Não foi culpa do diabo

“A fé não dá respostas. Só impede perguntas.”

Anônimo

Quando reclamamos do comportamento de uma certa pessoa a quem é crente, é muito comum ouvirmos: “Mas isso não é ele, é o Inimigo que o está usando.” Quando eu ouvia isso, eu ficava na dúvida se todos os nossos atos maus poderiam ser justificados pela influência do diabo. Da mesma maneira, os espíritas dizem que somos influenciados por espíritos perturbados e obsessores. Nunca consegui aceitar isso. Então significa que não somos responsáveis por nossos atos?

É bastante fácil então usar tal argumento para isentar uma pessoa de todos os atos maus que ela pratica e hoje eu vejo que isso não passa de uma desculpa esfarrapada para atribuir ao diabo uma culpa que na verdade não existe. Quando uma pessoa faz coisas como roubar, estuprar e matar, ela é a única responsável e tem que responder por isso. Não somos todos dotados de uma consciência que nos diz o que é certo e errado?

Se fosse realmente o diabo o responsável, isso significaria que nós não passaríamos de marionetes desprovidas de inteligência e vontade própria ou então de animais. Embora um cachorro possa sentir que fez algo que desagradou a seus donos, ele não é dotado de consciência moral e portanto não sente remorsos por matar ou ferir gravemente uma pessoa. Já um ser humano pode sentir remorsos pela vida inteira por um crime cometido ou por ter feito algo considerado moralmente errado que prejudicou uma outra pessoa.

Dizer que a culpa é do diabo soa bastante conveniente para se eximir de qualquer culpa, mas se não somos capazes de responder pelo que fazemos de mal, então também não podemos dizer que somos responsáveis pelos nossos atos corretos, pois seríamos como animais amestrados, que fazem aquilo que lhes é ensinado ou então simples autômatos. E, se é o diabo que nos controla quando fazemos coisas ruins, onde está o nosso livre arbítrio? Alguém pode responder a tal questão?