Quem nunca ouviu sobre o evangelho será salvo?

Quem nunca ouviu sobre o evangelho, será salvo?

por E. Alyson Ribeiro

Eis uma pergunta interessante! Por quê? Porque nos tira da zona de conforto, uma vez que outras questões surgem junto a essa. “Será que Deus puniria alguém que nunca teve a oportunidade de ouvir sobre o evangelho?” “Por exemplo, os índios que viviam no Brasil antes do descobrimento, eles se perderam?” “Mas, se Deus os punisse, Ele não seria injusto, já que tais povos nunca tiveram a oportunidade de ouvir sobre Jesus?”

Então, prepare-se! Porque você ficará ainda mais incomodado com a resposta. Antes, porém, acho prudente da minha parte expor algumas coisas. Primeiro, não cabe a nós definir quem se salvará ou não, mas sim ao nosso Senhor Jesus Cristo! Portanto, apesar do título deste texto, não vou interpretar a questão como veredito de quem deve ou não ser salvo, vou apenas tentar expor o que a Bíblia nos apresenta. Segundo, fique atento aos versículos bíblicos, por favor, não deixe de examiná-los. Terceiro, além da Palavra de Deus, eu procurei auxílio de alguns autores renomados e intendidos sobre o assunto, portanto, não deixe de olhar a referência. Por fim, não sou o “dono da verdade”, fique à vontade para contrapor, comentar e expor suas conclusões sobre o texto, peço apenas que indique os versículos bíblicos ou outros autores para que, dessa forma, eu também possa aprender contigo.

Vamos lá!

Quero começar com duas perguntas: “Se partirmos do ponto em que um povo que nunca conheceu o evangelho será salvo; então, por qual motivo existem missionários que saem de suas casas, deixa o conforto do lar e se aventuram em locais perigosos para difundir a Palavra de Deus?” Logo, “não seria mais inteligente se esses missionários ficassem em casa?" Ué! Se tais povos, por desconhecem a Deus, não forem julgados, então, basta os missionários não irem até lá e pronto! O povo continuaria sem saber quem é Jesus e, por "Deus não ser injusto", Ele não puniria quem não tive a oportunidade de conhecer o evangelho! Certo?!”

Errado!

Para esses povos que desconhecem a Deus, os missionários são a personificação da misericórdia de Deus, pois esses cristãos levam luz às trevas. Vamos entender melhor o porquê, mas antes precisamos definir o pecado e compreender a sua consequência na humanidade. Acredite, leitor(a), é importante saber disso para responder a pergunta do título.

Wayne Grudem (2010) define pecado como uma ação contraria à lei moral de Deus, seja essa ação em ato, atitude ou natureza. Desses três pontos, quero falar sobre a “natureza” como ação contrária à lei moral de Deus.

Deus criou a humanidade por meio de Adão e Eva. Ao primeiro casal, o nosso Pai lhes deu uma ordenança “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais” (Gênesis 3:3). E o que Adão e Eva fez? “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gênesis 3:6). Desse modo, eles fizeram uma ação contrária à lei moral de Deus, “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Romanos 5:12). Podemos concluir, que os representantes da humanidade, isto é, Adão e Eva, pecaram e, portanto, todos os homens se tornaram pecadores e, por consequência disso, merecem a morte. Todos somos pecadores, temos como natureza o pecado e, SIM, merecemos a morte.

A partir disso, nos resta a pergunta “E agora, quem poderá nos defender?” A resposta é Jesus Cristo. A Palavra de Deus apresenta que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hebreus 9:22). Assim, conforme nos é apresentado em João capítulo três, do versículo 16 ao 18:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”

Ou seja: A humanidade é naturalmente pecadora por causa de Adão e Eva e, por causa desse primeiro pecado, todos os seres humanos merecem morrer. Só há uma forma de livramento, o derramamento de sangue, então, nosso Deus, por nos amar, deu Jesus como sacrifício para que, por meio do Filho, pudéssemos nos livrar do pecado que Adão e Eva nos fez ter. Assim, se crermos em Jesus, livramo-nos do castigo que já estava sobre nós pelo simples fato de sermos descendentes de Adão. Desse modo, crer no nosso Senhor Jesus É A FORMA DE SER SALVO.

Então, eu e você, os índios antes do descobrimento (e depois também), os povos que nunca ouviram falar sobre Jesus, enfim, todos, nascemos condenados à morte, por causa da nossa natureza pecaminosa e, somente, por Cristo Jesus temos a oportunidade da salvação.

