em Deus, adultos feridos, pois deram ouvidos aos demônios e agora não tem mais força para voltar. Pois a volta não é fácil, pelo contrário, é um caminho difícil de reconhecimento do erro e volta a doutrina Bíblica e ao Espírito de Deus.

Que Deus te conduza em sabedoria e discernimento e principalmente obediência a sua Palavra!

Ainda há esperança! Lute por sua vida Espiritual!