Retomo a pergunta: “Quem nunca ouviu sobre o evangelho, será salvo?”

Vejamos o que está escrito na carta de Paulo aos Romanos, capítulo primeiro, versículo 20 e 21:

“Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.”

O reverendo Augustus Nicodemus, em seu livro “E se Deus for contra nós?”, apresenta de forma bem didática o sentido desse texto. Vou tentar resumir:

a) “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus...” -> Deus é invisível.

b) “...seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas” -> O Deus invisível é manifestado nas coisas criadas por ele. Aqui fica claro que Deus não pode ser a criação, mas pode se manifestar por meio dela. O físico Adalto Lourenço, em seu livro “A igreja e o criacionismo”, mostra que a tradução de “coisas criadas” origina-se do grego “poihvma/poiema”. Então, a criação de Deus seria como um poema que ao ser lido desperta no leitor o desejo em saber quem o escreveu. Portanto, devido as coisas criadas por Deus, toda a humanidade pode ter um conhecimento básico da existência de Deus. Logo, tanto o índio que vivia no Brasil antes do descobrimento quanto eu e você percebemos na criação que existe um Deus, um autor soberano.

c) “...de forma que tais homens são indesculpáveis” -> Deus se revelou por meio das coisas criadas, mas a humanidade, em sua maioria, rejeita essa revelação. Por quê? Porque a nossa natureza pecaminosa nos faz andar segundo as nossas vontades (Efésios 2:3), negando as ordenanças de Deus (Não foi exatamente isso que Adão e Eva fizeram? Seguiram as suas vontades e negaram as ordens de Deus?). Por isso, precisamos ouvir o evangelho, para que entendamos o quanto somos falhos e necessitamos de Jesus Cristo. Caso o contrário, somos indesculpáveis.

d) “...porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram” -> Deus se revelou de maneira clara por meio da criação, mas as pessoas o rejeitaram e não o adoraram. Mesmo aqueles que nunca ouviram falar de Jesus deveriam perceber Deus nas coisas criadas e, partir disso, buscar o criador, adorá-lo, exaltar o seu nome; mas muitos fizeram o contrário, alguns povos até adoram a criação e não criador.

Retomo, novamente, a pergunta “Quem nunca ouviu sobre o evangelho, será salvo?”

Por causa de Adão e Eva toda humanidade é pecadora e o seu destino deveria ser a morte. Para reverter isso, Deus deu seu Filho Amado para redenção dos seres humanos, possibilitando-os a salvação. Só se salva quem crê em Jesus, do contrário, não há outra forma de salvação (Romanos 10:9-11).

Talvez, surja a pergunta, "mas Deus não seria injusto em condenar quem não teve oportunidade de ouvir sobre Jesus?" Resposta, Deus se manifesta a TODOS por meio das coisas que foram criadas, portanto, aos que não ouviram falar de Jesus, ao menos deveria emergir o desejo de conhecerem quem é o criador. Isso, certamente, os levariam a Cristo, pois disse Jesus: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30). Podemos entender que ao buscar o criador, certamente, haverá uma forma de achá-Lo (Isaías 55:6).

Por fim, por esse motivo os missionários são a personificação da misericórdia de Deus, pois eles levam o evangelho aos lugares mais distantes da terra, permitindo que muitas pessoas, as quais não conseguiram ver a manifestação de Deus nas coisas criadas, tenham conhecimento e acesso a Jesus Cristo e, portanto, possam se salvar PELA FÉ EM NOSSO SENHOR. Do contrário... Bem, deixo essa reflexão contigo.

“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido” (Romanos 10:9-11).

Referências

GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática: atual e exaustiva. 2. ed. São Paulo: Vida Nova, 2010. Tradução de: José Humberto de Oliveira.

LOURENÇO, Adauto. A igreja e o criacionismo. 2. ed. São José dos Campos: Fiel, 2018.

NICODEMUS, Augustus. E se Deus for contra nós? São Paulo: Hagnos, 2018.

-------------------------------------------------------------------------------

Conheça a Ficção Cristã "O Bálsamo do Destino" de E. Alyson Ribeiro. Acesse www.edsom.com.br

E Alyson Ribeiro
Enviado por E Alyson Ribeiro em 06/01/2021
Reeditado em 12/04/2022
Código do texto: T7153431
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.